/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores
Em tempos de intensas transformações ocorridas na contemporaneidade, apesar de substanciais estudos avançados acerca do trabalho docente, especialmente no que se refere ao desenvolvimento e qualificação metodológica de práticas docentes nos processos formativos acadêmicos e na atuação profissional d...
Autor principal: | GAMA, Adriane Panduro |
---|---|
Outros Autores: | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo |
Grau: | Livro |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Rosivan Diagramação & Artes Gráficas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018 |
id |
ir-123456789-1018 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-10182023-07-21T22:20:05Z Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores GAMA, Adriane Panduro BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo Educação Formação de professores Tecnologias Sustentabilidade Em tempos de intensas transformações ocorridas na contemporaneidade, apesar de substanciais estudos avançados acerca do trabalho docente, especialmente no que se refere ao desenvolvimento e qualificação metodológica de práticas docentes nos processos formativos acadêmicos e na atuação profissional de professores, continua-se enraizados resquícios históricos do pensamento iluminista caracterizados por um modelo de ensino linear, estagnado e fragmentado na educação que não consegue mais corresponder aos novos e complexos paradigmas da sociedade do conhecimento. Não obstante, quando essa situação ocorre no interior da Amazônia, as implicações dessa realidade educacional tornam-se ainda mais agravantes. Embora haja um enfoque relevante acerca da sua alta taxa de biodiversidade, uma parte da sua população vive em condições de qualidade de vida, de forma conflitante e desafiadora, devido a diversos fatores que vão desde as dimensionais barreiras geográficas, impactos ambientais constantes em seus ecossistemas, modelos de desenvolvimento arcaicos, infraestruturas ineficazes, políticas públicas inoperantes até imbricar-se ao pensamento tradicional escolar. Ademais, lutas ainda são travadas em defesa de uma educação de qualidade, e no caso amazônico, reivindica-se por um ensino que se agregue verdadeiramente à realidade da floresta, o qual contribua com a transformação social, o engajamento socioambiental e emancipação das pessoas através da apropriação tecnológica, do conhecimento livre e da colaboração. É nesse contexto amazônico de conhecimento e produtividade, segregados e escanteados por décadas que certifica-se uma fragilidade do ensino na região norte. Sob essa lógica, as consideráveis reformulações de políticas educacionais apresentadas pelo atual eixo norteador do sistema educacional brasileiro: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, instituída pela Lei nº 9.394/961, ainda não conseguiram atender de fato as necessidades da sociedade. 2023-07-21T22:18:58Z 2023-07-21T22:18:58Z 2021 Book GAMA, Adriane Panduro; FARIAS, BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 9786580423095. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018 Acesso em: 9786580423095 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Rosivan Diagramação & Artes Gráficas Brasil Others PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Formação de professores Tecnologias Sustentabilidade |
spellingShingle |
Educação Formação de professores Tecnologias Sustentabilidade GAMA, Adriane Panduro Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores |
topic_facet |
Educação Formação de professores Tecnologias Sustentabilidade |
description |
Em tempos de intensas transformações ocorridas na contemporaneidade, apesar de substanciais estudos avançados acerca do trabalho docente, especialmente no que se refere ao desenvolvimento e qualificação metodológica de práticas docentes nos processos formativos acadêmicos e na atuação profissional de professores, continua-se enraizados resquícios históricos do pensamento iluminista caracterizados por um modelo de ensino linear, estagnado e fragmentado na educação que não consegue mais corresponder aos novos e complexos paradigmas da sociedade do conhecimento.
Não obstante, quando essa situação ocorre no interior da Amazônia, as implicações dessa realidade educacional tornam-se ainda mais agravantes. Embora haja um enfoque relevante acerca da sua alta taxa de biodiversidade, uma parte da sua população vive em condições de qualidade de vida, de forma conflitante e desafiadora, devido a diversos fatores que vão desde as dimensionais barreiras geográficas, impactos ambientais constantes em seus ecossistemas, modelos de desenvolvimento arcaicos, infraestruturas ineficazes, políticas públicas inoperantes até imbricar-se ao pensamento tradicional escolar.
Ademais, lutas ainda são travadas em defesa de uma educação de qualidade, e no caso amazônico, reivindica-se por um ensino que se agregue verdadeiramente à realidade da floresta, o qual contribua com a transformação social, o engajamento socioambiental e emancipação das pessoas através da apropriação tecnológica, do conhecimento livre e da colaboração. É nesse contexto amazônico de conhecimento e produtividade, segregados e escanteados por décadas que certifica-se uma fragilidade do ensino na região norte.
Sob essa lógica, as consideráveis reformulações de políticas educacionais apresentadas pelo atual eixo norteador do sistema educacional brasileiro: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, instituída pela Lei nº 9.394/961, ainda não conseguiram atender de fato as necessidades da sociedade. |
format |
Livro |
author |
GAMA, Adriane Panduro |
author2 |
BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo |
author2Str |
BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo |
title |
Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores |
title_short |
Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores |
title_full |
Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores |
title_fullStr |
Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores |
title_sort |
da cultura maker a fazedores amazônicos: experimentações colaborativas e sustentáveis na formação de professores |
publisher |
Rosivan Diagramação & Artes Gráficas |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1018 |
_version_ |
1829179738836434944 |
score |
11.755432 |