Artigo

Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia

The paper presents the activities performed during the supervised internship practice in a public high school and aims to describe the experiences lived during the Supervised Internship II - Management of Educational and High School Informatics Laboratory, of the Degree in Educational Informatics. F...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Jerry Campos
Grau: Artigo
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2172
id ir-123456789-2172
recordtype dspace
spelling ir-123456789-21722024-11-21T22:17:29Z Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia SILVA, Jerry Campos BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo http://lattes.cnpq.br/7125374751055075 https://orcid.org/0000-0002-8423-4466 Estágio Supervisionado Ensino Médio Laboratório de Informática Softwares Educacionais CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA The paper presents the activities performed during the supervised internship practice in a public high school and aims to describe the experiences lived during the Supervised Internship II - Management of Educational and High School Informatics Laboratory, of the Degree in Educational Informatics. Federal University of Western Pará. These took place in the computer lab of the State School of Elementary and High School Admiral Soares Dutra, located in Santarém / PA, from October 2018 to January 2019. The starting point was a proposal reorganization of space, followed by observation in the computer lab. In the didactic scope, a work plan was elaborated with the teachers of the school, to define what would be the ways to assist and integrate the technologies in the conducting activities. This is a descriptive research developed in 3 steps: observation, management of the computer lab and conducting with the high school classes of the school. Having bibliographic reference that addresses the use of digital tools used in the computer lab to develop activities with the aid of the use of software and educational tools in learning teaching. The importance of ICTs in the development process of teaching and learning was highlighted in order to contribute to the construction of knowledge. O trabalho apresenta as atividades realizadas durante a prática de estagio supervisionado numa escola pública de ensino médio e tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado II - Gerenciamento de Laboratório de Informática Educativa e Ensino Médio, do Curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará. Estas ocorreram no laboratório de Informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Soares Dutra, localizada em Santarém/PA, no período de outubro de 2018 a janeiro de 2019. O ponto de partida foi uma proposta de reorganização do espaço, seguido da observação no laboratório de Informática. No âmbito didático, foi elaborado um plano de trabalho com os professores da escola, para se definir quais seriam as formas de auxiliar e integrar as tecnologias nas atividades de regência. Trata-se de uma pesquisa descritiva desenvolvida em 3 etapas: observação, gerenciamento de laboratório de Informática e regência com as turmas do ensino médio da referida escola. Tendo referencial bibliográfico que aborda a utilização das ferramentas digitais usados no laboratório de Informática para desenvolver atividades com o auxilio uso dos softwares e ferramentas educacionais no ensino aprendizado. Evidenciou-se a importância das TICs no processo de desenvolvimento do ensino aprendizagem de modo a contribuir na construção do conhecimento. 2024-11-21T22:14:49Z 2024-11-21T22:14:49Z 2019 Article SILVA, Jerry Campos. Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia. Orientadora: Tânia Suely Azevedo Brasileiro. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Informática educacional) – Instituto de CIências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2172 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2172 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação PDF
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Estágio Supervisionado
Ensino Médio
Laboratório de Informática
Softwares Educacionais
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Estágio Supervisionado
Ensino Médio
Laboratório de Informática
Softwares Educacionais
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
SILVA, Jerry Campos
Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia
topic_facet Estágio Supervisionado
Ensino Médio
Laboratório de Informática
Softwares Educacionais
CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
description The paper presents the activities performed during the supervised internship practice in a public high school and aims to describe the experiences lived during the Supervised Internship II - Management of Educational and High School Informatics Laboratory, of the Degree in Educational Informatics. Federal University of Western Pará. These took place in the computer lab of the State School of Elementary and High School Admiral Soares Dutra, located in Santarém / PA, from October 2018 to January 2019. The starting point was a proposal reorganization of space, followed by observation in the computer lab. In the didactic scope, a work plan was elaborated with the teachers of the school, to define what would be the ways to assist and integrate the technologies in the conducting activities. This is a descriptive research developed in 3 steps: observation, management of the computer lab and conducting with the high school classes of the school. Having bibliographic reference that addresses the use of digital tools used in the computer lab to develop activities with the aid of the use of software and educational tools in learning teaching. The importance of ICTs in the development process of teaching and learning was highlighted in order to contribute to the construction of knowledge.
author_additional BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo
author_additionalStr BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo
format Artigo
author SILVA, Jerry Campos
title Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia
title_short Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia
title_full Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia
title_fullStr Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia
title_sort estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em santarém / pará: um relato de experiencia
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2172
_version_ 1829179816715223040
score 11.755432