Artigo

NEA Castanhal: entre avanços e desafios - uma proposta transdisciplinar de educação em agroecologia na Amazônia Paraense

Este trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação políticopedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estud...

ver descrição completa

Autor principal: BATISTA, Maria Grings
Outros Autores: COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues, SOUSA, Romier da Paixão, AMARAL, Waldiléia Rendeiro da Silva, SILVA, Franciara Santos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/275
Resumo:
Este trabalho aborda os caminhos trilhados para a concepção do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia (NEA-Castanhal) enquanto espaço de articulação políticopedagógico. A construção das Unidades Pedagógica de Experimentação Agroecológica (UPEAs); Formação protagonizada pelos estudantes; Cursos de Formação Inicial e Continuada em Agroecologia; Agriculturas de Base Ecológica e Políticas Públicas voltados para agricultoras familiares camponeses, agentes de desenvolvimento e movimentos sociais, são algumas ações aqui descritas e analisadas. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas estão em consonância com as diretrizes e com os princípios de Educação em Agroecologia e que o NEA, mesmo sendo um local de resistência dentro de um território marcado pela educação tecnicista, segue firme e aprendendo com os desafios de cada dia.