/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
TCC
A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil
The health practices experienced by children in the family environment, supported by issues of cultural diversity, are incorporated into school life, as well as knowledge about health learned in everyday life and in formal education at school, and both can be aggregated in the various social spac...
Autor principal: | SILVA, Solange Maria de Almeida da |
---|---|
Outros Autores: | WAI WAI, Pedro Cohco |
Grau: | TCC |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2108 |
id |
ir-123456789-2108 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-21082024-10-09T22:29:15Z A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil SILVA, Solange Maria de Almeida da WAI WAI, Pedro Cohco REIS, Elaine Cristiny Evangelista dos http://lattes.cnpq.br/4636429297569392 GUERRA, Lúcia Dias da Silva http://lattes.cnpq.br/8624417896750887 https://orcid.org/0000-0003-0093-2687 Educação em Saúde Promoção da saúde Diversidade cultural Região Amazônica CNPQ:: CIÊNCIAS DA SAÚDE The health practices experienced by children in the family environment, supported by issues of cultural diversity, are incorporated into school life, as well as knowledge about health learned in everyday life and in formal education at school, and both can be aggregated in the various social spaces of insertion of children. This study aimed to develop health education activities in the Curucuruí Village school space, with primary school students, in order to promote health in childhood. Through the qualitative methodology of research-action, four interventions of health education were conducted, with the development of playful activities, educational games, drawings, posters, conversation circle and orientative lectures related to individual and environmental health. School is a privileged space for education and health promotion, since in this environment there is a wide interaction among children through daily exchanges, and it may be a favorable place for facing health-disease issues. Thus, the actions developed can favor the dialogue between education and health for health promotion and comprehensive care, allowing the knowledge produced in the school environment to be disseminated beyond the classroom. As práticas de saúde vivenciadas por crianças no ambiente familiar, apoiadas nas questões da diversidade cultural, são incorporadas na vida escolar, bem como, o conhecimento sobre saúde aprendido no cotidiano da vida e na educação formal na escola, sendo que ambos podem ser agregados nos diversos espaços sociais de inserção de crianças. O estudo teve como objetivo desenvolver atividades de educação em saúde com escolares do fundamental I da aldeia Curucuruí em Santarém, no Pará,utilizando ações visando a promoção da saúde na infância. Através da metodologia qualitativa de pesquisa-ação foram conduzidas quatro intervenções de educação em saúde, com o desenvolvimento de atividades lúdicas, jogos educativos, desenhos, cartazes, roda de conversa e conversas orientativas relacionadas à saúde individual e ambiental. A escola é um espaço privilegiado para a educação e promoção da saúde, uma vez que nesse ambiente ocorre uma ampla interação entre as crianças, através das trocas diárias, podendo ser um local favorável para o enfrentamento das problemáticas de saúde-doença. Assim, as ações desenvolvidas podem favorecer a interlocução entre educação e saúde para a promoção da saúde e a integralidade do cuidado, permitindo que o conhecimento produzido no ambiente escolar seja difundido para além da sala de aula. 2024-10-09T22:27:35Z 2024-10-09T22:27:35Z 2023-07-14 TCC SILVA, Solange Maria de Almeida da. WAI WAI, Pedro Cohco. A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil. Orientadora: Elaine Cristiny Evangelista dos Reis; Coorientador: Lúcia Dias da Silva Guerra. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Saúde) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2108 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2108 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de Saúde Coletiva PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Educação em Saúde Promoção da saúde Diversidade cultural Região Amazônica CNPQ:: CIÊNCIAS DA SAÚDE |
spellingShingle |
Educação em Saúde Promoção da saúde Diversidade cultural Região Amazônica CNPQ:: CIÊNCIAS DA SAÚDE SILVA, Solange Maria de Almeida da A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil |
topic_facet |
Educação em Saúde Promoção da saúde Diversidade cultural Região Amazônica CNPQ:: CIÊNCIAS DA SAÚDE |
description |
The health practices experienced by children in the family environment, supported by issues of
cultural diversity, are incorporated into school life, as well as knowledge about health learned
in everyday life and in formal education at school, and both can be aggregated in the various
social spaces of insertion of children. This study aimed to develop health education activities
in the Curucuruí Village school space, with primary school students, in order to promote health
in childhood. Through the qualitative methodology of research-action, four interventions of
health education were conducted, with the development of playful activities, educational games,
drawings, posters, conversation circle and orientative lectures related to individual and
environmental health. School is a privileged space for education and health promotion, since in
this environment there is a wide interaction among children through daily exchanges, and it
may be a favorable place for facing health-disease issues. Thus, the actions developed can favor
the dialogue between education and health for health promotion and comprehensive care,
allowing the knowledge produced in the school environment to be disseminated beyond the
classroom. |
author_additional |
REIS, Elaine Cristiny Evangelista dos |
author_additionalStr |
REIS, Elaine Cristiny Evangelista dos |
format |
TCC |
author |
SILVA, Solange Maria de Almeida da |
author2 |
WAI WAI, Pedro Cohco |
author2Str |
WAI WAI, Pedro Cohco |
title |
A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil |
title_short |
A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil |
title_full |
A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil |
title_fullStr |
A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil |
title_full_unstemmed |
A Escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da Região Amazônica em Santarém-Pará, Brasil |
title_sort |
escola como espaço de interlocução e promoção da saúde: caminhos para educação em saúde no contexto da região amazônica em santarém-pará, brasil |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2108 |
_version_ |
1829179768712462336 |
score |
11.755432 |