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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a co...
Autor principal: | CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2538 |
Resumo: |
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Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino
fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando
identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao
uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a
conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar a
partir do entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockewell (1995, 1997) e
o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização
de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, apresentado
por Choppin (2000, 2004), e considerando os livros didáticos de Ciências como
um recurso utilizado na mediação do processo ensino-aprendizagem nas aulas
dessa disciplina, e assim presentes na cultura escolar, pretendeu-se compreender
os significados que os professores construíram durante sua formação acadêmica
e profissional em relação aos aspectos de escolha e de utilização para a
abordagem dos conceitos científicos em sala de aula. Da investigação
participaram professores de Ciências da escola de ensino fundamental em
questão, que responderam a um questionário abordando, dentre outras, questões
a respeito de sua formação, do processo de escolha do livro didático de Ciências,
de seu uso em sala aula e do papel que eles atribuem ao livro na aprendizagem
dos conceitos científicos. As respostas indicaram que a relação do professor com
o livro didático pode ser interpretada como reflexo das experiências acumuladas,
pela experiência acumuladas ao longo de sua prática em sala de aula, moldada
pela sua formação acadêmica, pela experiência pessoal, pelos valores e pela
adaptação aos novos modelos educacionais, e que a interação entre o professor e
livro didático, sob essas características, representa o ponto norteador no momento
de escolha e no uso na sala de aula. |