Artigo

Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar

This article addresses questions about the contributions and the role of language for the construction of discourses and identities, it focus on the importance of teachers speeches for the formulation of senses and meaningsin educational settings, through the process of interacti on between its agen...

ver descrição completa

Autor principal: RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba
Outros Autores: SCHAUN, Maria Renata Couto
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417
id ir-2011-12193
recordtype dspace
spelling ir-2011-121932020-08-04T13:50:45Z Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar Language contributions for the identities and speechesconstruction: a focus on school environment RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba SCHAUN, Maria Renata Couto Linguística Discurso Identidades Contexto educacional Linguistics Discourse Identities Educational context This article addresses questions about the contributions and the role of language for the construction of discourses and identities, it focus on the importance of teachers speeches for the formulation of senses and meaningsin educational settings, through the process of interacti on between its agents. To achievesu chpurpose, this article will be the or etically supported by Possenti (2001), regarding the role of language and speech, in Gumperz (1992), regarding interacionistacti on language and Coracini (2007), in the case ofthe social, cultural and identiy aspects of the communication and language, relating the mtothe school context. Esse artigo aborda questões acerca das contribuições e do papel da língua(gem) para a construção de discursos e identidades, focando na importância dos discursos docentes para elaboração de sentidos e significados dentro dos contextos educacionais, através do processo de interação entre seus agentes. Para atingir tal fim, este artigo será apoiado teoricamente em Possenti (2001), no que se refere à função da linguagem e do discurso, em Gumperz (1992), no que tange à ação interacionista da linguagem e em Coracini (2007), no que se refere aos aspectos sociais, culturais e identitários, da comunicação e da linguagem, relacionando-os com os contextos escolares. 2020-01-22T13:43:48Z 2020-01-22T13:43:48Z 2015-06 Artigo de Periódico RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba; COUTO, Maria Renata. Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 3, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193. Acesso em:. 2318-1346 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417 por Nova Revista Amazônica Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6417
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Linguística
Discurso
Identidades
Contexto educacional
Linguistics
Discourse
Identities
Educational context
spellingShingle Linguística
Discurso
Identidades
Contexto educacional
Linguistics
Discourse
Identities
Educational context
RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba
Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
topic_facet Linguística
Discurso
Identidades
Contexto educacional
Linguistics
Discourse
Identities
Educational context
description This article addresses questions about the contributions and the role of language for the construction of discourses and identities, it focus on the importance of teachers speeches for the formulation of senses and meaningsin educational settings, through the process of interacti on between its agents. To achievesu chpurpose, this article will be the or etically supported by Possenti (2001), regarding the role of language and speech, in Gumperz (1992), regarding interacionistacti on language and Coracini (2007), in the case ofthe social, cultural and identiy aspects of the communication and language, relating the mtothe school context.
format Artigo
author RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba
author2 SCHAUN, Maria Renata Couto
author2Str SCHAUN, Maria Renata Couto
title Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
title_short Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
title_full Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
title_fullStr Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
title_full_unstemmed Contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
title_sort contribuições da língua(gem) para a construção de identidades e discursos: um enfoque no ambiente escolar
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12193
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v3i1.6417
_version_ 1832602438468632576
score 11.755432