Dissertação

O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa

The present Work brings reflexions about the difficulties of the physical teaching in locked places. Motivated by the searching of new instruments educational to the education behind bans the goal of this work is the application of strategies methodologic since of the use of technologies of informat...

ver descrição completa

Autor principal: PINTO, Ider Erivan Porto
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/469
id ir-123456789-469
recordtype dspace
spelling ir-123456789-4692021-03-11T04:14:35Z O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa PINTO, Ider Erivan Porto ALMEIDA, Rodolfo Maduro Ensino de Física Educação Prisional Experimentação Simuladores Investigação CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS The present Work brings reflexions about the difficulties of the physical teaching in locked places. Motivated by the searching of new instruments educational to the education behind bans the goal of this work is the application of strategies methodologic since of the use of technologies of information and communication (TIC¹s) emphasizing the experimentation virtual whit the uses of simulators educational together with the learning by investigation and significative learning. For many, as instruments to realize, was used a research bibliographic qualitative. The samples were collected for questioners of characterization of class ,of levels of intention of the content and individual report of the pupils in privation of freedom ,before and after of application of methodologic strategies, whit the result of compare and analyse, identify its efficiency in the educational process, considering all the limitations possible about this lounge, the less of minimum structure to the teaching learning of physics’, and even so of sciences in a general way, besides the particularities of each criminal establishment, the study looks yet contextualize the reality of the school in surrounding of no liberty and the profile of the pupils to promote a methodology centralized in them, from now to their particularities and its knowledge denoted in its pedagogic will be a instrument significant of enormous educational value ,considering the massive lack of compatible material with the theme in study, contributing of a significative way to improve learning presented in criminal school. Serving of support material to the teacher of physics, inside of the context of prisoned education, showing that many difficulties appear in each day, braving future opportunities to the creation of new work hart bring methodologic alternatives to the consolidation and a good efficiency of education in spaces of privacy of freedom, with a more human way and other direction as the main character. O presente trabalho traz reflexões sobre as dificuldades do ensino de Física em ambientes prisionais. Motivado pela busca de novos instrumentos educacionais para a educação entre grades, o objetivo deste trabalho é a aplicação de estratégias metodológicas a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), enfatizando a experimentação virtual, com uso de simuladores educacionais em conjunto com o ensino por investigação e a aprendizagem significativa. Para tanto, como instrumentos para referendar-se, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Os dados foram coletados a partir de questionários de caracterização da turma, de níveis de aprofundamento do conteúdo e relatos individuais dos alunos em privação de liberdade, antes e depois da aplicação da estratégia metodológica, com a finalidade de compará-los e analisá-los, identificando sua eficiência no processo educacional, considerando todas as limitações possíveis desse tipo de ambiente, a falta de estrutura mínima para o ensino-aprendizado de Física, e até mesmo de Ciências de um modo geral, além das particularidades de cada estabelecimento penal. O estudo visa ainda contextualizar a realidade da escola em ambientes de privação de liberdade e o perfil dos alunos, para promover uma metodologia centralizada nestes, a partir de suas particularidades e seu conhecimento empírico denotados em suas experiências adquiridas. A produção didático-pedagógica será um instrumento de enorme valor educacional, considerando a enorme carência de material compatível com o tema abordado, contribuindo de maneira significativa para a minimização das dificuldades apresentadas em escolas prisionais, servindo como material de apoio aos demais professores de Física, inseridos no contexto da educação prisional, salientando que muitos obstáculos surgem a cada dia que passa, proporcionando futuras oportunidades para a idealização de novos trabalhos que busquem alternativas metodológicas para a consolidação e maior eficiência da educação em espaços de privação de liberdade, de forma mais humana e descentralizadora quanto ao personagem principal. 2021-03-11T03:37:17Z 2021-03-11T03:37:17Z 2018-12-04 Dissertation PINTO, Ider Erivan Porto. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa. Orientador: Rodolfo Maduro Almeida. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Física) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/469. Acesso: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/469 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Ensino de Física
Educação Prisional
Experimentação
Simuladores
Investigação
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS
spellingShingle Ensino de Física
Educação Prisional
Experimentação
Simuladores
Investigação
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS
PINTO, Ider Erivan Porto
O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa
topic_facet Ensino de Física
Educação Prisional
Experimentação
Simuladores
Investigação
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS
description The present Work brings reflexions about the difficulties of the physical teaching in locked places. Motivated by the searching of new instruments educational to the education behind bans the goal of this work is the application of strategies methodologic since of the use of technologies of information and communication (TIC¹s) emphasizing the experimentation virtual whit the uses of simulators educational together with the learning by investigation and significative learning. For many, as instruments to realize, was used a research bibliographic qualitative. The samples were collected for questioners of characterization of class ,of levels of intention of the content and individual report of the pupils in privation of freedom ,before and after of application of methodologic strategies, whit the result of compare and analyse, identify its efficiency in the educational process, considering all the limitations possible about this lounge, the less of minimum structure to the teaching learning of physics’, and even so of sciences in a general way, besides the particularities of each criminal establishment, the study looks yet contextualize the reality of the school in surrounding of no liberty and the profile of the pupils to promote a methodology centralized in them, from now to their particularities and its knowledge denoted in its pedagogic will be a instrument significant of enormous educational value ,considering the massive lack of compatible material with the theme in study, contributing of a significative way to improve learning presented in criminal school. Serving of support material to the teacher of physics, inside of the context of prisoned education, showing that many difficulties appear in each day, braving future opportunities to the creation of new work hart bring methodologic alternatives to the consolidation and a good efficiency of education in spaces of privacy of freedom, with a more human way and other direction as the main character.
author_additional ALMEIDA, Rodolfo Maduro
author_additionalStr ALMEIDA, Rodolfo Maduro
format Dissertação
author PINTO, Ider Erivan Porto
title O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa
title_short O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa
title_full O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa
title_fullStr O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa
title_full_unstemmed O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa
title_sort o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de física na educação prisional com ênfase na experimentação virtual investigativa
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/469
_version_ 1787156257464909824
score 11.755432