Monografia

Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT

This study aims to identify and describe some beliefs and emotions of teachers in training in the initial and final semesters of the degree program in Libras teaching (udergraduate) at the Federal University of Tocantins - UFT. We sought to understand what pre-service teachers feel and believe based...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Helen Cardoso
Grau: Monografia
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2025
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/7359
id ir-11612-7359
recordtype dspace
spelling ir-11612-73592025-01-22T06:03:06Z Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT Lima, Helen Cardoso Coura, Felipe de Almeida Formação de professores de libras Crenças Emoções Libras teacher education Beliefs Emotions CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS This study aims to identify and describe some beliefs and emotions of teachers in training in the initial and final semesters of the degree program in Libras teaching (udergraduate) at the Federal University of Tocantins - UFT. We sought to understand what pre-service teachers feel and believe based on their experiences in the training process. This research characterizes in applied research, of qualitative approach with field research. As for the methodological procedure, it fits into data collection, as a way of approaching the reality to be studied. Data were collected through a structured questionnaire totaling 29 questions between objective and subjective, through the Google Forms platform. The results show that some participants still have beliefs related to libras, being more evident in first semester students, as they are still in the process of discoveries and learning. With regard to emotions, most participants said that at some point they felt afraid to sign, shyness, fear of not being understood and/or not understanding the deaf person. O presente estudo tem por objetivo identificar e descrever algumas crenças e emoções de professores em formação dos períodos iniciais e finais do curso de licenciatura em Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Buscou- se entender o que os professores em pré-serviço sentem e acreditam a partir das vivências no processo de formação. Essa pesquisa caracteriza-se em pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa com pesquisa de campo. Quanto ao procedimento metodológico se enquadra em levantamento de dados, como forma de se aproximar da realidade a ser estudada. Os dados foram colhidos através de questionário estruturado, com 29 questões entre objetivas e subjetivas, através da plataforma Google Formulários. Os resultados evidenciam que alguns participantes ainda apresentam crenças relacionadas a libras, sendo mais evidente nos alunos do primeiro período, pois ainda estão em processo de descobertas e aprendizado. Com relação às emoções, grande parte dos participantes trouxeram que em algum dado momento sentiram medo de sinalizar, timidez, receio de não ser compreendido e/ou não compreender o surdo. 2025-01-21T12:41:58Z 2025-01-21T12:41:58Z 2025-01-21 Monografia LIMA, Helen Cardoso. Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da uft. 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022. http://hdl.handle.net/11612/7359 pt_BR Acesso livre application/pdf Universidade Federal do Tocantins Porto Nacional CURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LIBRAS Porto Nacional Graduação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Formação de professores de libras
Crenças
Emoções
Libras teacher education
Beliefs
Emotions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Formação de professores de libras
Crenças
Emoções
Libras teacher education
Beliefs
Emotions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Lima, Helen Cardoso
Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT
topic_facet Formação de professores de libras
Crenças
Emoções
Libras teacher education
Beliefs
Emotions
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This study aims to identify and describe some beliefs and emotions of teachers in training in the initial and final semesters of the degree program in Libras teaching (udergraduate) at the Federal University of Tocantins - UFT. We sought to understand what pre-service teachers feel and believe based on their experiences in the training process. This research characterizes in applied research, of qualitative approach with field research. As for the methodological procedure, it fits into data collection, as a way of approaching the reality to be studied. Data were collected through a structured questionnaire totaling 29 questions between objective and subjective, through the Google Forms platform. The results show that some participants still have beliefs related to libras, being more evident in first semester students, as they are still in the process of discoveries and learning. With regard to emotions, most participants said that at some point they felt afraid to sign, shyness, fear of not being understood and/or not understanding the deaf person.
author_additional Coura, Felipe de Almeida
author_additionalStr Coura, Felipe de Almeida
format Monografia
author Lima, Helen Cardoso
title Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT
title_short Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT
title_full Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT
title_fullStr Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT
title_full_unstemmed Crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da UFT
title_sort crenças e emoções de professores em formação do curso de letras: libras da uft
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2025
url http://hdl.handle.net/11612/7359
_version_ 1829078984027013120
score 11.755432