/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
This article addresses questions about the contributions and the role of language for the construction of discourses and identities, it focus on the importance of teachers speeches for the formulation of senses and meaningsin educational settings, through the process of interacti on between its agen...
Autor principal: | RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba |
---|---|
Outros Autores: | SCHAUN, Maria Renata Couto |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417 |
id |
ir-2011-12193 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-121932020-08-04T13:50:45Z Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar Language contributions for the identities and speechesconstruction: a focus on school environment RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba SCHAUN, Maria Renata Couto Linguística Discurso Identidades Contexto educacional Linguistics Discourse Identities Educational context This article addresses questions about the contributions and the role of language for the construction of discourses and identities, it focus on the importance of teachers speeches for the formulation of senses and meaningsin educational settings, through the process of interacti on between its agents. To achievesu chpurpose, this article will be the or etically supported by Possenti (2001), regarding the role of language and speech, in Gumperz (1992), regarding interacionistacti on language and Coracini (2007), in the case ofthe social, cultural and identiy aspects of the communication and language, relating the mtothe school context. Esse artigo aborda questões acerca das contribuições e do papel da língua(gem) para a construção de discursos e identidades, focando na importância dos discursos docentes para elaboração de sentidos e significados dentro dos contextos educacionais, através do processo de interação entre seus agentes. Para atingir tal fim, este artigo será apoiado teoricamente em Possenti (2001), no que se refere à função da linguagem e do discurso, em Gumperz (1992), no que tange à ação interacionista da linguagem e em Coracini (2007), no que se refere aos aspectos sociais, culturais e identitários, da comunicação e da linguagem, relacionando-os com os contextos escolares. 2020-01-22T13:43:48Z 2020-01-22T13:43:48Z 2015-06 Artigo de Periódico RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba; COUTO, Maria Renata. Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 3, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193. Acesso em:. 2318-1346 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417 por Nova Revista Amazônica Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6417 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Linguística Discurso Identidades Contexto educacional Linguistics Discourse Identities Educational context |
spellingShingle |
Linguística Discurso Identidades Contexto educacional Linguistics Discourse Identities Educational context RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar |
topic_facet |
Linguística Discurso Identidades Contexto educacional Linguistics Discourse Identities Educational context |
description |
This article addresses questions about the contributions and the role of language for the construction of discourses and identities, it focus on the importance of teachers speeches for the formulation of senses and meaningsin educational settings, through the process of interacti on between its agents. To achievesu chpurpose, this article will be the or etically supported by Possenti (2001), regarding the role of language and speech, in Gumperz (1992), regarding interacionistacti on language and Coracini (2007), in the case ofthe social, cultural and identiy aspects of the communication and language, relating the mtothe school context. |
format |
Artigo |
author |
RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba |
author2 |
SCHAUN, Maria Renata Couto |
author2Str |
SCHAUN, Maria Renata Couto |
title |
Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar |
title_short |
Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar |
title_full |
Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar |
title_fullStr |
Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar |
title_sort |
contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417 |
_version_ |
1832602438468632576 |
score |
11.755432 |