/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente
This research seeks to understand as creative artist-researcher-participant of Auto do Círio the creative processes of makeup of the Front Commission revealed in the spectacularity of this scenic phenomenon of singular dimensions as dramatic courtship. Armindo Bião (2008), Jean-Marie Pradier (199...
Autor principal: | VASCONCELOS, Iam Nascimento |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11554 |
id |
ir-2011-11554 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-115542019-12-17T17:11:09Z Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente VASCONCELOS, Iam Nascimento SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de http://lattes.cnpq.br/6889411521648199 Maquiagem teatral Etnocenologia Processo criativo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES This research seeks to understand as creative artist-researcher-participant of Auto do Círio the creative processes of makeup of the Front Commission revealed in the spectacularity of this scenic phenomenon of singular dimensions as dramatic courtship. Armindo Bião (2008), Jean-Marie Pradier (1995) for the approach to Spectacularity, Theatricality, Cultural Matrices - Aesthetic Matrices, and Theoretical and Methodological Matrices in Ethnocenology, as Ethnoscience of Arts and Forms of Spectacle. Michel Maffesoli for Emotional Communities. In the study of the imaginary Paes Loureiro (2010) in his proposition of Semiotic Conversion as a conceptual key to understanding the poetics of Amazonian culture. For the Creative Processes approach, Sônia Rangel (2015) and Philip Hallawell (2010). As a dominant ethnocenological premise, we privilege in the methodological procedures the multiple internal experiences in the research phenomenon, giving relevance to the wisdom of practitioners and their trajectories in the show, through photographic records, videos of the creative process of self makeup and choreography, as well as semi interviews structured. These audiovisual records compose a documentary titled Auto Etnodocumentario indissociated from this reflection contributing, as a makeup artist, to the construction of knowledge that springs from the complexity and richness of spectacular street practices in the contemporary Amazon CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta pesquisa busca compreender os processos criativos da maquiagem da Comissão de Frente revelados na espetacularidade deste fenômeno cênico de dimensões singulares como cortejo dramático, a partir do olhar de artista-pesquisador-participante do Auto do Círio. Fundamentado teórico-metodologicamente na Etnocenologia, enquanto Etnociência das Artes e formas de espetáculo, acolhemos como principais autores deste campo de conhecimento, Armindo Bião (2008), Jean-Marie Pradier (1995) para a abordagem de espetacularidade; teatralidade; matrizes culturais; matrizes estéticas e Michel Maffesoli para Comunidades Emocionais. No estudo do imaginário, Paes Loureiro (2010) em sua proposição de Conversão Semiótica como chave conceitual para a compreensão da poética da cultura amazônica. Para o enfoque dos Processos Criativos, Sônia Rangel (2015) e Philip Hallawell (2010). Como premissa etnocenológica dominante, privilegiamos nos procedimentos metodológicos as múltiplas vivências internas no fenômeno da pesquisa, dando relevância à sabedoria dos praticantes e suas trajetórias no espetáculo, por meio de registros fotográficos, vídeos do processo criativo de auto maquiagem e coreográfico, além de entrevistas semiestruturadas. Esses registros audiovisuais compõem um documentário intitulado Auto Etnodocumentário, indissociado desta reflexão, contribuindo, enquanto maquiador, para a construção de conhecimento que brota da complexidade e riqueza das práticas espetaculares de rua na Amazônia contemporânea. 2019-08-27T17:44:44Z 2019-08-27T17:44:44Z 2019-06-27 Dissertação VASCONCELOS, Iam Nascimento. Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente. Orientador: Miguel de Santa Brígida Júnior. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11554. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11554 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Maquiagem teatral Etnocenologia Processo criativo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
spellingShingle |
Maquiagem teatral Etnocenologia Processo criativo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES VASCONCELOS, Iam Nascimento Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente |
topic_facet |
Maquiagem teatral Etnocenologia Processo criativo CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES ARTES |
description |
This research seeks to understand as creative artist-researcher-participant of Auto do Círio the
creative processes of makeup of the Front Commission revealed in the spectacularity of this
scenic phenomenon of singular dimensions as dramatic courtship. Armindo Bião (2008),
Jean-Marie Pradier (1995) for the approach to Spectacularity, Theatricality, Cultural Matrices
- Aesthetic Matrices, and Theoretical and Methodological Matrices in Ethnocenology, as
Ethnoscience of Arts and Forms of Spectacle. Michel Maffesoli for Emotional Communities.
In the study of the imaginary Paes Loureiro (2010) in his proposition of Semiotic Conversion
as a conceptual key to understanding the poetics of Amazonian culture. For the Creative
Processes approach, Sônia Rangel (2015) and Philip Hallawell (2010). As a dominant
ethnocenological premise, we privilege in the methodological procedures the multiple internal
experiences in the research phenomenon, giving relevance to the wisdom of practitioners and
their trajectories in the show, through photographic records, videos of the creative process of
self makeup and choreography, as well as semi interviews structured. These audiovisual
records compose a documentary titled Auto Etnodocumentario indissociated from this
reflection contributing, as a makeup artist, to the construction of knowledge that springs from
the complexity and richness of spectacular street practices in the contemporary Amazon |
author_additional |
SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de |
author_additionalStr |
SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de |
format |
Dissertação |
author |
VASCONCELOS, Iam Nascimento |
title |
Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente |
title_short |
Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente |
title_full |
Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente |
title_fullStr |
Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente |
title_full_unstemmed |
Fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente |
title_sort |
fazendo a pele no auto do círio: processos criativos da maquiagem da comissão de frente |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11554 |
_version_ |
1832602436802445312 |
score |
11.755432 |