Livro

Análise da implantação e do processo inicial da avaliação institucional na UFOPA

Este livro foi produzido a partir da minha Dissertação de Mestrado, apresentada e defendida em março de 2017, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vinculada à linha de pesquisa: História, política e gestão educacional na Amazônia, abordando a imp...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Lílian Aquino
Grau: Livro
Idioma: pt_BR
Publicado em: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1017
Resumo:
Este livro foi produzido a partir da minha Dissertação de Mestrado, apresentada e defendida em março de 2017, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vinculada à linha de pesquisa: História, política e gestão educacional na Amazônia, abordando a implantação e os processos iniciais de avaliação institucional, na Universidade lócus do estudo, a Ufopa, no período de 2012 a 2014. Meu fazer profissional associou-se, por anos, diretamente à política nacional de avaliação da educação superior em sua relação com a gestão da Ufopa, tanto no que se refere às questões ligadas aos processos de avaliação externa para cursos e estudantes da graduação, como nas questões de avaliação externa da própria Instituição, além dos seus processos de avaliação interna, em um momento importante da história institucional: seu período inicial de implantação. Experienciei a necessidade de uma permanente análise dos mecanismos postos em movimento para a operacionalização do processo avaliativo institucional, preocupando-me, sobremaneira, em virtude de minha formação pedagógica, com os caminhos percorridos pela avaliação da educação superior em âmbito loco-regional e nacional. Com estas motivações, o estudo realizado voltou-se a registrar os processos de avaliação ocorridos no âmbito do Sinaes no recorte temporal estabelecido, a compreender como foi organizada e desenvolvida a gestão desses processos e a registrar a contribuição para o desenvolvimento institucional, tendo em vista a recente criação da Universidade, sua origem e contexto de criação e a obrigatoriedade de ajustar-se às diretrizes da política educacional.