Monografia

Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos

This research performs a bibliographical review on Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and Assistive and Educational Technologies that can be applied in teaching deaf students. It aims to identify which digital, assistive and educational technologies are effective in the pro...

ver descrição completa

Autor principal: Andrade, Andreia Almeida dos Santos de
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7191
id ir-11612-7191
recordtype dspace
spelling ir-11612-71912024-11-29T06:04:09Z Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos Andrade, Andreia Almeida dos Santos de Santos, George França dos Acessibilidade Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC Tecnologia Assistiva e Educacional Ensino de alunos surdos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This research performs a bibliographical review on Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and Assistive and Educational Technologies that can be applied in teaching deaf students. It aims to identify which digital, assistive and educational technologies are effective in the process of acquiring knowledge for deaf students. The methodology for the development of this research was the qualitative approach, of an applied nature. As for the objectives, it was exploratory with bibliographic procedures. During the work, some digital, assistive and educational technologies were identified in which digital resources are used that support the development and learning of deaf students, contributing to a better acquisition of knowledge, valuing their specificities and the deaf culture. A presente pesquisa realiza uma revisão bibliográfica sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologias Assistivas e educacionais que podem ser aplicadas no ensino dos alunos surdos. Tem por objetivo identificar quais as tecnologias digitais, assistivas e educacionais que são eficazes no processo de aquisição de conhecimento dos alunos surdos. A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa foi a abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, foi exploratória com procedimentos bibliográficos. No decorrer do trabalho foram identificadas algumas tecnologias digitais, assistivas e educacionais nas quais utilizam-se recursos digitais que apoiam o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos surdos contribuindo para melhor aquisição do conhecimento, valorizando as suas especificidades e a cultura surda. 2024-11-28T20:21:16Z 2024-11-28T20:21:16Z 2024-11-28 Monografia ANDRADE, Andreia Almeida dos Santos de. Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos. 2022. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022. http://hdl.handle.net/11612/7191 pt_BR Acesso Livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Acessibilidade
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC
Tecnologia Assistiva e Educacional
Ensino de alunos surdos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Acessibilidade
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC
Tecnologia Assistiva e Educacional
Ensino de alunos surdos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Andrade, Andreia Almeida dos Santos de
Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
topic_facet Acessibilidade
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC
Tecnologia Assistiva e Educacional
Ensino de alunos surdos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This research performs a bibliographical review on Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and Assistive and Educational Technologies that can be applied in teaching deaf students. It aims to identify which digital, assistive and educational technologies are effective in the process of acquiring knowledge for deaf students. The methodology for the development of this research was the qualitative approach, of an applied nature. As for the objectives, it was exploratory with bibliographic procedures. During the work, some digital, assistive and educational technologies were identified in which digital resources are used that support the development and learning of deaf students, contributing to a better acquisition of knowledge, valuing their specificities and the deaf culture.
author_additional Santos, George França dos
author_additionalStr Santos, George França dos
format Monografia
author Andrade, Andreia Almeida dos Santos de
title Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
title_short Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
title_full Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
title_fullStr Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
title_full_unstemmed Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
title_sort acessibilidade - o papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/7191
_version_ 1818750846717919232
score 11.755432