/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP
The present work is configured as a basic research in the field of Education and problematizes the implementation of the new curricular standards, known as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) in Amapá from the Curriculum Standards from Amapá. The object of study is the process of elaboratio...
Autor principal: | SANTOS, Manoel Raimundo dos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/880 |
id |
ir-123456789-880 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-8802022-06-03T11:38:21Z Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP SANTOS, Manoel Raimundo dos FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes http://lattes.cnpq.br/4712716649621181 https://orcid.org/0000-0001-9124-5086 Referencial curricular amapaense Políticas educacionais Políticas curriculares - Brasil Professor - formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO The present work is configured as a basic research in the field of Education and problematizes the implementation of the new curricular standards, known as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) in Amapá from the Curriculum Standards from Amapá. The object of study is the process of elaboration and implementation of the Curriculum Standards from Amapá from the narratives of the mentors of PROBNCC/AP. To this end, a problem question is raised: how do the mentors of the Support Program for Implementation of “Common Core State Standards” (PROBNCC) understand the process of implementation of the Curriculum Standards from Amapá (RCA) at schools in the region? The general objective is to analyze the process of implementation of RCA at state and municipal schools in the state of Amapá from the perspective of the teachers mentors of the PROBNCC/AP. The methodology is carried out by a study case in a ethnographic type of qualitative approach. As a form of apprehension of data it uses observation and narrative interviews. The data was analyzed based on Discourse Analysis (AD) with Karl Marx's dialectical historical materialism as the general theory of knowledge. A presente dissertação configura-se como uma pesquisa básica na área da Educação e problematiza a materialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Amazônia Amapaense a partir do Referencial Curricular Amapaense. Neste sentido, tem como objeto de estudo o processo de elaboração e implementação do Referencial Curricular Amapaense a partir das narrativas dos professores formadores do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular do Amapá (PROBNCC/AP). Levanta-se a seguinte questão problema: como os formadores do PROBNCC compreendem o processo de construção e implementação do Referencial Curricular Amapaense (RCA) nas escolas amapaenses? Neste sentido, seu objetivo geral é: analisar o processo de construção e implementação do RCA a partir das percepções dos professores formadores do PROBNCC/AP. Em viés metodológico trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como meio de apreensão de dados faz-se uso da observação e da entrevista narrativas. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (AD) tendo como teoria geral do conhecimento o Materialismo Histórico dialético de Karl Marx. Os resultados evidenciam que educação como direito social é incompatível com o desenvolvimento de competências e que essa questão é uma das maiores contradições nesse processo pois, ao mesmo tempo em que os professores formadores defendem a educação como direito social, acreditam que isso poderá ser alcançado por meio do desenvolvimento de competências que se volta para o reforço dos privilégios de classe e promove exclusão social. 2022-05-25T14:45:03Z 2022-05-25T14:45:03Z 23-12-2020 Dissertação SANTOS, Manoel Raimundo dos. Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP. Orientadora: Arthane Menezes Figueirêdo. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/880. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/880 Acesso Aberto application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil Via SIPAC |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP |
collection |
RepositorioUnifap |
topic |
Referencial curricular amapaense Políticas educacionais Políticas curriculares - Brasil Professor - formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
spellingShingle |
Referencial curricular amapaense Políticas educacionais Políticas curriculares - Brasil Professor - formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO SANTOS, Manoel Raimundo dos Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP |
topic_facet |
Referencial curricular amapaense Políticas educacionais Políticas curriculares - Brasil Professor - formação continuada CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
The present work is configured as a basic research in the field of Education and problematizes the
implementation of the new curricular standards, known as the Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) in Amapá from the Curriculum Standards from Amapá. The object of study is the process of
elaboration and implementation of the Curriculum Standards from Amapá from the narratives of the
mentors of PROBNCC/AP. To this end, a problem question is raised: how do the mentors of the
Support Program for Implementation of “Common Core State Standards” (PROBNCC) understand
the process of implementation of the Curriculum Standards from Amapá (RCA) at schools in the
region? The general objective is to analyze the process of implementation of RCA at state and
municipal schools in the state of Amapá from the perspective of the teachers mentors of the
PROBNCC/AP. The methodology is carried out by a study case in a ethnographic type of qualitative
approach. As a form of apprehension of data it uses observation and narrative interviews. The data was
analyzed based on Discourse Analysis (AD) with Karl Marx's dialectical historical materialism as the
general theory of knowledge. |
author_additional |
FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes |
author_additionalStr |
FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes |
format |
Dissertação |
author |
SANTOS, Manoel Raimundo dos |
title |
Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP |
title_short |
Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP |
title_full |
Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP |
title_fullStr |
Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP |
title_full_unstemmed |
Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP |
title_sort |
referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do probncc/ap |
publisher |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/880 |
_version_ |
1787156049748295680 |
score |
11.755432 |