Dissertação

ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA

The importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at child learning and development, is presented as the central theme of this work. In planning, basic factors must be intentionally included, such as: where you want to go and the most favorable strategies to achi...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Célia Maria Guimarães
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730
id ir-123456789-730
recordtype dspace
spelling ir-123456789-7302023-01-16T22:17:58Z ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA SANTOS, Célia Maria Guimarães COSTA, Sinara Almeida da http://lattes.cnpq.br/4985156340614183 Educação Infantil. Planejamento Escolar Teoria Histórico Cultural CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes Conhecimento e Formação na Educação Escolar The importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at child learning and development, is presented as the central theme of this work. In planning, basic factors must be intentionally included, such as: where you want to go and the most favorable strategies to achieve what you want. The study is based on characteristics of the historicalcultural theory, having as one of the assumptions the constitution and development of man from the relationship he establishes with the other, showing the fundamental role that the school plays when it proposes, plans, implements actions and activities seeking the full development of children. This research aimed to understand the planning of educational actions developed by a teacher of a kindergarten class in the city of Santarém-PA. The study was based on the ideas of Vygotsky (1996), Leontiev (1978), Menegolla and Sant'Anna (2003), Ostetto (2000), among others. This study was carried out through bibliographic research and field research through observation and interview. As a result, it was found that planning in early childhood education is challenging and has generated hesitation on the part of educators today. It was observed that planning is essential in any situation, whether daily or life, especially in education and especially in early childhood education, given the relevance that activities in this context have for the integral development of the child, especially when activities aimed at education are intentionally planned, executed, evaluated, and re-planned by the teacher in order to enable the child's learning and development. Coordenação de Apoio e Pesquisa em Ensino Superior (CAPES) A importância do planejamento das ações pedagógicas na educação infantil, visando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, é apresentado como temática central deste trabalho. No planejamento há de constar intencionalmente fatores básicos, como: onde se pretende chegar e as estratégias mais favoráveis para alcançar o que se deseja. O estudo baseiase em características da teoria histórico-cultural, tendo como um dos pressupostos a constituição e desenvolvimento do homem a partir da relação que estabelece com o outro, evidenciando o papel fundamental que a escola exerce quando propõe, planeja, implementa ações e atividades buscando o pleno desenvolvimento infantil. Esta pesquisa objetivou compreender o planejamento das ações educativas desenvolvidas por uma professora de uma turma de educação infantil no município de Santarém-PA. O estudo fundamentou-se nas ideias de Vigotski (1996), Leontiev (1978), Menegolla e Sant’Anna (2003), Ostetto (2000), dentre outros. A concretização deste estudo ocorreu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de observação e entrevista. Como resultado, constatou-se que planejar na educação infantil é desafiador e tem gerado hesitação por parte de educadores na atualidade. Observou-se que o planejamento é essencial em qualquer situação, seja do cotidiano, da vida, sobretudo na educação e especialmente à da educação infantil, dada a relevância que as atividades nesse contexto têm para com o desenvolvimento integral da criança, sobretudo quando as atividades voltadas para a educação são intencionalmente planejadas, executadas, avaliadas e replanejadas pelo professor com a finalidade de possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. 2023-01-16T18:23:51Z 2023-01-16T18:23:51Z 2021-12-21 Dissertation SANTOS, Célia Maria Guimarães. Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA . Orientador: Sinara Almeida da Costa. 2021. 67f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Biociências UFOPA Instituto de CIências da Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Educação Infantil.
Planejamento Escolar
Teoria Histórico Cultural
CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes
Conhecimento e Formação na Educação Escolar
spellingShingle Educação Infantil.
Planejamento Escolar
Teoria Histórico Cultural
CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes
Conhecimento e Formação na Educação Escolar
SANTOS, Célia Maria Guimarães
ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA
topic_facet Educação Infantil.
Planejamento Escolar
Teoria Histórico Cultural
CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes
Conhecimento e Formação na Educação Escolar
description The importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at child learning and development, is presented as the central theme of this work. In planning, basic factors must be intentionally included, such as: where you want to go and the most favorable strategies to achieve what you want. The study is based on characteristics of the historicalcultural theory, having as one of the assumptions the constitution and development of man from the relationship he establishes with the other, showing the fundamental role that the school plays when it proposes, plans, implements actions and activities seeking the full development of children. This research aimed to understand the planning of educational actions developed by a teacher of a kindergarten class in the city of Santarém-PA. The study was based on the ideas of Vygotsky (1996), Leontiev (1978), Menegolla and Sant'Anna (2003), Ostetto (2000), among others. This study was carried out through bibliographic research and field research through observation and interview. As a result, it was found that planning in early childhood education is challenging and has generated hesitation on the part of educators today. It was observed that planning is essential in any situation, whether daily or life, especially in education and especially in early childhood education, given the relevance that activities in this context have for the integral development of the child, especially when activities aimed at education are intentionally planned, executed, evaluated, and re-planned by the teacher in order to enable the child's learning and development.
author_additional COSTA, Sinara Almeida da
author_additionalStr COSTA, Sinara Almeida da
format Dissertação
author SANTOS, Célia Maria Guimarães
title ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA
title_short ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA
title_full ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA
title_fullStr ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA
title_full_unstemmed ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA
title_sort ntos, célia maria guimarães planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de santarém-pa
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730
_version_ 1829179658479861760
score 11.755432