Livro

Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão

A Bacia Hidrográfica do rio Tapajós é um rico território explorado pela agricultura de base familiar, que tem nos seus métodos tradicionais de cultivo, quase sempre orgânicos e ecológicos, uma prática sustentável ao longo do tempo. Neste contexto, o curso de Bacharelado em Agronomia do Campus de San...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Patricia Chaves de
Grau: Livro
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002
id ir-123456789-1002
recordtype dspace
spelling ir-123456789-10022023-06-14T17:38:51Z Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão OLIVEIRA, Patricia Chaves de Agronomia Amazônia Ensino superios A Bacia Hidrográfica do rio Tapajós é um rico território explorado pela agricultura de base familiar, que tem nos seus métodos tradicionais de cultivo, quase sempre orgânicos e ecológicos, uma prática sustentável ao longo do tempo. Neste contexto, o curso de Bacharelado em Agronomia do Campus de Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará tem um papel fundamental na formação de futuros agrônomos capazes de promover extensão rural de qualidade para agricultores e agricultoras de base familiar, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico, tecnológico e agroecológico dos agroecossistemas. Esta obra de natureza integrada ensino-extensão, surge como produto da disciplina intitulada Projeto de TCC , por mim lecionada e no bojo da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Agronomia-Campus Santarém/UFOPA, a qual tem por objetivo geral discutir para além da estrutura e função de um Trabalho de Conclusão de Curso, os principais temas trazidos pelos discentes e conectados à realidade agrícola local e regional. Dessa forma, a vivência e o interesse dos alunos por certos Tópicos Agronômicos foi o estímulo necessário para a criação e escrita científica de um capítulo por aluno na turma do ano de 2023. A composição deste livro digital, está fundamentada em quatro (4) capítulos de revisão de literatura acerca de tópicos destacados e trazidos pelos discentes, os quais basicamente foram: o uso de microorganismos como alternativas agroecológicas para a floricultura; o uso de microorganismos para controle de doenças na fruticultura; a agricultura urbana e por último a agroecologia. Sendo assim, a prática da escrita científica nos moldes de uma pesquisa de Revisão de Literatura, ocorreu sobre os tópicos de interesse dos alunos, ratificando portanto, Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia, 1996) de que “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Por último, esta produção bibliográfica que surge dentro da sala de aula, fortalece e valoriza o trabalho discente enquanto pesquisador/extensionista, pois enquanto estuda, faz ciência e extensão também. A práxis de uma educação integrada (ensino-extensão-pesquisa) cada vez mais é apaixonante e se revela como instrumento de desenvolvimento local para além dos muros da universidade. 2023-06-14T17:34:35Z 2023-06-14T17:34:35Z 2023 Book OLIVEIRA, Patricia Chaves de (org.). Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão. Santarém: UFOPA, 2023. ISBN: 9786588512746. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002. acesso em: 9786588512746 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Agronomia
Amazônia
Ensino superios
spellingShingle Agronomia
Amazônia
Ensino superios
OLIVEIRA, Patricia Chaves de
Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
topic_facet Agronomia
Amazônia
Ensino superios
description A Bacia Hidrográfica do rio Tapajós é um rico território explorado pela agricultura de base familiar, que tem nos seus métodos tradicionais de cultivo, quase sempre orgânicos e ecológicos, uma prática sustentável ao longo do tempo. Neste contexto, o curso de Bacharelado em Agronomia do Campus de Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará tem um papel fundamental na formação de futuros agrônomos capazes de promover extensão rural de qualidade para agricultores e agricultoras de base familiar, contribuindo assim com o desenvolvimento econômico, tecnológico e agroecológico dos agroecossistemas. Esta obra de natureza integrada ensino-extensão, surge como produto da disciplina intitulada Projeto de TCC , por mim lecionada e no bojo da matriz curricular do Curso de Bacharelado em Agronomia-Campus Santarém/UFOPA, a qual tem por objetivo geral discutir para além da estrutura e função de um Trabalho de Conclusão de Curso, os principais temas trazidos pelos discentes e conectados à realidade agrícola local e regional. Dessa forma, a vivência e o interesse dos alunos por certos Tópicos Agronômicos foi o estímulo necessário para a criação e escrita científica de um capítulo por aluno na turma do ano de 2023. A composição deste livro digital, está fundamentada em quatro (4) capítulos de revisão de literatura acerca de tópicos destacados e trazidos pelos discentes, os quais basicamente foram: o uso de microorganismos como alternativas agroecológicas para a floricultura; o uso de microorganismos para controle de doenças na fruticultura; a agricultura urbana e por último a agroecologia. Sendo assim, a prática da escrita científica nos moldes de uma pesquisa de Revisão de Literatura, ocorreu sobre os tópicos de interesse dos alunos, ratificando portanto, Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia, 1996) de que “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Por último, esta produção bibliográfica que surge dentro da sala de aula, fortalece e valoriza o trabalho discente enquanto pesquisador/extensionista, pois enquanto estuda, faz ciência e extensão também. A práxis de uma educação integrada (ensino-extensão-pesquisa) cada vez mais é apaixonante e se revela como instrumento de desenvolvimento local para além dos muros da universidade.
format Livro
author OLIVEIRA, Patricia Chaves de
title Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
title_short Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
title_full Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
title_fullStr Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
title_full_unstemmed Tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
title_sort tópicos em agronomia: uma produção integrada ensino-extensão
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1002
_version_ 1829179621534334976
score 11.755432