Dissertação

O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018

Este trabalho apresenta o estado do conhecimento, elencando as pesquisas da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD, do qual fazem parte, a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a Fundação Universidade Federal de Rondôni...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Nirlanda Figueiredo da
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504
id ir-123456789-504
recordtype dspace
spelling ir-123456789-5042021-04-10T18:45:41Z O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018 SILVA, Nirlanda Figueiredo da COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa Educação integral Políticas públicas Concepções Este trabalho apresenta o estado do conhecimento, elencando as pesquisas da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD, do qual fazem parte, a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e a UFOPA. Tais pesquisas versam sobre políticas indutoras de educação integral, das quais se destacam o Programa Mais Educação – PME (BRASIL, 2007) e o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (BRASIL, 2009). Teve por objetivo analisar as concepções de educação integral das dissertações defendidas no período de 2016 a 2018. É um estudo realizado por meio de análise bibliográfica e documental. A pesquisa está embasada nas reflexões Cavaliere (2014) e Gadotti (2009) acerca de educação integral; em relação aos conceitos de política, consideramos os estudos Höfling (2001). Verificou-se, a partir da leitura das dissertações, que o PME e o ProEMI são evidenciados como políticas públicas indutoras de educação integral, que unificam ações que beneficiam a comunidade escolar. Entretanto, a partir das experiências descritas pelas dissertações, verifica-se que tais programas necessitam de uma ampla discussão, em virtude de apresentarem lacunas que impedem o bom andamento das atividades. A análise dos textos mostra que, embora haja discussão relacionada à temática da educação integral, ainda existem concepções que não estão de acordo com suas premissas. O relato dos autores enfatiza que, embora se tenha obtido avanços, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual dos alunos, ainda há necessidade de ajustes, sobretudo, no que se refere à concepção do que seja educação integral. As pesquisas evidenciaram também, a importância de se considerar o contexto no qual estão inseridos e que, a região Oeste do Pará contém especificidades, tais como, as dificuldades de deslocamento para algumas áreas e precariedade na estrutura física das escolas; fatores que devem ser considerados. Tendo em vista esses aspectos, as pesquisas descritas são de suma importância para a ampliação do debate sobre educação integral, tendo em vista que, os envolvidos não têm clareza de suas concepções. 2021-03-20T19:41:05Z 2021-03-20T19:41:05Z 2019 Dissertation SILVA, Nirlanda Figueiredo da. O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2019. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Educação integral
Políticas públicas
Concepções
spellingShingle Educação integral
Políticas públicas
Concepções
SILVA, Nirlanda Figueiredo da
O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018
topic_facet Educação integral
Políticas públicas
Concepções
description Este trabalho apresenta o estado do conhecimento, elencando as pesquisas da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD, do qual fazem parte, a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR e a UFOPA. Tais pesquisas versam sobre políticas indutoras de educação integral, das quais se destacam o Programa Mais Educação – PME (BRASIL, 2007) e o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI (BRASIL, 2009). Teve por objetivo analisar as concepções de educação integral das dissertações defendidas no período de 2016 a 2018. É um estudo realizado por meio de análise bibliográfica e documental. A pesquisa está embasada nas reflexões Cavaliere (2014) e Gadotti (2009) acerca de educação integral; em relação aos conceitos de política, consideramos os estudos Höfling (2001). Verificou-se, a partir da leitura das dissertações, que o PME e o ProEMI são evidenciados como políticas públicas indutoras de educação integral, que unificam ações que beneficiam a comunidade escolar. Entretanto, a partir das experiências descritas pelas dissertações, verifica-se que tais programas necessitam de uma ampla discussão, em virtude de apresentarem lacunas que impedem o bom andamento das atividades. A análise dos textos mostra que, embora haja discussão relacionada à temática da educação integral, ainda existem concepções que não estão de acordo com suas premissas. O relato dos autores enfatiza que, embora se tenha obtido avanços, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual dos alunos, ainda há necessidade de ajustes, sobretudo, no que se refere à concepção do que seja educação integral. As pesquisas evidenciaram também, a importância de se considerar o contexto no qual estão inseridos e que, a região Oeste do Pará contém especificidades, tais como, as dificuldades de deslocamento para algumas áreas e precariedade na estrutura física das escolas; fatores que devem ser considerados. Tendo em vista esses aspectos, as pesquisas descritas são de suma importância para a ampliação do debate sobre educação integral, tendo em vista que, os envolvidos não têm clareza de suas concepções.
author_additional COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
author_additionalStr COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
format Dissertação
author SILVA, Nirlanda Figueiredo da
title O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018
title_short O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018
title_full O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018
title_fullStr O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018
title_full_unstemmed O Estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do PPGE/UFOPA de 2016 à 2018
title_sort o estado do conhecimento sobre educação integral em tempo integral nas dissertações do ppge/ufopa de 2016 à 2018
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/504
_version_ 1829179619057598464
score 11.755432