Artigo

Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica

The pedagogical work with mathematical modeling assumes investigate situations of reality. However, mental models formed from the contact with the experiential world are generally incompatible with the conceptual models. So David Hestenes supports the view that one of the biggest challenges of teach...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de
Outros Autores: ROZAL, Edilene Farias
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10930
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3668
id ir-2011-10930
recordtype dspace
spelling ir-2011-109302020-08-04T13:44:44Z Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica Modeling Instruction of David Hestenes: a proposal of thematic modeling cycle and discussion on scientific literacy SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de ROZAL, Edilene Farias Instrução de modelagem Ciclo de modelagem temático Alfabetização científica Ensino de ciências e matemática The pedagogical work with mathematical modeling assumes investigate situations of reality. However, mental models formed from the contact with the experiential world are generally incompatible with the conceptual models. So David Hestenes supports the view that one of the biggest challenges of teaching and learning in science and mathematics is to coordinate conceptual models with mental models, which led to the elaboration of a didactic in mathematical modeling: Modeling Instruction. Our goal is to present a proposal for thematic modeling cycle drawn up in hestenesianos assumptions and discuss possibilities for scientific literacy. The main question was to know how to emerge indicators for scientific literacy for the proposed cycle. This is a bibliographic research in order to identify the available literature contributions on the subject and raise the possibility and challenges for the brazilian teaching science and mathematics. Preliminary results indicate that the proposed modeling cycle can develop indicators for scientific literacy of different natures. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O trabalho pedagógico com modelagem matemática pressupõe investigar situações da realidade. Contudo, modelos mentais formados a partir do contato com o mundo vivencial geralmente são incompatíveis com os modelos conceituais. Assim, David Hestenes sustenta a tese de que um dos maiores desafios do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática é coordenar modelos conceituais com modelos mentais, o que o levou à elaboração de uma didática em modelagem matemática: a Instrução de Modelagem. Nosso objetivo é apresentar uma proposta de ciclo de modelagem temático elaborada nos pressupostos hestenesianos e discutir sobre possibilidades para alfabetização científica. A questão principal foi saber como emergem indicadores para alfabetização científica durante o ciclo proposto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de identificar na literatura disponível as contribuições sobre o assunto e levantar possibilidade e desafios para o ensino brasileiro de ciências e matemática. Resultados preliminares indicam que o ciclo de modelagem proposto pode desenvolver indicadores para alfabetização científica de diferentes naturezas. ROZAL, E. F. Universidade Federal do Pará 2019-04-09T18:20:41Z 2019-04-09T18:20:41Z 2016-07 Artigo de Periódico SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ROZAL, Edilene Farias. Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v.12, n. 24, p. 99-115, jan./jul. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3668. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10930. Acesso em:. 2317-5125 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10930 http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3668 por Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3668/3742
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Instrução de modelagem
Ciclo de modelagem temático
Alfabetização científica
Ensino de ciências e matemática
spellingShingle Instrução de modelagem
Ciclo de modelagem temático
Alfabetização científica
Ensino de ciências e matemática
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de
Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica
topic_facet Instrução de modelagem
Ciclo de modelagem temático
Alfabetização científica
Ensino de ciências e matemática
description The pedagogical work with mathematical modeling assumes investigate situations of reality. However, mental models formed from the contact with the experiential world are generally incompatible with the conceptual models. So David Hestenes supports the view that one of the biggest challenges of teaching and learning in science and mathematics is to coordinate conceptual models with mental models, which led to the elaboration of a didactic in mathematical modeling: Modeling Instruction. Our goal is to present a proposal for thematic modeling cycle drawn up in hestenesianos assumptions and discuss possibilities for scientific literacy. The main question was to know how to emerge indicators for scientific literacy for the proposed cycle. This is a bibliographic research in order to identify the available literature contributions on the subject and raise the possibility and challenges for the brazilian teaching science and mathematics. Preliminary results indicate that the proposed modeling cycle can develop indicators for scientific literacy of different natures.
format Artigo
author SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de
author2 ROZAL, Edilene Farias
author2Str ROZAL, Edilene Farias
title Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica
title_short Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica
title_full Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica
title_fullStr Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica
title_full_unstemmed Instrução por modelagem de David Hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica
title_sort instrução por modelagem de david hestenes: uma proposta de ciclo de modelagem temático e discussões sobre alfabetização científica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10930
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3668
_version_ 1787149495225548800
score 11.674752