Livro

Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento

Como as águas de um rio não cansam no movimento em direção a outro sempre maior, também a obra intitulada Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento segue esse curso e percurso. Buscamos no poeta Thiago de Mello a inspiração para construir essa relação do rio com as pesquisas da Reg...

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Autor principal: BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo
Outros Autores: PACÍFICO, Juracy Machado
Grau: Livro
Idioma: pt_BR
Publicado em: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1024
Resumo:
Como as águas de um rio não cansam no movimento em direção a outro sempre maior, também a obra intitulada Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento segue esse curso e percurso. Buscamos no poeta Thiago de Mello a inspiração para construir essa relação do rio com as pesquisas da Região Norte, em especial aquelas em desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Doutorado em Rede (EDUCANORTE/PGEDA). As proposituras dessa coletânea comparecem “Como um rio, que nasce de outros, saber seguir, junto com outros sendo e noutros se prolongando e construir o encontro com as águas grandes do oceano sem fim. Mudar em movimento, mas sem deixar de ser o mesmo ser que muda” (THIAGO DE MELLO, 1981). As pesquisas do Norte se juntam a outras e outras do Brasil, mas sem deixar de ressaltar suas especificidades. Mudar com a realidade em movimento... É assim que pensamos a pesquisa e seus desdobramentos. Não porque os tempos sejam propícios, mas, pelo contrário, vivemos tempos muito difíceis, tanto nos campos político e socioeconômico, como da saúde pública. Porém, os dilemas e obstáculos são por nós transformados em desafios a serem superados. Com isso, nossos estudos e pesquisas nesta coletânea buscam compreender, mas não só isso, visam também intervir nessa realidade em movimento. Assim, seguimos caminhando e agindo em prol de uma Educação para a Amazônia. A certeza que temos é a de que estamos permanentemente recomeçando e que sempre construiremos novos jeitos para conduzi-la. É o que podemos perceber nos textos que se seguem, como é o caso do primeiro capítulo, Universidade e sustentabilidade: um estado do conhecimento, de Gilvânia Plácido Braule e Tania Suely Azevedo Brasileiro, ao trazerem para o debate a sustentabilidade no campo educacional universitário de modo a sinalizar sua relevância para a sociedade do século XXI. Para as autoras, esse entendimento permeia estudos acadêmicos no Brasil e no mundo que se dedicaram a investigar a sustentabilidade na educação superior. Nos brindam com um estudo do tipo estado do conhecimento, construído pelo método de análise sistemática nas bases Scielo, Periódico da CAPES e Google Scholar.