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Dissertação
Trabalho docente na reforma do ensino médio amapaense (2016-2019)
O objetivo deste estudo é analisar as Condições de Trabalho Docente no contexto da Reforma do Ensino Médio na Educação Amapaense, a partir da Lei n. 13.415/2017. Particularmente, elegemos como categorias centrais a precarização, a intensificação e as condições de trabalho. Os fundamentos teórico-met...
Autor principal: | PÁDUA, Maria de Barros da Trindade |
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Grau: | Dissertação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/884 |
Resumo: |
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O objetivo deste estudo é analisar as Condições de Trabalho Docente no contexto da Reforma do Ensino Médio na Educação Amapaense, a partir da Lei n. 13.415/2017. Particularmente, elegemos como categorias centrais a precarização, a intensificação e as condições de trabalho. Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação estão pautados no Materialismo Histórico-Dialético dos postulados de Marx, tendo como principais categorias de análise: historicidade, mediação, totalidade e a contradição. Seguindo as etapas metodológicas, o estudo de domínio da pesquisa social, direcionou-se a uma pesquisa de campo de natureza exploratória, dividida em cinco etapas: 1) levantamento e estudo bibliográfico; 2) coleta e análise documental; 3) aplicação do questionário aos docentes; 4) entrevistas aos docentes selecionados a partir das respostas dos questionários; 5) análise dos dados coletados. Os resultados indicam mudanças e implicações significativas que recaíram no trabalho docente, de forma geradora de diversos problemas. Concluímos que, o processo de implementação do novo Ensino Médio sem um debate democrático, implica para o trabalho docente em precarização, intensificação e insatisfação profissional. |