/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado
This article analyzes the use of physical education in treating mental illness by describing the contributions of this area to mental health therapies. Based on several studies, the authors discuss the benefits of physical education as a therapeutic aid in reducing the symptoms of psychic disorders....
Autor principal: | MELO, Lígia Gizely dos Santos Chaves |
---|---|
Outros Autores: | OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de, RAPOSO, José Jacinto Branco Vasconcelos |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10279 http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2014v17n3p501-8 |
id |
ir-2011-10279 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-102792022-08-18T12:30:58Z A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado Physical education in mental health treatment: a collective and integrated project L'éducation physique et le traitement en santé mentale: un effort collectif et integré La educación física en el tratamiento de la salud mental: un esfuerzo colectivo e integrado Sportunterricht im Rahmen der Behandlung von Geistesstörungen: eine kollektive und integrierte Initiative MELO, Lígia Gizely dos Santos Chaves OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de RAPOSO, José Jacinto Branco Vasconcelos Educação física Atividades físicas e Doenças mental Terapias em saúde mental This article analyzes the use of physical education in treating mental illness by describing the contributions of this area to mental health therapies. Based on several studies, the authors discuss the benefits of physical education as a therapeutic aid in reducing the symptoms of psychic disorders. The conclusion is that physical education and science can be useful to psychiatry as part of interdisciplinary efforts in the treatment of patients with mental distress. Este artigo analisa a Educação Física no processo de tratamento de doenças mentais, identificando as contribuições dessa prática profissional às terapias em saúde mental. Discute-se nesse estudo o papel da Educação Física enquanto atividade terapeutica auxiliar na diminuição da sintomatologia dessas doenças em função da aplicação de atividades físicas identificada em diversos estudos. Concluiu-se que a integração da Educação Física como ciência auxiliar à Psiquiatria tem se constituído um esforço interdisciplinar nos tratamentos de pacientes em sofrimento mental. En este artículo se analiza el proceso de la educación física en el tratamiento de las enfermedades mentales, identificando los aportes de esta práctica profesional en las terapias de salud mental. Se examina en este estudio el papel de la actividad de educación física como ayuda terapéutica en la reducción de los síntomas de estas enfermedades debido a la aplicación de las actividades físicas identificadas en varios estudios. Se concluyó que la integración de la educación física como ciencia auxiliar a la psiquiatría ha constituido un esfuerzo interdisciplinario en el tratamiento de pacientes con dificultades mentales. Cet article analyse le processus de l'éducation physique dans le traitement des maladies mentales en identifiant les apports de cette pratique professionnelle aux thérapies de la santé mentale. Nous discutons le rôle de l'éducation physique comme activité thérapeutique auxiliaire qui permet de réduire les symptômes de ces maladies à travers l'application d'activités physiques, identifié dans plusieurs études. Nous concluons que l'intégration de l'Éducation Physique comme support à la Psychiatrie représente un effort interdisciplinaire dans le traitement des patients souffrant de troubles mentaux. Dieser Artikel untersucht den Sportunterricht im Behandlungsprozess von Geistesstörungen, wobei die positive Einwirkung dieser Berufspraxis auf die therapeutischen Behandlungen von Geisteskranken erforscht wird. Hier wird die Rolle sportlicher Aktivitäten als therapeutische Hilfsmittel diskutiert, die dazu beitragen, die Symptome dieser Krankheiten zu lindern, wie es in verschiedenen Studien festgestellt wurde. Daraus wird geschlossen, dass die Integration von Sportunterricht als ergänzende Wissenschaft in die Psychiatrie sich als wirksames interdisziplinäres Medium zur Behandlung von geistesgestörten Patienten erwiesen hat. OLIVEIRA, K. R. S. G. Dr. Professor colaborador da Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina 2018-10-04T20:33:35Z 2018-10-04T20:33:35Z 2014-09 Artigo de Periódico MELO, Lígia Gizely dos Santos Chaves; OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de; RAPOSO, José Jacinto Branco Vasconcelos. A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 501-514, set. 2014. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10279>. Acesso em:. 1415-4714 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10279 http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2014v17n3p501-8 por Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142014000300501&lng=pt&nrm=iso |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação física Atividades físicas e Doenças mental Terapias em saúde mental |
spellingShingle |
Educação física Atividades físicas e Doenças mental Terapias em saúde mental MELO, Lígia Gizely dos Santos Chaves A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado |
topic_facet |
Educação física Atividades físicas e Doenças mental Terapias em saúde mental |
description |
This article analyzes the use of physical education in treating mental illness by describing the contributions of this area to mental health therapies. Based on several studies, the authors discuss the benefits of physical education as a therapeutic aid in reducing the symptoms of psychic disorders. The conclusion is that physical education and science can be useful to psychiatry as part of interdisciplinary efforts in the treatment of patients with mental distress. |
format |
Artigo |
author |
MELO, Lígia Gizely dos Santos Chaves |
author2 |
OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de RAPOSO, José Jacinto Branco Vasconcelos |
author2Str |
OLIVEIRA, Kleber Roberto da Silva Gonçalves de RAPOSO, José Jacinto Branco Vasconcelos |
title |
A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado |
title_short |
A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado |
title_full |
A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado |
title_fullStr |
A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado |
title_full_unstemmed |
A Educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado |
title_sort |
educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2018 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10279 http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2014v17n3p501-8 |
_version_ |
1832603654751780864 |
score |
11.755432 |