/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia
The paper presents the activities performed during the supervised internship practice in a public high school and aims to describe the experiences lived during the Supervised Internship II - Management of Educational and High School Informatics Laboratory, of the Degree in Educational Informatics. F...
Autor principal: | SILVA, Jerry Campos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2172 |
id |
ir-123456789-2172 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-21722024-11-21T22:17:29Z Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia SILVA, Jerry Campos BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo http://lattes.cnpq.br/7125374751055075 https://orcid.org/0000-0002-8423-4466 Estágio Supervisionado Ensino Médio Laboratório de Informática Softwares Educacionais CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA The paper presents the activities performed during the supervised internship practice in a public high school and aims to describe the experiences lived during the Supervised Internship II - Management of Educational and High School Informatics Laboratory, of the Degree in Educational Informatics. Federal University of Western Pará. These took place in the computer lab of the State School of Elementary and High School Admiral Soares Dutra, located in Santarém / PA, from October 2018 to January 2019. The starting point was a proposal reorganization of space, followed by observation in the computer lab. In the didactic scope, a work plan was elaborated with the teachers of the school, to define what would be the ways to assist and integrate the technologies in the conducting activities. This is a descriptive research developed in 3 steps: observation, management of the computer lab and conducting with the high school classes of the school. Having bibliographic reference that addresses the use of digital tools used in the computer lab to develop activities with the aid of the use of software and educational tools in learning teaching. The importance of ICTs in the development process of teaching and learning was highlighted in order to contribute to the construction of knowledge. O trabalho apresenta as atividades realizadas durante a prática de estagio supervisionado numa escola pública de ensino médio e tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado II - Gerenciamento de Laboratório de Informática Educativa e Ensino Médio, do Curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará. Estas ocorreram no laboratório de Informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Soares Dutra, localizada em Santarém/PA, no período de outubro de 2018 a janeiro de 2019. O ponto de partida foi uma proposta de reorganização do espaço, seguido da observação no laboratório de Informática. No âmbito didático, foi elaborado um plano de trabalho com os professores da escola, para se definir quais seriam as formas de auxiliar e integrar as tecnologias nas atividades de regência. Trata-se de uma pesquisa descritiva desenvolvida em 3 etapas: observação, gerenciamento de laboratório de Informática e regência com as turmas do ensino médio da referida escola. Tendo referencial bibliográfico que aborda a utilização das ferramentas digitais usados no laboratório de Informática para desenvolver atividades com o auxilio uso dos softwares e ferramentas educacionais no ensino aprendizado. Evidenciou-se a importância das TICs no processo de desenvolvimento do ensino aprendizagem de modo a contribuir na construção do conhecimento. 2024-11-21T22:14:49Z 2024-11-21T22:14:49Z 2019 Article SILVA, Jerry Campos. Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia. Orientadora: Tânia Suely Azevedo Brasileiro. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Informática educacional) – Instituto de CIências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2172 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2172 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Not applicable UFOPA Instituto de CIências da Educação PDF |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Estágio Supervisionado Ensino Médio Laboratório de Informática Softwares Educacionais CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Estágio Supervisionado Ensino Médio Laboratório de Informática Softwares Educacionais CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SILVA, Jerry Campos Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia |
topic_facet |
Estágio Supervisionado Ensino Médio Laboratório de Informática Softwares Educacionais CNPQ:: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
The paper presents the activities performed during the supervised internship practice in a public high school and aims to describe the experiences lived during the Supervised Internship II - Management of Educational and High School Informatics Laboratory, of the Degree in Educational Informatics. Federal University of Western Pará. These took place in the computer lab of the State School of Elementary and High School Admiral Soares Dutra, located in Santarém / PA, from October 2018 to January 2019. The starting point was a proposal reorganization of space, followed by observation in the computer lab.
In the didactic scope, a work plan was elaborated with the teachers of the school, to define what would be the ways to assist and integrate the technologies in the conducting activities. This is a descriptive research developed in 3 steps: observation, management of the computer lab and conducting with the high school classes of the school. Having bibliographic reference that addresses the use of digital tools used in the computer lab to develop activities with the aid of the use of software and educational tools in learning teaching. The importance of ICTs in the development process of teaching and learning was highlighted in order to contribute to the construction of knowledge. |
author_additional |
BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo |
author_additionalStr |
BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Jerry Campos |
title |
Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia |
title_short |
Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia |
title_full |
Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia |
title_fullStr |
Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia |
title_full_unstemmed |
Estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em Santarém / Pará: um relato de experiencia |
title_sort |
estágio supervisionado em laboratório de informática em uma escola de ensino médio em santarém / pará: um relato de experiencia |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/2172 |
_version_ |
1829179816715223040 |
score |
11.755432 |