Dissertação

Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis

Technological advancement has helped the integration of the visually impaired by increasing access to education. This paper presents a proposal to update the application Quimivox Mobile, developed for Android devices, which presents a tool accessible to the visually impaired, giving access to period...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Alex Santos de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12414
id ir-2011-12414
recordtype dspace
spelling ir-2011-124142020-04-17T06:12:04Z Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis OLIVEIRA, Alex Santos de MERLIN, Bruno http://lattes.cnpq.br/7336467549495208 FERREIRA, João Elias Vidueira http://lattes.cnpq.br/8018691254585785 Tecnologia assistiva Aplicativos móveis Química para pessoas com deficiência visual Tabela periódica dos elementos químicos Pessoas com deficiência visual - Educação CNPQ::ENGENHARIAS DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COMPUTAÇÃO APLICADA Technological advancement has helped the integration of the visually impaired by increasing access to education. This paper presents a proposal to update the application Quimivox Mobile, developed for Android devices, which presents a tool accessible to the visually impaired, giving access to periodic table of chemical elements via synthesis of Voice and commanded by global gestures that do not require pointing to specific elements of the interface. In order to enable vident/visually impaired collaboration, the application also provides visual returns. In addition to the numerical and organizational information provided by the periodic table, the Quimivox Mobile provides several explanatory and qualitative information regarding the: family, period, classification and main uses of the element. The application also adds accessible information about the distribution of electrons in layers and energy sublevels, based on the Linus Pauling diagram and analyzing the data obtained through the evaluation of the application. Consequently, the visually impaired may have greater autonomy in the study of the periodic table and the electronic distribution of the chemical elements when using the new application. Thus, a better teaching and learning of chemistry becomes possible, with equality in the use of technologies with accessibility techniques using mobile devices with touch screen and open source operating system. O avanço tecnológico tem ajudado à integração dos deficientes visuais aumentando o acesso à educação. Este trabalho apresenta uma proposta de atualização do aplicativo Quimivox Mobile, desenvolvido para dispositivos Android, o qual apresenta uma ferramenta acessível aos deficientes visuais, dando acesso a Tabela Periódica dos elementos químicos via síntese de voz e comandado por gestos globais que não exigem apontar para elementos específicos da interface. De forma a permitir a colaboração videntes/deficientes visuais, o aplicativo proporciona também retornos visuais. Além das informações numéricas e organizacionais fornecidas pela tabela periódica, o Quimivox Mobile traz várias informações explicativas e qualitativas a respeito da: família, período, classificação e principais usos do elemento. O aplicativo acrescenta também informações acessíveis sobre a distribuição dos elétrons em camadas e subníveis de energia, tendo como base o diagrama de Linus Pauling e fazer análise dos dados obtidos através da avaliação do aplicativo. Consequentemente, os deficientes visuais podem ter uma maior autonomia no estudo da Tabela Periódica e a distribuição eletrônica dos elementos químicos ao utilizarem o novo aplicativo. Dessa forma, um melhor ensino e aprendizado de Química torna-se possível, com igualdade no uso de tecnologias com técnicas de acessibilidade utilizando dispositivos móveis com tela sensível ao toque e sistema operacional de código aberto. 2020-04-16T18:16:22Z 2020-04-16T18:16:22Z 2019-05-23 Dissertação OLIVEIRA, Alex Santos de. Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis. Orientador: Bruno Merlin; Coorientador: João Elias Vidueira Ferreira. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12414. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12414 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí UFPA Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Tecnologia assistiva
Aplicativos móveis
Química para pessoas com deficiência visual
Tabela periódica dos elementos químicos
Pessoas com deficiência visual - Educação
CNPQ::ENGENHARIAS
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
COMPUTAÇÃO APLICADA
spellingShingle Tecnologia assistiva
Aplicativos móveis
Química para pessoas com deficiência visual
Tabela periódica dos elementos químicos
Pessoas com deficiência visual - Educação
CNPQ::ENGENHARIAS
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
COMPUTAÇÃO APLICADA
OLIVEIRA, Alex Santos de
Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis
topic_facet Tecnologia assistiva
Aplicativos móveis
Química para pessoas com deficiência visual
Tabela periódica dos elementos químicos
Pessoas com deficiência visual - Educação
CNPQ::ENGENHARIAS
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
COMPUTAÇÃO APLICADA
description Technological advancement has helped the integration of the visually impaired by increasing access to education. This paper presents a proposal to update the application Quimivox Mobile, developed for Android devices, which presents a tool accessible to the visually impaired, giving access to periodic table of chemical elements via synthesis of Voice and commanded by global gestures that do not require pointing to specific elements of the interface. In order to enable vident/visually impaired collaboration, the application also provides visual returns. In addition to the numerical and organizational information provided by the periodic table, the Quimivox Mobile provides several explanatory and qualitative information regarding the: family, period, classification and main uses of the element. The application also adds accessible information about the distribution of electrons in layers and energy sublevels, based on the Linus Pauling diagram and analyzing the data obtained through the evaluation of the application. Consequently, the visually impaired may have greater autonomy in the study of the periodic table and the electronic distribution of the chemical elements when using the new application. Thus, a better teaching and learning of chemistry becomes possible, with equality in the use of technologies with accessibility techniques using mobile devices with touch screen and open source operating system.
author_additional MERLIN, Bruno
author_additionalStr MERLIN, Bruno
format Dissertação
author OLIVEIRA, Alex Santos de
title Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis
title_short Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis
title_full Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis
title_fullStr Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis
title_full_unstemmed Quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis
title_sort quimivox mobile 2.0: desenvolvimento de ferramenta no ensino da tabela periódica e distribuição eletrônica aos deficientes visuais utilizando dispositivos móveis
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12414
_version_ 1832602862828388352
score 11.755432