Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Produção textual em uma turma do 3º ano do ensino médio de duas escolas públicas de Macapá

Este artigo tem por finalidade mostrar como se dá o processo de produção textual no último ano do ensino médio de duas escolas públicas de Macapá, trazendo assim as formas que são abordadas no processo da escrita no âmbito escolar, e a maneira como os alunos desempenham o processo de produção es...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Dayane da Silva dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/965
Resumo:
Este artigo tem por finalidade mostrar como se dá o processo de produção textual no último ano do ensino médio de duas escolas públicas de Macapá, trazendo assim as formas que são abordadas no processo da escrita no âmbito escolar, e a maneira como os alunos desempenham o processo de produção escrita. Dentro dessa pesquisa o referencial teórico que será evidenciado é Rojo e Cordeiro (2004) elas que trazem uma visão abrangente sobre a produção escrita e sua inserção como objeto de ensino no contexto escolar, e em seguida o posicionamento de Marcuschi (2008) acerca da produção escrita e as capacidades de linguagem. Para a perspectiva metodológica aponto as ideias de Chizzotti (2009) e Moita Lopes (1994), que trazem uma abordagem promissora para o artigo sobre a pesquisa qualitativa interpretativa.