/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Proposta de bancada didática para ensino de acionamento de motores de passo
O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um protótipo de plataforma didática para dar suporte ao ensino em áreas como Sistemas de Controle, Eletrônica, Acionamentos Elétricos e Microprocessadores e Microcontroladores mediante o uso de motores de passo. A referida plataforma será operada po...
Autor principal: | DUARTE, Wanderson Gomes |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1556 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um protótipo de plataforma
didática para dar suporte ao ensino em áreas como Sistemas de Controle, Eletrônica,
Acionamentos Elétricos e Microprocessadores e Microcontroladores mediante o uso de
motores de passo. A referida plataforma será operada por meio de uma interface serial que
permita ao discente controlar o posicionamento do motor de passo, imprimindo curvas de
velocidade e aceleração, com o devido acompanhamento do resultado obtido, bem como
possibilitando a reprogramação do firmware de controle para possíveis melhorias. Para
execução desse trabalho, optou-se pelo uso de um microcontrolador da família PIC para
implementar a lógica de controle e os CI’s L297 e a ponte L298 para a parte de acionamento.
Também está prevista a medição da posição obtida por meio de um encoder rotativo. Esse
protótipo está vinculado a um trabalho de conclusão de curso do curso de Bacharelado
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BI C&T) da Universidade Federal do Oeste do Pará
(UFOPA). |