/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil
Este trabalho apresenta uma pesquisa teórico-conceitual acerca da Contação de Histórias; mira o problema da banalização e do esvaziamento crítico em torno desta atividade e pergunta: o que significa contar histórias na Educação Infantil? Objetivando conhecer seus antecedentes históricos, sua identid...
Autor principal: | PACHECO, Francisco Egon da Conceição |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/500 |
id |
ir-123456789-500 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-5002021-03-20T18:58:29Z Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil PACHECO, Francisco Egon da Conceição COSTA, Sinara Almeida da Contação de Histórias Imaginação Educação infantil Teoria Histórico-culltural Contexto Amazônico Este trabalho apresenta uma pesquisa teórico-conceitual acerca da Contação de Histórias; mira o problema da banalização e do esvaziamento crítico em torno desta atividade e pergunta: o que significa contar histórias na Educação Infantil? Objetivando conhecer seus antecedentes históricos, sua identidade conceitual, o modo como é sistematizada pela Teoria Histórico-Cultural, além dos princípios básicos que regem a presença da Contação de Histórias na primeira etapa da Educação Básica. A partir de um método global-analítico, a pesquisa concentrou-se nas contradições que formam e entornam o objeto em sua dinâmica social, tomando como procedimentos: levantamento bibliográfico, análise crítica das concepções de Contação de Histórias, Educação e Imaginação; contribuições da experiência do autor e produção do argumento de síntese. Os resultados foram organizados em 4 Movimentos Temáticos e 1 Apêndice abordando, respectivamente: Contação de Histórias e sua Unidade Social; Imaginação, Fantasia e Fabulação; Educação Infantil enquanto convite à Fabulação; Narrar, Fabular, Viver (des)encantos em uma Totalidade; Pesquisas Educacionais acerca da Contação de Histórias na Educação Infantil. A importância da pesquisa consiste em firmar um referencial de conhecimento para os fundamentos teórico-metodológicos da Contação de Histórias em contextos educacionais; compreender seu papel de enriquecedora da Imaginação infantil pelo contato com a cultura narrativa desenvolvida pelas sociedades humanas e que formam o fabulário universal; expor a teia de afinidades, atravessamentos e especificidades do objeto de estudo com a literatura, o teatro e a brincadeira de faz-de-conta; apresentar os fundamentos iniciais do conceito narração dialógica com projeção epistêmica para uma abordagem pedagógica coerente da Contação de Histórias; fortalecer a consciência pedagógica, no sentido de superar as concepções de apelo subjetivista e as práticas escolares comuns, pela fundamentação da Contação de Histórias como atividade de valor cultural e estético, tendo em vista a formação humana, considerando ainda os desafios da Educação Infantil na Amazônia. 2021-03-20T18:57:41Z 2021-03-20T18:57:41Z 2020 Dissertation PACHECO. Francisco Egon da Conceição. Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil. Orientadora: Sinara Almeida da Costa. 2020. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/500 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/500 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Contação de Histórias Imaginação Educação infantil Teoria Histórico-culltural Contexto Amazônico |
spellingShingle |
Contação de Histórias Imaginação Educação infantil Teoria Histórico-culltural Contexto Amazônico PACHECO, Francisco Egon da Conceição Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil |
topic_facet |
Contação de Histórias Imaginação Educação infantil Teoria Histórico-culltural Contexto Amazônico |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa teórico-conceitual acerca da Contação de Histórias; mira o problema da banalização e do esvaziamento crítico em torno desta atividade e pergunta: o que significa contar histórias na Educação Infantil? Objetivando conhecer seus antecedentes históricos, sua identidade conceitual, o modo como é sistematizada pela Teoria Histórico-Cultural, além dos princípios básicos que regem a presença da Contação de Histórias na primeira etapa da Educação Básica. A partir de um método global-analítico, a pesquisa concentrou-se nas contradições que formam e entornam o objeto em sua dinâmica social, tomando como procedimentos: levantamento bibliográfico, análise crítica das concepções de Contação de Histórias, Educação e Imaginação; contribuições da experiência do autor e produção do argumento de síntese. Os resultados foram organizados em 4 Movimentos Temáticos e 1 Apêndice abordando, respectivamente: Contação de Histórias e sua Unidade Social; Imaginação, Fantasia e Fabulação; Educação Infantil enquanto convite à Fabulação; Narrar, Fabular, Viver (des)encantos em uma Totalidade; Pesquisas Educacionais acerca da Contação de Histórias na Educação Infantil. A importância da pesquisa consiste em firmar um referencial de conhecimento para os fundamentos teórico-metodológicos da
Contação de Histórias em contextos educacionais; compreender seu papel de enriquecedora da Imaginação infantil pelo contato com a cultura narrativa desenvolvida pelas sociedades humanas e que formam o fabulário universal; expor a teia de afinidades, atravessamentos e especificidades do objeto de estudo com a literatura, o teatro e a brincadeira de faz-de-conta; apresentar os fundamentos iniciais do conceito narração dialógica com projeção epistêmica para uma abordagem pedagógica coerente da Contação de Histórias; fortalecer a consciência pedagógica, no sentido de superar as concepções de apelo subjetivista e as práticas escolares comuns, pela fundamentação da Contação de Histórias como atividade de valor cultural e
estético, tendo em vista a formação humana, considerando ainda os desafios da Educação Infantil na Amazônia. |
author_additional |
COSTA, Sinara Almeida da |
author_additionalStr |
COSTA, Sinara Almeida da |
format |
Dissertação |
author |
PACHECO, Francisco Egon da Conceição |
title |
Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil |
title_short |
Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil |
title_full |
Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil |
title_fullStr |
Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Num tempo do era... Foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil |
title_sort |
num tempo do era... foi o principezinho (des)encantado: contação de histórias. imaginação. educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/500 |
_version_ |
1787156291307700224 |
score |
11.755432 |