/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm
Este artigo tem como objetivo analisar o Conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho, nas versões do francês Charles Perrault e dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), no propósito de identificar¸ comparando as duas versões, a visão de infância em cada período em que as obras foram copiladas. E...
Autor principal: | COSTA, Anilta Almeida |
---|---|
Outros Autores: | DEUS, Ivanete Souza de, PEDROZA, Katiane Lima |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/949 |
Resumo: |
---|
Este artigo tem como objetivo analisar o Conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho,
nas versões do francês Charles Perrault e dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm
(Irmãos Grimm), no propósito de identificar¸ comparando as duas versões, a visão
de infância em cada período em que as obras foram copiladas. Este estudo parte da
análise da primeira versão escrita por Perrault, a mais violenta, quando a criança era
vista como um adulto em miniatura e, posteriormente, a análise da versão que
tornou o conto conhecido mundialmente. Para alcançar o propósito desta pesquisa,
realizou-se a “investigação” e consulta bibliográfica de materiais teóricos a cerca da
teoria literária, da literatura infantil, dos contos de fadas e de artigos com temas
relacionados à infância. De modo geral, este trabalho visa contribuir para o
entendimento sobre a visão do infante nos séculos XVII e XVIII e, assim, quebrar
paradigmas relacionados à Literatura Infantil. |