/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Uma proposta para o ensino inclusivo de física mediada por materiais manipuláveis: modelos atômicos feitos com miriti.
O presente trabalho apresenta uma proposta didática que tem como objetivo a elaboração de um material experimental inclusivo para auxiliar as Pessoas com Deficiência – PcD, nas turmas regulares de ensino, nas aulas de Física Moderna e Contemporânea. Nomeadamente serão explorados conceitos das teoria...
Autor principal: | ARAÚJO, Larissa do Rosário de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5298 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho apresenta uma proposta didática que tem como objetivo a elaboração de um material experimental inclusivo para auxiliar as Pessoas com Deficiência – PcD, nas turmas regulares de ensino, nas aulas de Física Moderna e Contemporânea. Nomeadamente serão explorados conceitos das teorias atômicas propostas pelos cientistas Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. A ideia é proporcionar ao aluno uma melhor compreensão sobre conceitos físicos, construir conceitos científicos e estimular a curiosidade. O tipo de pesquisa utilizada neste trabalho é de caráter exploratório, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica. A metodologia utilizada será baseada na produção de modelos atômicos feitos com miriti, isto é, serão confeccionadas “bolinhas” de diferentes tamanhos para simular cada umas das estruturas atômicas. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Física, bem como da vivência e da experiência profissional no ambiente de uma escola inclusiva é de suma importância para desenvolver a educação inclusiva nas escolas de uma forma geral. Finalmente, o material confeccionado poderá ser utilizado como material de apoio pelos professores do Ensino Médio, a fim de tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo para todos os estudantes. Espera-se com essa proposta didática, que os alunos compreendam com mais clareza os conceitos propostos através do manuseio e contato com os materiais utilizados. |