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TCC
Modelagem e simulação de sistemas térmicos
A utilização de ferramentas computacionais nas disciplinas de engenharia tem ganhado destaque, haja vista a complexidade da aprendizagem discente em disciplinas que envolvem amplo conhecimento matemático, projetos de sistemas e equipamentos de diversas dimensões. Na termodinâmica, por exemplo, os si...
Autor principal: | ALMEIDA, Ellen Mayara Porto de |
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Outros Autores: | SILVA, Janna Karinna Almeida da |
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1537 |
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ir-123456789-15372024-03-18T21:09:39Z Modelagem e simulação de sistemas térmicos ALMEIDA, Ellen Mayara Porto de SILVA, Janna Karinna Almeida da CRUZ, Carlos Célio Sousa da http://lattes.cnpq.br/8929989531873951 softwares acadêmicos EES sistemas térmicos ciclo de Rankine refrigeração por absorção CNPQ:: ENGENHARIAS A utilização de ferramentas computacionais nas disciplinas de engenharia tem ganhado destaque, haja vista a complexidade da aprendizagem discente em disciplinas que envolvem amplo conhecimento matemático, projetos de sistemas e equipamentos de diversas dimensões. Na termodinâmica, por exemplo, os sistemas térmicos que envolvem geração de energia e refrigeração, devem ser cuidadosamente analisados para que haja o equilíbrio entre as teorias e experimentações práticas, contribuindo para o entendimento da disciplina. Dessa forma buscou-se apresentar o uso dos softwares Engineering Equation Solver (EES) e Computer Aided Thermodynamics Tables (CATT) na análise e simulação dos ciclos de Rankine e de refrigeração por absorção, identificando a contribuição que essas ferramentas possam exercer na compreensão de problemas de sistemas térmicos de forma a abranger ainda a configuração ideal desses sistemas. O objetivo é, portanto, discutir estratégias de ensino-aprendizagem que auxiliem no entendimento dos sistemas e dissemine conhecimento através de práticas mais econômicas e eficientes como a simulação através de usos de softwares acadêmicos. 2024-03-18T21:08:21Z 2024-03-18T21:08:21Z 2017 TCC ALMEIDA, Ellen Mayara Porto de. SILVA, Janna Karinna Almeida da. Modelagem e simulação de sistemas térmicos. Orientador: Carlos Célio Sousa da Cruz. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1537 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1537 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Others UFOPA Instituto de Engenharia e Geociências 1 PDF |
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Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
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A utilização de ferramentas computacionais nas disciplinas de engenharia tem ganhado destaque, haja vista a complexidade da aprendizagem discente em disciplinas que envolvem amplo conhecimento matemático, projetos de sistemas e equipamentos de diversas dimensões. Na termodinâmica, por exemplo, os sistemas térmicos que envolvem geração de energia e refrigeração, devem ser cuidadosamente analisados para que haja o equilíbrio entre as teorias e experimentações práticas, contribuindo para o entendimento da disciplina. Dessa forma buscou-se apresentar o uso dos softwares Engineering Equation Solver (EES) e Computer Aided Thermodynamics Tables (CATT) na análise e simulação dos ciclos de Rankine e de refrigeração por absorção, identificando a contribuição que essas ferramentas possam exercer na compreensão de problemas de sistemas térmicos de forma a abranger ainda a configuração ideal desses sistemas. O objetivo é, portanto, discutir estratégias de ensino-aprendizagem que auxiliem no entendimento dos sistemas e dissemine conhecimento através de práticas mais econômicas e eficientes como a simulação através de usos de softwares acadêmicos. |
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