/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática
The present work aims to discuss the use of auditory and visual channels in the context of the elaboration of didactic activities and materials - especially activities for the classroom - aimed at literacy and numbering. Based on this discussion, we developed a book (attached to the present work) ai...
Autor principal: | BRAGA, Aline Nascimento |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12186 |
id |
ir-2011-12186 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-121862024-10-08T19:35:23Z A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática BRAGA, Aline Nascimento ALVES, Danilo Teixeira http://lattes.cnpq.br/6642002445572793 PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira http://lattes.cnpq.br/9987897593457877 https://orcid.org/0000-0002-5696-260X Alfabetização matemática Letramento matemático Princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia Mathematical Literacy Principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS The present work aims to discuss the use of auditory and visual channels in the context of the elaboration of didactic activities and materials - especially activities for the classroom - aimed at literacy and numbering. Based on this discussion, we developed a book (attached to the present work) aimed at teachers, with pedagogical guidelines on the use of visual and auditory channels in mathematical literacy activities. The book is based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning, which indicates principles for improving learning through efficient exploration of the auditory and visual channels. O presente trabalho tem como objetivo discutir o uso dos canais auditivo e visual no contexto da elaboração de atividades e materiais didáticos - especialmente atividades para sala de aula - voltados à alfabetização, letramento e numeramento. A partir dessa discussão, desenvolvemos um livro (anexo ao presente trabalho) direcionado a professores, com orientações pedagógicas sobre o uso dos canais visual e auditivo em atividades de alfabetização matemática. O livro é baseado na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, a qual indica princípios para melhorar a aprendizagem por meio da exploração eficiente dos canais auditivo e visual. 2020-01-21T17:08:08Z 2020-01-21T17:08:08Z 2018-08-22 Dissertação BRAGA, Aline Nascimento. A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática. Orientador: Danilo Teixeira Alves; Coorientador: Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas). Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12186. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12186 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Alfabetização matemática Letramento matemático Princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia Mathematical Literacy Principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
spellingShingle |
Alfabetização matemática Letramento matemático Princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia Mathematical Literacy Principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS BRAGA, Aline Nascimento A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática |
topic_facet |
Alfabetização matemática Letramento matemático Princípios da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia Mathematical Literacy Principles of Cognitive Theory of Multimedia Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
description |
The present work aims to discuss the use of auditory and visual channels in the context of the elaboration of didactic activities and materials - especially activities for the classroom - aimed at literacy and numbering. Based on this discussion, we developed a book (attached to the present work) aimed at teachers, with pedagogical guidelines on the use of visual and auditory channels in mathematical literacy activities. The book is based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning, which indicates principles for improving learning through efficient exploration of the auditory and visual channels. |
author_additional |
ALVES, Danilo Teixeira |
author_additionalStr |
ALVES, Danilo Teixeira |
format |
Dissertação |
author |
BRAGA, Aline Nascimento |
title |
A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática |
title_short |
A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática |
title_full |
A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática |
title_fullStr |
A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática |
title_full_unstemmed |
A Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática |
title_sort |
teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e o desenvolvimento de atividades de alfabetização matemática |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12186 |
_version_ |
1832602534371393536 |
score |
11.755432 |