Artigo

Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social

A narrative research focused on Environmental Education project towards reflective teachers trainning. Work lasted for two semesters and came to conclusion when teaching practice were taken to basic schooling institutions in the outskirts of Belém, State of Pará, Brazil. University students in trai...

ver descrição completa

Autor principal: GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
Outros Autores: ESPÍRITO SANTO, Ariadne Peres
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10968
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1653
id ir-2011-10968
recordtype dspace
spelling ir-2011-109682020-08-04T13:44:44Z Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver ESPÍRITO SANTO, Ariadne Peres Pesquisa narrativa Prática docente Educação ambiental A narrative research focused on Environmental Education project towards reflective teachers trainning. Work lasted for two semesters and came to conclusion when teaching practice were taken to basic schooling institutions in the outskirts of Belém, State of Pará, Brazil. University students in trainning wrote reports indicating which elements were most perceived and valued as well as which meanings were attributed to practices in the classroom. Study observed four categories of analysis: the role of a more experienced professional partner; feelings experienced by those involved in the reseach; meanings attributed to the experience; en developments and difficulties observed throughout. Analysis identified the construction of a new trainning culture; problems in teaching cureer; production of professional knowledge; and reflective attitudes. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Nesta pesquisa narrativa, focalizamos um projeto de Educação Ambiental, tendo em vista a formação de professores reflexivos sobre a própria prática, desde a formação inicial. O trabalho teve duração de dois semestres e culminou com a prática docente dos universitários em escolas de ensino fundamental na periferia de Belém, Pará, Brasil. Por meio de relatos escritos, buscamos identificar quais elementos formativos foram percebidos e valorizados pelos estudantes universitários nessa trajetória e os significados a eles atribuídos. Foram construídas quatro categorias de análise: significado da parceria com o sujeito mais experiente; sentimentos experimentados pelos sujeitos; significados atribuídos à experiência vivida; e avanços e dificuldades. A análise permitiu-nos identificar a vivência/construção de uma nova/outra cultura de formação; enfrentamento de problemas inerentes ao início da carreira docente; produção de saberes profissionais; e atitudes reflexivas. GONÇALVES, T. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) 2019-04-15T19:43:55Z 2019-04-15T19:43:55Z 2005-06 Artigo de Periódico GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; ESPIRITO SANTO, Ariadne Perez. Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 1, n. 2, p. 81-86, jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10968. Acesso em:. 2317-5125 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10968 http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1653 por Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1653/2056
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Pesquisa narrativa
Prática docente
Educação ambiental
spellingShingle Pesquisa narrativa
Prática docente
Educação ambiental
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
topic_facet Pesquisa narrativa
Prática docente
Educação ambiental
description A narrative research focused on Environmental Education project towards reflective teachers trainning. Work lasted for two semesters and came to conclusion when teaching practice were taken to basic schooling institutions in the outskirts of Belém, State of Pará, Brazil. University students in trainning wrote reports indicating which elements were most perceived and valued as well as which meanings were attributed to practices in the classroom. Study observed four categories of analysis: the role of a more experienced professional partner; feelings experienced by those involved in the reseach; meanings attributed to the experience; en developments and difficulties observed throughout. Analysis identified the construction of a new trainning culture; problems in teaching cureer; production of professional knowledge; and reflective attitudes.
format Artigo
author GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
author2 ESPÍRITO SANTO, Ariadne Peres
author2Str ESPÍRITO SANTO, Ariadne Peres
title Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
title_short Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
title_full Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
title_fullStr Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
title_full_unstemmed Formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
title_sort formação inicial de professores: trajetória de um projeto de inserção social
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10968
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1653
_version_ 1832603222031728640
score 11.755432