Dissertação

Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30

The necessity of thinking about new methodologies to the mathematics teaching, especially from themes related to the student’s everyday life, motivated this project achievement that through mathematical modelling has as purpose to ally theory and practice in the basic education context, to verify...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Kattia Ferreira da
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Tocantins 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://hdl.handle.net/11612/887
id ir-11612-887
recordtype dspace
spelling ir-11612-8872019-05-25T06:17:25Z Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 Silva, Kattia Ferreira da Silva, Claudionor Renato da Modelagem matemática Fator de proteção solar Ensino de Matemática Mathematical Modelling Sun Protection Factor Mathematics Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The necessity of thinking about new methodologies to the mathematics teaching, especially from themes related to the student’s everyday life, motivated this project achievement that through mathematical modelling has as purpose to ally theory and practice in the basic education context, to verify the time that one person that makes appropriate use of sun protection factor (SPF) 30, can be exposed to ultraviolet radiation (UR) of the sun without suffering sunburn. The study also indicates the contributions of this research, presents a proposal to the teaching time of safe exposure to the sun, that allow to the high school teacher discuss concepts of exponential function in a critical and reflexive way to a more significant knowledge construction and provides to the student’s conditions to realize the integration of the mathematics with others knowledge areas providing through the mathematical modelling, necessary conditions that the student can develop studies that enable more capacity of analyzing, participate and act about the knowledge that is being constructed. Considering the radiation levels, the SPF 30 in relation to the skin type, the data remit to the exponential function, that applying the ordinary least squares method makes possible elaborate a mathematical model for each one of the four types of skin. The results show that if people make the right use of the SFP 30, depending on the skin type, it is possible to stay in sun exposure for a minimum period of 1h and 45 minutes, without being burned. A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivou a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, tem como objetivo aliar teoria e prática no contexto da educação básica, para verificar o tempo que uma pessoa, fazendo uso adequado do fator de proteção solar (FPS) 30, pode ficar exposta à radiação ultravioleta (UV) do Sol, sem sofrer queimaduras. O estudo indica ainda os contributos desta pesquisa, apresenta uma proposta para o ensino “tempo de exposição segura ao sol”, que permite ao professor do ensino médio tratar de conceitos de função exponencial de maneira crítica e reflexiva, para a construção de um conhecimento mais significativo e também fornece aos alunos condições de perceber a integração da matemática com outras áreas do conhecimento proporcionando, através da modelagem matemática, condições necessárias para que ele possa desenvolver estudos que possibilitem maior capacidade de analisar, participar e agir sobre o conhecimento que está sendo construído. Ao considerar os níveis de radiação, o FPS 30 em relação ao tipo de pele, os dados remetem a uma função exponencial, que ao se aplicar a metodologia do método dos mínimos quadrados possibilitou elaborar um modelo matemático para cada um dos quatro tipos de pele. Os resultados mostram que se as pessoas fizerem o uso correto do FPS 30, a depender do tipo de pele, é possível permanecer em exposição ao sol por um período mínimo de 1h e 45 minutos, sem sofrer queimaduras. 2018-03-15T17:17:08Z 2018-03-15T17:17:08Z 2017-06-14 Dissertação SILVA, Kattia Ferreira da. Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30. 2017. 62f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2017. http://hdl.handle.net/11612/887 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT
collection RepositorioUFT
language pt_BR
topic Modelagem matemática
Fator de proteção solar
Ensino de Matemática
Mathematical Modelling
Sun Protection Factor
Mathematics Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Modelagem matemática
Fator de proteção solar
Ensino de Matemática
Mathematical Modelling
Sun Protection Factor
Mathematics Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Kattia Ferreira da
Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30
topic_facet Modelagem matemática
Fator de proteção solar
Ensino de Matemática
Mathematical Modelling
Sun Protection Factor
Mathematics Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The necessity of thinking about new methodologies to the mathematics teaching, especially from themes related to the student’s everyday life, motivated this project achievement that through mathematical modelling has as purpose to ally theory and practice in the basic education context, to verify the time that one person that makes appropriate use of sun protection factor (SPF) 30, can be exposed to ultraviolet radiation (UR) of the sun without suffering sunburn. The study also indicates the contributions of this research, presents a proposal to the teaching time of safe exposure to the sun, that allow to the high school teacher discuss concepts of exponential function in a critical and reflexive way to a more significant knowledge construction and provides to the student’s conditions to realize the integration of the mathematics with others knowledge areas providing through the mathematical modelling, necessary conditions that the student can develop studies that enable more capacity of analyzing, participate and act about the knowledge that is being constructed. Considering the radiation levels, the SPF 30 in relation to the skin type, the data remit to the exponential function, that applying the ordinary least squares method makes possible elaborate a mathematical model for each one of the four types of skin. The results show that if people make the right use of the SFP 30, depending on the skin type, it is possible to stay in sun exposure for a minimum period of 1h and 45 minutes, without being burned.
author_additional Silva, Claudionor Renato da
author_additionalStr Silva, Claudionor Renato da
format Dissertação
author Silva, Kattia Ferreira da
title Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30
title_short Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30
title_full Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30
title_fullStr Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30
title_full_unstemmed Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30
title_sort um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30
publisher Universidade Federal do Tocantins
publishDate 2018
url http://hdl.handle.net/11612/887
_version_ 1787134813953589248
score 11.755432