TCC

Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria

This course completion paper presents a proposal for intervention in the teaching of geometry for teachers of basic education through the activity called Battle of Polygons and Pick's Theorem, which involves the application of a virtual game created in GeoGebra software that resembles the game of...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Brenda Larissa Ruela
Grau: TCC
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1268
id ir-123456789-1268
recordtype dspace
spelling ir-123456789-12682024-01-22T22:13:16Z Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria SANTOS, Brenda Larissa Ruela RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias http://lattes.cnpq.br/5676701244367080 Teorema de Pick Batalha dos Polígonos Ensino de Geometria CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA This course completion paper presents a proposal for intervention in the teaching of geometry for teachers of basic education through the activity called Battle of Polygons and Pick's Theorem, which involves the application of a virtual game created in GeoGebra software that resembles the game of battleship. The game consists of using the grid to calculate the area of polygons using the point counting method, the means by which Pick's Theorem uses to calculate the areas of simple polygons. The paper presents a demonstration of Pick's Theorem accessible to basic education teachers as well as the description of the proposed activity for classroom application. At the end of this work there is a brief experience report based on observations made during the development of this application in the Math Clubs project. Despite some difficulties reported during the application, the objectives of the work were partially achieved. Esse trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de intervenção no ensino da geometria para professores da educação básica através da atividade, denominada Batalha dos Polígonos e Teorema de Pick, que envolve a aplicação de um jogo virtual criado no software GeoGebra que se assemelha ao jogo de batalha naval. O jogo consiste em utilizar a malha quadriculada no cálculo da área de polígonos através do método da contagem de pontos, o meio pelo qual o Teorema de Pick usa para o cálculo de áreas de polígonos simples. O trabalho apresenta uma demonstração do Teorema de Pick acessível para professores da educação básica assim como a descrição da proposta de atividade para a aplicação em sala de aula. Ao final deste trabalho há um breve relato de experiência com base nas observações feitas durante o desenvolvimento dessa aplicação no projeto Clubes de Matemática. Apesar de surgirem algumas dificuldades relatadas no decorrer da aplicação, ainda assim os objetivos do trabalho foram parcialmente alcançados. 2024-01-22T22:08:35Z 2024-01-22T22:08:35Z 2021 TCC SANTOS, BRENDA LARISSA RUELA. Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodrigues. 2021. 44 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação- ICED, Curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1268 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1268 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Teorema de Pick
Batalha dos Polígonos
Ensino de Geometria
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Teorema de Pick
Batalha dos Polígonos
Ensino de Geometria
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
SANTOS, Brenda Larissa Ruela
Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria
topic_facet Teorema de Pick
Batalha dos Polígonos
Ensino de Geometria
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description This course completion paper presents a proposal for intervention in the teaching of geometry for teachers of basic education through the activity called Battle of Polygons and Pick's Theorem, which involves the application of a virtual game created in GeoGebra software that resembles the game of battleship. The game consists of using the grid to calculate the area of polygons using the point counting method, the means by which Pick's Theorem uses to calculate the areas of simple polygons. The paper presents a demonstration of Pick's Theorem accessible to basic education teachers as well as the description of the proposed activity for classroom application. At the end of this work there is a brief experience report based on observations made during the development of this application in the Math Clubs project. Despite some difficulties reported during the application, the objectives of the work were partially achieved.
author_additional RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
author_additionalStr RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
format TCC
author SANTOS, Brenda Larissa Ruela
title Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria
title_short Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria
title_full Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria
title_fullStr Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria
title_full_unstemmed Batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria
title_sort batalha dos polígonos e teorema de pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1268
_version_ 1829179744149569536
score 11.755432