/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30
The necessity of thinking about new methodologies to the mathematics teaching, especially from themes related to the student’s everyday life, motivated this project achievement that through mathematical modelling has as purpose to ally theory and practice in the basic education context, to verify...
Autor principal: | Silva, Kattia Ferreira da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Tocantins
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://hdl.handle.net/11612/887 |
id |
ir-11612-887 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-11612-8872019-05-25T06:17:25Z Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 Silva, Kattia Ferreira da Silva, Claudionor Renato da Modelagem matemática Fator de proteção solar Ensino de Matemática Mathematical Modelling Sun Protection Factor Mathematics Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The necessity of thinking about new methodologies to the mathematics teaching, especially from themes related to the student’s everyday life, motivated this project achievement that through mathematical modelling has as purpose to ally theory and practice in the basic education context, to verify the time that one person that makes appropriate use of sun protection factor (SPF) 30, can be exposed to ultraviolet radiation (UR) of the sun without suffering sunburn. The study also indicates the contributions of this research, presents a proposal to the teaching time of safe exposure to the sun, that allow to the high school teacher discuss concepts of exponential function in a critical and reflexive way to a more significant knowledge construction and provides to the student’s conditions to realize the integration of the mathematics with others knowledge areas providing through the mathematical modelling, necessary conditions that the student can develop studies that enable more capacity of analyzing, participate and act about the knowledge that is being constructed. Considering the radiation levels, the SPF 30 in relation to the skin type, the data remit to the exponential function, that applying the ordinary least squares method makes possible elaborate a mathematical model for each one of the four types of skin. The results show that if people make the right use of the SFP 30, depending on the skin type, it is possible to stay in sun exposure for a minimum period of 1h and 45 minutes, without being burned. A necessidade de pensar novas metodologias para o ensino da matemática, especialmente a partir de temas relacionados ao cotidiano dos alunos, motivou a realização deste trabalho que, através da modelagem matemática, tem como objetivo aliar teoria e prática no contexto da educação básica, para verificar o tempo que uma pessoa, fazendo uso adequado do fator de proteção solar (FPS) 30, pode ficar exposta à radiação ultravioleta (UV) do Sol, sem sofrer queimaduras. O estudo indica ainda os contributos desta pesquisa, apresenta uma proposta para o ensino “tempo de exposição segura ao sol”, que permite ao professor do ensino médio tratar de conceitos de função exponencial de maneira crítica e reflexiva, para a construção de um conhecimento mais significativo e também fornece aos alunos condições de perceber a integração da matemática com outras áreas do conhecimento proporcionando, através da modelagem matemática, condições necessárias para que ele possa desenvolver estudos que possibilitem maior capacidade de analisar, participar e agir sobre o conhecimento que está sendo construído. Ao considerar os níveis de radiação, o FPS 30 em relação ao tipo de pele, os dados remetem a uma função exponencial, que ao se aplicar a metodologia do método dos mínimos quadrados possibilitou elaborar um modelo matemático para cada um dos quatro tipos de pele. Os resultados mostram que se as pessoas fizerem o uso correto do FPS 30, a depender do tipo de pele, é possível permanecer em exposição ao sol por um período mínimo de 1h e 45 minutos, sem sofrer queimaduras. 2018-03-15T17:17:08Z 2018-03-15T17:17:08Z 2017-06-14 Dissertação SILVA, Kattia Ferreira da. Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30. 2017. 62f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2017. http://hdl.handle.net/11612/887 pt_BR Open Access application/pdf application/pdf Universidade Federal do Tocantins BR Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat Palmas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Tocantins - UFT |
collection |
RepositorioUFT |
language |
pt_BR |
topic |
Modelagem matemática Fator de proteção solar Ensino de Matemática Mathematical Modelling Sun Protection Factor Mathematics Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Modelagem matemática Fator de proteção solar Ensino de Matemática Mathematical Modelling Sun Protection Factor Mathematics Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Silva, Kattia Ferreira da Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 |
topic_facet |
Modelagem matemática Fator de proteção solar Ensino de Matemática Mathematical Modelling Sun Protection Factor Mathematics Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The necessity of thinking about new methodologies to the mathematics teaching, especially
from themes related to the student’s everyday life, motivated this project achievement
that through mathematical modelling has as purpose to ally theory and practice in
the basic education context, to verify the time that one person that makes appropriate
use of sun protection factor (SPF) 30, can be exposed to ultraviolet radiation (UR) of the
sun without suffering sunburn. The study also indicates the contributions of this research,
presents a proposal to the teaching time of safe exposure to the sun, that allow to the
high school teacher discuss concepts of exponential function in a critical and reflexive way
to a more significant knowledge construction and provides to the student’s conditions to
realize the integration of the mathematics with others knowledge areas providing through
the mathematical modelling, necessary conditions that the student can develop studies
that enable more capacity of analyzing, participate and act about the knowledge that is
being constructed. Considering the radiation levels, the SPF 30 in relation to the skin
type, the data remit to the exponential function, that applying the ordinary least squares
method makes possible elaborate a mathematical model for each one of the four types
of skin. The results show that if people make the right use of the SFP 30, depending on
the skin type, it is possible to stay in sun exposure for a minimum period of 1h and 45
minutes, without being burned. |
author_additional |
Silva, Claudionor Renato da |
author_additionalStr |
Silva, Claudionor Renato da |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Kattia Ferreira da |
title |
Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 |
title_short |
Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 |
title_full |
Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 |
title_fullStr |
Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 |
title_full_unstemmed |
Um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 |
title_sort |
um emprego da modelagem matemática sobre o tempo de exposição ao sol com o protetor solar fator 30 |
publisher |
Universidade Federal do Tocantins |
publishDate |
2018 |
url |
http://hdl.handle.net/11612/887 |
_version_ |
1787134813953589248 |
score |
11.755432 |