/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível
This memorial writing is a crossroads, in the middle is the provocative traveler and artistresearcher who, inspired by the archetypal image of the Magician, the messenger, who says - I am all arts in power, I have the ability to the present time, traveled long distances and brought tools to share...
Autor principal: | CRUZ, Marina Trindade |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11459 |
id |
ir-2011-11459 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-114592019-12-17T16:59:55Z Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível CRUZ, Marina Trindade SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes http://lattes.cnpq.br/6144243746546776 MENDONÇA, Thales Branche Paes de http://lattes.cnpq.br/0077830707011397 Dança-Improvisação Dança-Cartografia Poética CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES ARTES This memorial writing is a crossroads, in the middle is the provocative traveler and artistresearcher who, inspired by the archetypal image of the Magician, the messenger, who says - I am all arts in power, I have the ability to the present time, traveled long distances and brought tools to share in this crossing, I desire a collective body that gives way, and therefore crosses and is crossed -, where giving passage is a present perspective in the research of Bondía (2002) on the subject who lives the experience, which is also "crossing". In the search for tools for research, I let myself be led by contact improvisation (CI) that leads me to participate in residencies, festivals and laboratories; are events that move research and with this cartography as a procedure, inspired by the work of Deleuze and Guatarri (2012), finds principles that nourish the composition of poetics. The practical experiences are with approaches on improvisation, interpreter-creator and real-time composition (CTR) from the researches of Mayrla Andrade (2012), Waldete Brito (2012), Eleonora Leal (2012), Ana Flávia Mendes (2008), Hugo Leonardo (2008), Ana Mundim (2018) and Ciane Fernandes (2018). These studies provide principles for conducting a laboratory practice that took place from January 23 to 29, 2019, when conducted by the CI from the image-force of the "crossing", a performative act of composition was generated in time real. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Essa escrita memorial é uma encruzilhada, no meio está a viajante, provocadora e artistapesquisadora que, movida por incidentes, se inspira com a imagem arquetípica do Mago, o mensageiro, que diz - Sou todas as artes em potência, tenho a habilidade com o tempo presente, viajei longas distâncias e trago ferramentas para compartilhar nesta travessia, desejo um corpo coletivo que dá passagem, e por isso atravessa e é atravessado - , em que dar passagem é uma perspectiva presente na pesquisa de Bondía (2002) sobre o sujeito que vive a experiência, essa que também é “travessia”. Na busca por ferramentas para a pesquisa, me deixo conduzir pelo contato improvisação (CI) que me leva a participar de residências, festivais e laboratórios; são acontecimentos que movem a pesquisa e com isso a cartografia como procedimento, inspirada na obra de Deleuze e Guatarri (2012), encontra princípios que nutrem a composição da poética. As experiências práticas se encontram com abordagens sobre a improvisação, o intérprete-criador e a composição em tempo real (CTR) a partir das pesquisas de Mayrla Andrade (2012), Waldete Brito (2012), Eleonora Leal (2012), Ana Flávia Mendes (2008), Hugo Leonardo (2008), Ana Mundim (2018) e Ciane Fernandes (2018). Esses estudos trazem princípios para a realização de uma prática em laboratório que aconteceu nos dias 23 a 29 de janeiro de 2019, em que conduzido pelo CI a partir da imagem-força da “travessia”, gerou-se um ato performativo de composição em tempo real 2019-08-19T14:14:37Z 2019-08-19 2019-08-19T14:14:37Z 2019-06-26 Dissertação CRUZ, Marina Trindade. Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapuchay. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11459. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11459 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Dança-Improvisação Dança-Cartografia Poética CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES ARTES |
spellingShingle |
Dança-Improvisação Dança-Cartografia Poética CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES ARTES CRUZ, Marina Trindade Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível |
topic_facet |
Dança-Improvisação Dança-Cartografia Poética CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES ARTES |
description |
This memorial writing is a crossroads, in the middle is the provocative traveler and artistresearcher who, inspired by the archetypal image of the Magician, the messenger, who
says - I am all arts in power, I have the ability to the present time, traveled long distances
and brought tools to share in this crossing, I desire a collective body that gives way, and
therefore crosses and is crossed -, where giving passage is a present perspective in the
research of Bondía (2002) on the subject who lives the experience, which is also
"crossing". In the search for tools for research, I let myself be led by contact improvisation
(CI) that leads me to participate in residencies, festivals and laboratories; are events that
move research and with this cartography as a procedure, inspired by the work of Deleuze
and Guatarri (2012), finds principles that nourish the composition of poetics. The practical
experiences are with approaches on improvisation, interpreter-creator and real-time
composition (CTR) from the researches of Mayrla Andrade (2012), Waldete Brito (2012),
Eleonora Leal (2012), Ana Flávia Mendes (2008), Hugo Leonardo (2008), Ana Mundim
(2018) and Ciane Fernandes (2018). These studies provide principles for conducting a
laboratory practice that took place from January 23 to 29, 2019, when conducted by the CI
from the image-force of the "crossing", a performative act of composition was generated
in time real. |
author_additional |
SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes |
author_additionalStr |
SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes |
format |
Dissertação |
author |
CRUZ, Marina Trindade |
title |
Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível |
title_short |
Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível |
title_full |
Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível |
title_fullStr |
Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível |
title_full_unstemmed |
Travessias em Contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível |
title_sort |
travessias em contato: experiências de improvisação para a instauração de uma poética imprevisível |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11459 |
_version_ |
1832604835508125696 |
score |
11.755432 |