Artigo

Percepções de pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia sobre o Acesso Aberto.

Apresenta elementos que apontam a percepção dos pesquisadores a acerca da relação entre acesso aberto e comunicação na ciência. O estudo faz parte de um projeto de tese de doutoramento que visa apresentar um projeto piloto de Ciência Aberta na Universidade Federal Rural da Amazônia. Esta é uma pesqu...

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Autor principal: SANTOS, Ana Cristina Gomes
Outros Autores: FREITAS, Judite Antonieta Gonçalves de
Grau: Artigo
Idioma: Portuguese
Publicado em: Brazilian Journal of Developmen 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1549
Resumo:
Apresenta elementos que apontam a percepção dos pesquisadores a acerca da relação entre acesso aberto e comunicação na ciência. O estudo faz parte de um projeto de tese de doutoramento que visa apresentar um projeto piloto de Ciência Aberta na Universidade Federal Rural da Amazônia. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que se utilizou, como recurso metodológico, a aplicação de entrevista semiestruturadas encaminhada via Gogle forms para 166 de pesquisadores que possuem projetos de pesquisa cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa da instituição. Após três convites 32 responderam à pesquisa, o propósito era obter dados que possam demonstrar a percepção dos pesquisadores quanto ao acesso aberto e dados abertos na publicação científica e elementos associados à visibilidade, reconhecimento, obtenção de prestígio, entre outros que se relacionam com o acesso aberto.A pesquisa apontou que uma larga maioria dos respondentes reconhecemos benefícios da partilha de dados de pesquisa não publicados,justificando as suas posições otimistas, contudo, estas posições devem ser vistas como oportunidades extraordinárias de interlocução com outras ações para ampliar o conhecimento e envolvimento dos pesquisadores com o tema, assim como apontou que a maioria ainda não pratica o compartilhamento de dados.O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de construção de política de formação interna para adoção das novas práticas da comunicação científica.