/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm
Este artigo tem como objetivo analisar o Conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho, nas versões do francês Charles Perrault e dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), no propósito de identificar¸ comparando as duas versões, a visão de infância em cada período em que as obras foram copiladas. E...
Autor principal: | COSTA, Anilta Almeida |
---|---|
Outros Autores: | DEUS, Ivanete Souza de, PEDROZA, Katiane Lima |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/949 |
id |
ir-123456789-949 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-9492022-07-01T13:20:07Z As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm COSTA, Anilta Almeida DEUS, Ivanete Souza de PEDROZA, Katiane Lima MORAIS, Rosileni Pelaes de http://lattes.cnpq.br/4601233555237695 Charles Perrault Irmãos Grimm Chapeuzinho Vermelho Literatura infantil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Este artigo tem como objetivo analisar o Conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho, nas versões do francês Charles Perrault e dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), no propósito de identificar¸ comparando as duas versões, a visão de infância em cada período em que as obras foram copiladas. Este estudo parte da análise da primeira versão escrita por Perrault, a mais violenta, quando a criança era vista como um adulto em miniatura e, posteriormente, a análise da versão que tornou o conto conhecido mundialmente. Para alcançar o propósito desta pesquisa, realizou-se a “investigação” e consulta bibliográfica de materiais teóricos a cerca da teoria literária, da literatura infantil, dos contos de fadas e de artigos com temas relacionados à infância. De modo geral, este trabalho visa contribuir para o entendimento sobre a visão do infante nos séculos XVII e XVIII e, assim, quebrar paradigmas relacionados à Literatura Infantil. Cet article vise à analyser le conte de fée Petit Chaperon Rouge, dans les versions du Français Charles Perrault et des Allemands Jacob et Wilhelm Grimm (Les Frères Grimm), afin d'identifier, en comparant ces deux versions, la conception de l'enfance dans chaque période laquelle les oeuvres ont été écrites. Cette étude commence à partir de l'analyse de la première version écrite par Perrault, le plus violent, lorsque 'enfant est considéré comme un adulte en miniature et après une analyse de la version qui est devenue conte mondialement connu. Pour atteindre l'objectif de cette recherche on a été effectuée, la recherche bibliographique et matériel théorique de la théorie littéraire, de la littérature pour enfants, de contes de fées et d’articles avec des thèmes relatifs à l'enfance. D’une façon générale, ce travail vise contribuer à la compréhension sur la vision d'enfant dans les XVII et XVIII siècles et ainsi rompre les paradigmes liés à la Littérature pour enfant. 2022-07-01T13:18:24Z 2022-07-01T13:18:24Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Anilta Almeida; DEUS, Ivanete Souza de; PEDROZA, Katiane Lima. As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm. Orientadora: Rosileni Pelaes de Morais. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/949. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/949 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP |
collection |
RepositorioUnifap |
topic |
Charles Perrault Irmãos Grimm Chapeuzinho Vermelho Literatura infantil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Charles Perrault Irmãos Grimm Chapeuzinho Vermelho Literatura infantil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES COSTA, Anilta Almeida As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm |
topic_facet |
Charles Perrault Irmãos Grimm Chapeuzinho Vermelho Literatura infantil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar o Conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho,
nas versões do francês Charles Perrault e dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm
(Irmãos Grimm), no propósito de identificar¸ comparando as duas versões, a visão
de infância em cada período em que as obras foram copiladas. Este estudo parte da
análise da primeira versão escrita por Perrault, a mais violenta, quando a criança era
vista como um adulto em miniatura e, posteriormente, a análise da versão que
tornou o conto conhecido mundialmente. Para alcançar o propósito desta pesquisa,
realizou-se a “investigação” e consulta bibliográfica de materiais teóricos a cerca da
teoria literária, da literatura infantil, dos contos de fadas e de artigos com temas
relacionados à infância. De modo geral, este trabalho visa contribuir para o
entendimento sobre a visão do infante nos séculos XVII e XVIII e, assim, quebrar
paradigmas relacionados à Literatura Infantil. |
author_additional |
MORAIS, Rosileni Pelaes de |
author_additionalStr |
MORAIS, Rosileni Pelaes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Anilta Almeida |
author2 |
DEUS, Ivanete Souza de PEDROZA, Katiane Lima |
author2Str |
DEUS, Ivanete Souza de PEDROZA, Katiane Lima |
title |
As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm |
title_short |
As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm |
title_full |
As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm |
title_fullStr |
As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm |
title_full_unstemmed |
As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm |
title_sort |
as mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto chapeuzinho vermelho, de charles perrault aos irmãos grimm |
publisher |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/949 |
_version_ |
1787156052740931584 |
score |
11.755432 |