Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm

Este artigo tem como objetivo analisar o Conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho, nas versões do francês Charles Perrault e dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), no propósito de identificar¸ comparando as duas versões, a visão de infância em cada período em que as obras foram copiladas. E...

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Autor principal: COSTA, Anilta Almeida
Outros Autores: DEUS, Ivanete Souza de, PEDROZA, Katiane Lima
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/949
Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar o Conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho, nas versões do francês Charles Perrault e dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), no propósito de identificar¸ comparando as duas versões, a visão de infância em cada período em que as obras foram copiladas. Este estudo parte da análise da primeira versão escrita por Perrault, a mais violenta, quando a criança era vista como um adulto em miniatura e, posteriormente, a análise da versão que tornou o conto conhecido mundialmente. Para alcançar o propósito desta pesquisa, realizou-se a “investigação” e consulta bibliográfica de materiais teóricos a cerca da teoria literária, da literatura infantil, dos contos de fadas e de artigos com temas relacionados à infância. De modo geral, este trabalho visa contribuir para o entendimento sobre a visão do infante nos séculos XVII e XVIII e, assim, quebrar paradigmas relacionados à Literatura Infantil.