/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA
The importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at child learning and development, is presented as the central theme of this work. In planning, basic factors must be intentionally included, such as: where you want to go and the most favorable strategies to achi...
Autor principal: | SANTOS, Célia Maria Guimarães |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730 |
id |
ir-123456789-730 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-7302023-01-16T22:17:58Z ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA SANTOS, Célia Maria Guimarães COSTA, Sinara Almeida da http://lattes.cnpq.br/4985156340614183 Educação Infantil. Planejamento Escolar Teoria Histórico Cultural CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes Conhecimento e Formação na Educação Escolar The importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at child learning and development, is presented as the central theme of this work. In planning, basic factors must be intentionally included, such as: where you want to go and the most favorable strategies to achieve what you want. The study is based on characteristics of the historicalcultural theory, having as one of the assumptions the constitution and development of man from the relationship he establishes with the other, showing the fundamental role that the school plays when it proposes, plans, implements actions and activities seeking the full development of children. This research aimed to understand the planning of educational actions developed by a teacher of a kindergarten class in the city of Santarém-PA. The study was based on the ideas of Vygotsky (1996), Leontiev (1978), Menegolla and Sant'Anna (2003), Ostetto (2000), among others. This study was carried out through bibliographic research and field research through observation and interview. As a result, it was found that planning in early childhood education is challenging and has generated hesitation on the part of educators today. It was observed that planning is essential in any situation, whether daily or life, especially in education and especially in early childhood education, given the relevance that activities in this context have for the integral development of the child, especially when activities aimed at education are intentionally planned, executed, evaluated, and re-planned by the teacher in order to enable the child's learning and development. Coordenação de Apoio e Pesquisa em Ensino Superior (CAPES) A importância do planejamento das ações pedagógicas na educação infantil, visando a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, é apresentado como temática central deste trabalho. No planejamento há de constar intencionalmente fatores básicos, como: onde se pretende chegar e as estratégias mais favoráveis para alcançar o que se deseja. O estudo baseiase em características da teoria histórico-cultural, tendo como um dos pressupostos a constituição e desenvolvimento do homem a partir da relação que estabelece com o outro, evidenciando o papel fundamental que a escola exerce quando propõe, planeja, implementa ações e atividades buscando o pleno desenvolvimento infantil. Esta pesquisa objetivou compreender o planejamento das ações educativas desenvolvidas por uma professora de uma turma de educação infantil no município de Santarém-PA. O estudo fundamentou-se nas ideias de Vigotski (1996), Leontiev (1978), Menegolla e Sant’Anna (2003), Ostetto (2000), dentre outros. A concretização deste estudo ocorreu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de observação e entrevista. Como resultado, constatou-se que planejar na educação infantil é desafiador e tem gerado hesitação por parte de educadores na atualidade. Observou-se que o planejamento é essencial em qualquer situação, seja do cotidiano, da vida, sobretudo na educação e especialmente à da educação infantil, dada a relevância que as atividades nesse contexto têm para com o desenvolvimento integral da criança, sobretudo quando as atividades voltadas para a educação são intencionalmente planejadas, executadas, avaliadas e replanejadas pelo professor com a finalidade de possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. 2023-01-16T18:23:51Z 2023-01-16T18:23:51Z 2021-12-21 Dissertation SANTOS, Célia Maria Guimarães. Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA . Orientador: Sinara Almeida da Costa. 2021. 67f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Biociências UFOPA Instituto de CIências da Educação 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA |
collection |
DSpace |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Infantil. Planejamento Escolar Teoria Histórico Cultural CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes Conhecimento e Formação na Educação Escolar |
spellingShingle |
Educação Infantil. Planejamento Escolar Teoria Histórico Cultural CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes Conhecimento e Formação na Educação Escolar SANTOS, Célia Maria Guimarães ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA |
topic_facet |
Educação Infantil. Planejamento Escolar Teoria Histórico Cultural CNPQ:: Lingüística, Letras e Artes Conhecimento e Formação na Educação Escolar |
description |
The importance of planning pedagogical actions in early childhood education, aiming at child
learning and development, is presented as the central theme of this work. In planning, basic
factors must be intentionally included, such as: where you want to go and the most favorable
strategies to achieve what you want. The study is based on characteristics of the historicalcultural theory, having as one of the assumptions the constitution and development of man from
the relationship he establishes with the other, showing the fundamental role that the school
plays when it proposes, plans, implements actions and activities seeking the full development
of children. This research aimed to understand the planning of educational actions developed
by a teacher of a kindergarten class in the city of Santarém-PA. The study was based on the
ideas of Vygotsky (1996), Leontiev (1978), Menegolla and Sant'Anna (2003), Ostetto (2000),
among others. This study was carried out through bibliographic research and field research
through observation and interview. As a result, it was found that planning in early childhood
education is challenging and has generated hesitation on the part of educators today. It was
observed that planning is essential in any situation, whether daily or life, especially in education
and especially in early childhood education, given the relevance that activities in this context
have for the integral development of the child, especially when activities aimed at education
are intentionally planned, executed, evaluated, and re-planned by the teacher in order to enable
the child's learning and development. |
author_additional |
COSTA, Sinara Almeida da |
author_additionalStr |
COSTA, Sinara Almeida da |
format |
Dissertação |
author |
SANTOS, Célia Maria Guimarães |
title |
ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA |
title_short |
ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA |
title_full |
ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA |
title_fullStr |
ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA |
title_full_unstemmed |
ntos, Célia Maria Guimarães Planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de Santarém-PA |
title_sort |
ntos, célia maria guimarães planejamento na educação infantil: significado para a prática pedagógica pelas lentes de uma experiência no município de santarém-pa |
publisher |
Universidade Federal do Oeste do Pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/730 |
_version_ |
1829179658479861760 |
score |
11.755432 |