Dissertação

Políticas educacionais do Mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014)

From the 90’s on, it is possible to highlight in Brazil that the issues which comprehend the organization and implementation of educational policies for teachers’ background concerning the public basic education have been considerably intensified, where such background intends to minimize prob...

ver descrição completa

Autor principal: BARRETO, Eliane Gracy Lemos
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/517
id ir-123456789-517
recordtype dspace
spelling ir-123456789-5172021-03-24T02:02:51Z Políticas educacionais do Mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014) BARRETO, Eliane Gracy Lemos COLARES, Anselmo Alencar http://lattes.cnpq.br/1107767923215438 http://orcid.org/0000-0002-1767-5640 Educação Política Educacional Formação docente Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica PARFOR CNPQ::EDUCAÇÃO::ECONOMIA DA EDUCAÇÃO::POLÍTICA EDUCACIONAL HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA EDUCAÇÃO. POLÍTICA EDUCACIONAL From the 90’s on, it is possible to highlight in Brazil that the issues which comprehend the organization and implementation of educational policies for teachers’ background concerning the public basic education have been considerably intensified, where such background intends to minimize problems regarding school failure in order to improve teaching quality, and furthermore, value these professionals .This way, this paper is inserted in the qualitative approach for data analysis. It has as a general objective to analyze the National Plan of Teachers’ Background concerning Basic Education (PARFOR) as an educational policy of the Education Ministry (MEC) for teaching background and its implementation process at the Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) in front of the demand regarding professional training in Monte Alegre town, aiming its operating mode , goals and intentions , as well as its coverage area concerning the teaching background in the period of 2010 – 2014. As analytical references the bibliographic production about the theme, the PARFOR regulatory rules, the available information at the electronic website which manages the process of teachers’ registration and selection – Platform Freire, the questionnaires and surveys applied to the PARFOR coordinators in Santarém and Monte Alegre cities and to the Education Secretary of Monte Alegre city were used .From this analysis , it was possible to highlight the features in the implementation process concerning this Plan at this University, its limits and possibilities ,successes and weaknesses , as it was possible to obtain quantitative data which show this Plan achievement concerning teachers’ background / training who deal with the public Basic Education in the west region of Pará. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A partir dos anos de 1990, é possível evidenciar no Brasil que as questões que envolvem a organização e implementação de políticas educacionais para a formação de professores da educação básica pública se intensificaram consideravelmente. Tal formação é vislumbrada no intento de minimizar os problemas relacionados ao fracasso escolar com vistas à melhoria da qualidade do ensino, e ainda, na intenção de valorização desses profissionais. A pesquisa da qual resulta esta dissertação teve como objetivo geral analisar o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) enquanto uma política educacional do Ministério da Educação (MEC) para a formação docente e seu processo de implementação na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) diante da demanda por capacitação profissional no município de Monte Alegre, tendo em vista seu modo de funcionamento, objetivos e intencionalidades, assim como sua área de abrangência no que diz respeito à formação docente no período de 2010-2014. Com o apoio das referências analíticas disponíveis na produção bibliográfica sobre o tema, utilizamos a abordagem qualitativa para a análise das normas reguladoras do PARFOR, das informações disponíveis no site eletrônico que gerencia o processo de inscrição e seleção dos professores – Plataforma Freire, os questionários e as entrevistas realizadas com os coordenadores do PARFOR nos municípios de Santarém e Monte Alegre e com o Secretário de Educação do município de Monte Alegre. A partir desta análise foi possível evidenciar particularidades no processo de implementação deste Plano na Ufopa, seus limites e possibilidades, sucessos e fragilidades, assim como foi possível obter dados quantitativos que revelam o alcance deste Plano no que diz respeito à formação/capacitação de docentes que atuam na Educação Básica pública na região Oeste do Pará. 2021-03-23T23:17:41Z 2021-03-23T23:17:41Z 2016-02-19 Dissertation BARRETO, Eliane Gracy Lemos. Políticas educacionais do mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014). Orientador: Anselmo Alencar Colares. 2016. 170 f. Dissertação (Dissertação em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/517 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/517 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação UFOPA Instituto de Ciências da Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Educação
Política Educacional
Formação docente
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica
PARFOR
CNPQ::EDUCAÇÃO::ECONOMIA DA EDUCAÇÃO::POLÍTICA EDUCACIONAL
HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA
EDUCAÇÃO. POLÍTICA EDUCACIONAL
spellingShingle Educação
Política Educacional
Formação docente
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica
PARFOR
CNPQ::EDUCAÇÃO::ECONOMIA DA EDUCAÇÃO::POLÍTICA EDUCACIONAL
HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA
EDUCAÇÃO. POLÍTICA EDUCACIONAL
BARRETO, Eliane Gracy Lemos
Políticas educacionais do Mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014)
topic_facet Educação
Política Educacional
Formação docente
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica
PARFOR
CNPQ::EDUCAÇÃO::ECONOMIA DA EDUCAÇÃO::POLÍTICA EDUCACIONAL
HISTÓRIA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL NA AMAZÔNIA
EDUCAÇÃO. POLÍTICA EDUCACIONAL
description From the 90’s on, it is possible to highlight in Brazil that the issues which comprehend the organization and implementation of educational policies for teachers’ background concerning the public basic education have been considerably intensified, where such background intends to minimize problems regarding school failure in order to improve teaching quality, and furthermore, value these professionals .This way, this paper is inserted in the qualitative approach for data analysis. It has as a general objective to analyze the National Plan of Teachers’ Background concerning Basic Education (PARFOR) as an educational policy of the Education Ministry (MEC) for teaching background and its implementation process at the Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) in front of the demand regarding professional training in Monte Alegre town, aiming its operating mode , goals and intentions , as well as its coverage area concerning the teaching background in the period of 2010 – 2014. As analytical references the bibliographic production about the theme, the PARFOR regulatory rules, the available information at the electronic website which manages the process of teachers’ registration and selection – Platform Freire, the questionnaires and surveys applied to the PARFOR coordinators in Santarém and Monte Alegre cities and to the Education Secretary of Monte Alegre city were used .From this analysis , it was possible to highlight the features in the implementation process concerning this Plan at this University, its limits and possibilities ,successes and weaknesses , as it was possible to obtain quantitative data which show this Plan achievement concerning teachers’ background / training who deal with the public Basic Education in the west region of Pará.
author_additional COLARES, Anselmo Alencar
author_additionalStr COLARES, Anselmo Alencar
format Dissertação
author BARRETO, Eliane Gracy Lemos
title Políticas educacionais do Mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014)
title_short Políticas educacionais do Mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014)
title_full Políticas educacionais do Mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014)
title_fullStr Políticas educacionais do Mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014)
title_full_unstemmed Políticas educacionais do Mec para a formação docente: uma análise sobre o Parfor na Ufopa (2010-2014)
title_sort políticas educacionais do mec para a formação docente: uma análise sobre o parfor na ufopa (2010-2014)
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/517
_version_ 1787156321281245184
score 11.755432