/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Monografia
Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos
This research performs a bibliographical review on Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and Assistive and Educational Technologies that can be applied in teaching deaf students. It aims to identify which digital, assistive and educational technologies are effective in the pro...
Autor principal: | Andrade, Andreia Almeida dos Santos de |
---|---|
Grau: | Monografia |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/7191 |
id |
ir-11612-7191 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-71912024-11-29T06:04:09Z Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos Andrade, Andreia Almeida dos Santos de Santos, George França dos Acessibilidade Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC Tecnologia Assistiva e Educacional Ensino de alunos surdos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This research performs a bibliographical review on Digital Information and Communication Technologies (TDIC) and Assistive and Educational Technologies that can be applied in teaching deaf students. It aims to identify which digital, assistive and educational technologies are effective in the process of acquiring knowledge for deaf students. The methodology for the development of this research was the qualitative approach, of an applied nature. As for the objectives, it was exploratory with bibliographic procedures. During the work, some digital, assistive and educational technologies were identified in which digital resources are used that support the development and learning of deaf students, contributing to a better acquisition of knowledge, valuing their specificities and the deaf culture. A presente pesquisa realiza uma revisão bibliográfica sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Tecnologias Assistivas e educacionais que podem ser aplicadas no ensino dos alunos surdos. Tem por objetivo identificar quais as tecnologias digitais, assistivas e educacionais que são eficazes no processo de aquisição de conhecimento dos alunos surdos. A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa foi a abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, foi exploratória com procedimentos bibliográficos. No decorrer do trabalho foram identificadas algumas tecnologias digitais, assistivas e educacionais nas quais utilizam-se recursos digitais que apoiam o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos surdos contribuindo para melhor aquisição do conhecimento, valorizando as suas especificidades e a cultura surda. 2024-11-28T20:21:16Z 2024-11-28T20:21:16Z 2024-11-28 Monografia ANDRADE, Andreia Almeida dos Santos de. Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos. 2022. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022. http://hdl.handle.net/11612/7191 pt_BR Acesso Livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL Porto Nacional Graduação |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Acessibilidade Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC Tecnologia Assistiva e Educacional Ensino de alunos surdos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Acessibilidade Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC Tecnologia Assistiva e Educacional Ensino de alunos surdos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Andrade, Andreia Almeida dos Santos de Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos |
topic_facet |
Acessibilidade Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC Tecnologia Assistiva e Educacional Ensino de alunos surdos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This research performs a bibliographical review on Digital Information and Communication
Technologies (TDIC) and Assistive and Educational Technologies that can be applied in teaching
deaf students. It aims to identify which digital, assistive and educational technologies are effective
in the process of acquiring knowledge for deaf students. The methodology for the development of
this research was the qualitative approach, of an applied nature. As for the objectives, it was
exploratory with bibliographic procedures. During the work, some digital, assistive and
educational technologies were identified in which digital resources are used that support the
development and learning of deaf students, contributing to a better acquisition of knowledge,
valuing their specificities and the deaf culture. |
author_additional |
Santos, George França dos |
author_additionalStr |
Santos, George França dos |
format |
Monografia |
author |
Andrade, Andreia Almeida dos Santos de |
title |
Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos |
title_short |
Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos |
title_full |
Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos |
title_fullStr |
Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade - O papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos |
title_sort |
acessibilidade - o papel das tecnologias assistivas e educacionais no processo de aquisição de conhecimento de alunos surdos |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2024 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/7191 |
_version_ |
1818750846717919232 |
score |
11.755432 |