Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte

This work aims to use a music as an instrument of social inclusion at Conjunto Habitacional Mestre Oscar, through a free school of music that is able to attend a social project of music within the neighborhood. First, we sought to understand urban poverty and its main generator, analyzing, etc., the...

ver descrição completa

Autor principal: YOSHIDA, Sadami Teixeira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1234
id ir-123456789-1234
recordtype dspace
spelling ir-123456789-12342022-11-29T12:43:37Z Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte YOSHIDA, Sadami Teixeira CARVALHO, Bianca Moro de http://lattes.cnpq.br/9486844022799240 Arquitetura Inclusão social Música - sociedade Conjunto habitacional Mestre Oscar (AP) CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS This work aims to use a music as an instrument of social inclusion at Conjunto Habitacional Mestre Oscar, through a free school of music that is able to attend a social project of music within the neighborhood. First, we sought to understand urban poverty and its main generator, analyzing, etc., the reality of the housing complexes that are located in urban centers, and as a consequence the lack of goods and services essential to a decent life entails a population. In the event of a discussion about barriers faced by young people living in these situations of risk, until we reach a discussion about a song and its capacity for social transformation. A survey carried out at the Embassy in the bibliographies dealing with such topics, in the application of questionnaires to the residents of the group, in the on-site visits and in the researcher's perception of the subject. Este trabalho tem como objetivo utilizar a música como instrumento de inclusão social no Conjunto Habitacional Mestre Oscar, através de uma escola livre de música que seja capaz de atender a um projeto social de música dentro do bairro. Primeiramente, buscou-se entender sobre a pobreza urbana e a sua principal geradora, analisando, posteriormente, a realidade dos conjuntos habitacionais que se encontram afastados dos centros urbanos, e as consequências que a falta de bens e serviços essenciais à vida digna acarreta a uma população. Logo em seguida se discute as barreiras enfrentadas pelos jovens que vivem nessas situações de riscos, até chegarmos a discussão sobre a música e a sua capacidade de transformação social. A pesquisa realizada foi embasada nas bibliografias que abordam tais temas, da aplicação de questionários aos moradores do conjunto, nas visitas in loco e na percepção do pesquisador sobre o tema. 2022-11-29T12:35:00Z 2022-11-29T12:35:00Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação YOSHIDA, Sadami Teixeira. Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte. Orientadora: Bianca Moro de Carvalho. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1234. Acesso em: . http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1234 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
collection RepositorioUnifap
topic Arquitetura
Inclusão social
Música - sociedade
Conjunto habitacional Mestre Oscar (AP)
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Arquitetura
Inclusão social
Música - sociedade
Conjunto habitacional Mestre Oscar (AP)
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
YOSHIDA, Sadami Teixeira
Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte
topic_facet Arquitetura
Inclusão social
Música - sociedade
Conjunto habitacional Mestre Oscar (AP)
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This work aims to use a music as an instrument of social inclusion at Conjunto Habitacional Mestre Oscar, through a free school of music that is able to attend a social project of music within the neighborhood. First, we sought to understand urban poverty and its main generator, analyzing, etc., the reality of the housing complexes that are located in urban centers, and as a consequence the lack of goods and services essential to a decent life entails a population. In the event of a discussion about barriers faced by young people living in these situations of risk, until we reach a discussion about a song and its capacity for social transformation. A survey carried out at the Embassy in the bibliographies dealing with such topics, in the application of questionnaires to the residents of the group, in the on-site visits and in the researcher's perception of the subject.
author_additional CARVALHO, Bianca Moro de
author_additionalStr CARVALHO, Bianca Moro de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author YOSHIDA, Sadami Teixeira
title Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte
title_short Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte
title_full Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte
title_fullStr Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte
title_full_unstemmed Escola livre de música mestre Oscar: inclusão pela arte
title_sort escola livre de música mestre oscar: inclusão pela arte
publisher Universidade Federal do Amapá
publishDate 2022
url http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1234
_version_ 1787155869968891904
score 11.675088