Artigo

O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio

The study of the indigenous question has been neglected in the history of Brazil. Indigenous peoples were seen as belonging to the past and that their survival, when admitted, was only physical, since these peoples should be integrated into national society. The textual production presents itself as...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Sebastião Gonçalves de
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7275
id ir-11612-7275
recordtype dspace
spelling ir-11612-72752024-12-05T06:04:45Z O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio Almeida, Sebastião Gonçalves de Souza, Neila Nunes de Silenciamento Literatura indígena Livro didático Ensino Fundamental Ensino Médio Muting Indigenous Literature Textbook. Elementary School High school CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS The study of the indigenous question has been neglected in the history of Brazil. Indigenous peoples were seen as belonging to the past and that their survival, when admitted, was only physical, since these peoples should be integrated into national society. The textual production presents itself as a general objective to analyze the Indigenous Literature in the textbooks of the 9th year of Elementary School and the 3rd year of High School at Professor Florêncio Aires College in the city of Porto Nacional-TO. This is a qualitative descriptive bibliographic research. In order for Brazilian students of basic education to have knowledge of indigenous histories and cultures, Law nº 11,645 was enacted. This law modified the National Education Guidelines and Bases Laws, making it mandatory to include Afro- Brazilian and indigenous history and culture in the official curriculum of the entire basic education teaching network. With this law, textbooks emphasized with greater value the role of the Indian in the history of Brazil, highlighting their performance by highlighting their history and culture, but they are still far from presenting profound changes as the indigenous peoples aim for. A questão do indígena foi negligenciada na história do Brasil. Os indígenas eram vistos como do passado e que sua sobrevivência, quando admitida, era apenas física, já que esses povos deveriam ser integrados a sociedade nacional. A produção textual apresenta-se como objetivo geral analisar a Literatura Indígena nos livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio no colégio Professor Florêncio Aires na cidade de Porto Nacional- TO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva bibliográfica. Para que os estudantes brasileiros da educação básica tivessem conhecimento das histórias e culturas indígenas, foi promulgada a Lei nº 11.645. A referida lei modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatório incluir na grade curricular oficial de toda a rede de ensino da educação básica a temática história e cultura afro-brasileira e indígena. Com essa lei, os livros didáticos enfatizaram com maior valor o papel do indígena na história do Brasil, dando destaque a sua atuação, sua história e cultura, porém ainda estão distantes de apresentar modificações profundas como almejam os povos indígenas. 2024-12-04T16:11:45Z 2024-12-04T16:11:45Z 2022-12-12 Artigo ALMEIDA, Sebastião Gonçalves de. O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio. 2022. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022. http://hdl.handle.net/11612/7275 pt_BR Acesso livre. application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Silenciamento
Literatura indígena
Livro didático
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Muting
Indigenous Literature
Textbook. Elementary
School
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Silenciamento
Literatura indígena
Livro didático
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Muting
Indigenous Literature
Textbook. Elementary
School
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Almeida, Sebastião Gonçalves de
O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio
topic_facet Silenciamento
Literatura indígena
Livro didático
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Muting
Indigenous Literature
Textbook. Elementary
School
High school
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The study of the indigenous question has been neglected in the history of Brazil. Indigenous peoples were seen as belonging to the past and that their survival, when admitted, was only physical, since these peoples should be integrated into national society. The textual production presents itself as a general objective to analyze the Indigenous Literature in the textbooks of the 9th year of Elementary School and the 3rd year of High School at Professor Florêncio Aires College in the city of Porto Nacional-TO. This is a qualitative descriptive bibliographic research. In order for Brazilian students of basic education to have knowledge of indigenous histories and cultures, Law nº 11,645 was enacted. This law modified the National Education Guidelines and Bases Laws, making it mandatory to include Afro- Brazilian and indigenous history and culture in the official curriculum of the entire basic education teaching network. With this law, textbooks emphasized with greater value the role of the Indian in the history of Brazil, highlighting their performance by highlighting their history and culture, but they are still far from presenting profound changes as the indigenous peoples aim for.
author_additional Souza, Neila Nunes de
author_additionalStr Souza, Neila Nunes de
format Artigo
author Almeida, Sebastião Gonçalves de
title O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio
title_short O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio
title_full O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio
title_fullStr O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio
title_full_unstemmed O silenciamento da Literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio
title_sort o silenciamento da literatura indígena nos livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental e do 3° ano do ensino médio
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2024
url http://hdl.handle.net/11612/7275
_version_ 1818750855158956032
score 11.755432