Artigo

Proposta de bancada didática para ensino de acionamento de motores de passo

O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um protótipo de plataforma didática para dar suporte ao ensino em áreas como Sistemas de Controle, Eletrônica, Acionamentos Elétricos e Microprocessadores e Microcontroladores mediante o uso de motores de passo. A referida plataforma será operada po...

ver descrição completa

Autor principal: DUARTE, Wanderson Gomes
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1556
Resumo:
O presente trabalho aborda o desenvolvimento de um protótipo de plataforma didática para dar suporte ao ensino em áreas como Sistemas de Controle, Eletrônica, Acionamentos Elétricos e Microprocessadores e Microcontroladores mediante o uso de motores de passo. A referida plataforma será operada por meio de uma interface serial que permita ao discente controlar o posicionamento do motor de passo, imprimindo curvas de velocidade e aceleração, com o devido acompanhamento do resultado obtido, bem como possibilitando a reprogramação do firmware de controle para possíveis melhorias. Para execução desse trabalho, optou-se pelo uso de um microcontrolador da família PIC para implementar a lógica de controle e os CI’s L297 e a ponte L298 para a parte de acionamento. Também está prevista a medição da posição obtida por meio de um encoder rotativo. Esse protótipo está vinculado a um trabalho de conclusão de curso do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BI C&T) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).