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TCC
Modelagem e simulação de sistemas térmicos
A utilização de ferramentas computacionais nas disciplinas de engenharia tem ganhado destaque, haja vista a complexidade da aprendizagem discente em disciplinas que envolvem amplo conhecimento matemático, projetos de sistemas e equipamentos de diversas dimensões. Na termodinâmica, por exemplo, os si...
Autor principal: | ALMEIDA, Ellen Mayara Porto de |
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Outros Autores: | SILVA, Janna Karinna Almeida da |
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1537 |
Resumo: |
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A utilização de ferramentas computacionais nas disciplinas de engenharia tem ganhado destaque, haja vista a complexidade da aprendizagem discente em disciplinas que envolvem amplo conhecimento matemático, projetos de sistemas e equipamentos de diversas dimensões. Na termodinâmica, por exemplo, os sistemas térmicos que envolvem geração de energia e refrigeração, devem ser cuidadosamente analisados para que haja o equilíbrio entre as teorias e experimentações práticas, contribuindo para o entendimento da disciplina. Dessa forma buscou-se apresentar o uso dos softwares Engineering Equation Solver (EES) e Computer Aided Thermodynamics Tables (CATT) na análise e simulação dos ciclos de Rankine e de refrigeração por absorção, identificando a contribuição que essas ferramentas possam exercer na compreensão de problemas de sistemas térmicos de forma a abranger ainda a configuração ideal desses sistemas. O objetivo é, portanto, discutir estratégias de ensino-aprendizagem que auxiliem no entendimento dos sistemas e dissemine conhecimento através de práticas mais econômicas e eficientes como a simulação através de usos de softwares acadêmicos. |