/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica
Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabe...
Autor principal: | SOUSA, Naire Gomes de |
---|---|
Outros Autores: | SOUZA, Ana Paula Vieira e, VIEIRA, Norma Cristina |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12498 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241 |
id |
ir-2011-12498 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-124982020-08-17T17:23:17Z O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica SOUSA, Naire Gomes de SOUZA, Ana Paula Vieira e VIEIRA, Norma Cristina Linguagem fotográfica Genêros Brincadeiras Infância Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabelecem possíveis relações de gênero durante o brincar e o manuseio de artefatos culturalmente impregnados de sentidos do que é de menina e do que é de menino. A pesquisa foi desenvolvida com uma Turma de Pré-Escola II, crianças na faixa etária de 04 e 05 anos. O estudo evidencia que a brincadeira é um espaço rico para refletir sobre a equidade de gênero na pré-escola. Por outro lado, revela que para falarmos de igualdade de gênero há de se construir novas perspectivas educacionais no que concerne à educação infantil, uma vez que meninos e meninas, no ensaio etnofotográfico, mostraram-se presas/os a convenções instituídas historicamente na sociedade sobre o que seja o brincar. Por fim, mostrou-nos um possível caminho à equidade de gênero, assentado na emergência de propostas pedagógicas que busquem mediações possíveis entre as novas perspectivas acerca do tema gênero na educação infantil. Sinalizando, assim, uma educação que possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e tolerante às diferenças. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-08-11T21:30:31Z 2020-08-11T21:30:31Z 2018 Artigo de Periódico SOUSA, Naire Gomes de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; VIEIRA, Norma Cristina. O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 67-81, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12498. Acesso em:. 2318-1346 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12498 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241 por Nova Revista Amazônica Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6241 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Linguagem fotográfica Genêros Brincadeiras Infância |
spellingShingle |
Linguagem fotográfica Genêros Brincadeiras Infância SOUSA, Naire Gomes de O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica |
topic_facet |
Linguagem fotográfica Genêros Brincadeiras Infância |
description |
Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabelecem possíveis relações de gênero durante o brincar e o manuseio de artefatos culturalmente impregnados de sentidos do que é de menina e do que é de menino. A pesquisa foi
desenvolvida com uma Turma de Pré-Escola II, crianças na faixa etária de 04 e 05 anos. O estudo evidencia que a brincadeira é um espaço rico para refletir sobre a equidade de gênero na pré-escola. Por outro lado, revela que para falarmos de igualdade de gênero há de se construir novas perspectivas educacionais no que concerne à educação infantil, uma vez que meninos e meninas, no ensaio etnofotográfico, mostraram-se presas/os a convenções instituídas historicamente na sociedade sobre o
que seja o brincar. Por fim, mostrou-nos um possível caminho à equidade de gênero, assentado na emergência de propostas pedagógicas que busquem mediações possíveis entre as novas perspectivas acerca do tema gênero na educação infantil. Sinalizando, assim, uma educação que possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e tolerante às diferenças. |
format |
Artigo |
author |
SOUSA, Naire Gomes de |
author2 |
SOUZA, Ana Paula Vieira e VIEIRA, Norma Cristina |
author2Str |
SOUZA, Ana Paula Vieira e VIEIRA, Norma Cristina |
title |
O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica |
title_short |
O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica |
title_full |
O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica |
title_fullStr |
O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica |
title_full_unstemmed |
O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica |
title_sort |
o brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12498 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241 |
_version_ |
1787147593291137024 |
score |
11.653393 |