Artigo

O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica

Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabe...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Naire Gomes de
Outros Autores: SOUZA, Ana Paula Vieira e, VIEIRA, Norma Cristina
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12498
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241
id ir-2011-12498
recordtype dspace
spelling ir-2011-124982020-08-17T17:23:17Z O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica SOUSA, Naire Gomes de SOUZA, Ana Paula Vieira e VIEIRA, Norma Cristina Linguagem fotográfica Genêros Brincadeiras Infância Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabelecem possíveis relações de gênero durante o brincar e o manuseio de artefatos culturalmente impregnados de sentidos do que é de menina e do que é de menino. A pesquisa foi desenvolvida com uma Turma de Pré-Escola II, crianças na faixa etária de 04 e 05 anos. O estudo evidencia que a brincadeira é um espaço rico para refletir sobre a equidade de gênero na pré-escola. Por outro lado, revela que para falarmos de igualdade de gênero há de se construir novas perspectivas educacionais no que concerne à educação infantil, uma vez que meninos e meninas, no ensaio etnofotográfico, mostraram-se presas/os a convenções instituídas historicamente na sociedade sobre o que seja o brincar. Por fim, mostrou-nos um possível caminho à equidade de gênero, assentado na emergência de propostas pedagógicas que busquem mediações possíveis entre as novas perspectivas acerca do tema gênero na educação infantil. Sinalizando, assim, uma educação que possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e tolerante às diferenças. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-08-11T21:30:31Z 2020-08-11T21:30:31Z 2018 Artigo de Periódico SOUSA, Naire Gomes de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; VIEIRA, Norma Cristina. O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 6, n. 3, p. 67-81, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12498. Acesso em:. 2318-1346 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12498 http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241 por Nova Revista Amazônica Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/6241
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Linguagem fotográfica
Genêros
Brincadeiras
Infância
spellingShingle Linguagem fotográfica
Genêros
Brincadeiras
Infância
SOUSA, Naire Gomes de
O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica
topic_facet Linguagem fotográfica
Genêros
Brincadeiras
Infância
description Este espaço de discussão objetiva, com o uso da linguagem fotográfica, desvelar as relações de gênero construídas por crianças no tempo das brincadeiras livres no espaço escolar. Com esse enfoque, observamos as crianças no momento “Brincadeira Livre” na Creche Ana Sousa e percebemos como elas estabelecem possíveis relações de gênero durante o brincar e o manuseio de artefatos culturalmente impregnados de sentidos do que é de menina e do que é de menino. A pesquisa foi desenvolvida com uma Turma de Pré-Escola II, crianças na faixa etária de 04 e 05 anos. O estudo evidencia que a brincadeira é um espaço rico para refletir sobre a equidade de gênero na pré-escola. Por outro lado, revela que para falarmos de igualdade de gênero há de se construir novas perspectivas educacionais no que concerne à educação infantil, uma vez que meninos e meninas, no ensaio etnofotográfico, mostraram-se presas/os a convenções instituídas historicamente na sociedade sobre o que seja o brincar. Por fim, mostrou-nos um possível caminho à equidade de gênero, assentado na emergência de propostas pedagógicas que busquem mediações possíveis entre as novas perspectivas acerca do tema gênero na educação infantil. Sinalizando, assim, uma educação que possa realmente contribuir para a construção de uma sociedade mais ética e tolerante às diferenças.
format Artigo
author SOUSA, Naire Gomes de
author2 SOUZA, Ana Paula Vieira e
VIEIRA, Norma Cristina
author2Str SOUZA, Ana Paula Vieira e
VIEIRA, Norma Cristina
title O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica
title_short O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica
title_full O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica
title_fullStr O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica
title_full_unstemmed O brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica
title_sort o brincar e as relações de genêro entre meninas e meninos na educação infantil desvelados pelo linguagem fotográfica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12498
http://dx.doi.org/10.18542/nra.v6i3.6241
_version_ 1787147593291137024
score 11.653393