/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências
This article aims to understand how non-formal learning spaces can contribute to the linking of scientific knowledge and tradition to the training of teachers who educate in the field in the elementary teaching. It is sought to understand and reflect, through narratives of teachers of Ilha de Fora...
Autor principal: | MELO, Veruschka Silva Santos |
---|---|
Outros Autores: | CONTENTE, Ariadne da Costa Peres |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12591 |
id |
ir-2011-12591 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-125912023-09-13T16:28:52Z Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências MELO, Veruschka Silva Santos CONTENTE, Ariadne da Costa Peres Formação de professores Educação do campo Espaços não formais de ensino Teacher training Rural education Non-formal learning spaces This article aims to understand how non-formal learning spaces can contribute to the linking of scientific knowledge and tradition to the training of teachers who educate in the field in the elementary teaching. It is sought to understand and reflect, through narratives of teachers of Ilha de Fora at Curuçá/PA, how this connection can be conceived. This research is narrative, using the researchtraining as a guide and, therefore, also the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2005) as methodological support for analysis. My baseline is the theorists Morin (2001), Santos (2007), Silva (2010) and Almeida (2017) who work with the urgency of knowing this subject in its inherent complexity, turning their eyes both to the scientific field and to that of tradition; besides the discussion of a holistic teacher training from the vision of Nóvoa (1994) and Imbernón (2011). Thus, by targeting the teaching of science through scientific knowledge and tradition, it is possible to break the standardized view of science which provides an important milestone in teacher training courses in the field education from the perspective of non-formal teaching spaces. O presente artigo almeja compreender como os espaços não formais de ensino podem contribuir para a conexão dos saberes científicos e da tradição para a formação de professores que educam no campo nos anos iniciais de ensino. A partir deste pressuposto busca-se compreender e refletir, por meio de narrativas dos professores da Ilha de Fora no município de Curuçá/PA, como esta conexão pode ser concebida. Esta pesquisa é de caráter narrativo, utiliza-se a pesquisa-formação como guia e, portanto, também a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2005) como sustento metodológico de análise. Os pensamentos ancoram-se nos teóricos Morin (2001), Santos (2007), Silva (2010) e Almeida (2017) os quais trabalham com a urgência de conhecer esse sujeito em sua complexidade inerente, voltando seus olhares tanto para o campo científico como para o da tradição; além da discussão de uma formação holística docente a partir da visão da Nóvoa (1994) e Imbernón (2011). Assim, ao mirarmos o ensino de ciências através do saber científico e da tradição, é possível romper a visão padronizada da ciência, o que proporciona um marco importante nos cursos de formação de professores na educação do campo na perspectiva dos espaços não formais de ensino. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-09-09T22:41:19Z 2020-09-09T22:41:19Z 2020-04 Artigo de Periódico MELO, Veruschka Silva Santos; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres. Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 8, n. 1, p. 205-213 , abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i1.8628. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12591. Acesso em:. 2318-1346 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12591 10.18542/nra.v8i1.8628 por Nova Revista Amazônica Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/8628 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Formação de professores Educação do campo Espaços não formais de ensino Teacher training Rural education Non-formal learning spaces |
spellingShingle |
Formação de professores Educação do campo Espaços não formais de ensino Teacher training Rural education Non-formal learning spaces MELO, Veruschka Silva Santos Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências |
topic_facet |
Formação de professores Educação do campo Espaços não formais de ensino Teacher training Rural education Non-formal learning spaces |
description |
This article aims to understand how non-formal learning spaces can contribute to the linking of
scientific knowledge and tradition to the training of teachers who educate in the field in the elementary
teaching. It is sought to understand and reflect, through narratives of teachers of Ilha de Fora at
Curuçá/PA, how this connection can be conceived. This research is narrative, using the researchtraining as a guide and, therefore, also the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2005)
as methodological support for analysis. My baseline is the theorists Morin (2001), Santos (2007), Silva
(2010) and Almeida (2017) who work with the urgency of knowing this subject in its inherent
complexity, turning their eyes both to the scientific field and to that of tradition; besides the discussion
of a holistic teacher training from the vision of Nóvoa (1994) and Imbernón (2011). Thus, by targeting
the teaching of science through scientific knowledge and tradition, it is possible to break the
standardized view of science which provides an important milestone in teacher training courses in the
field education from the perspective of non-formal teaching spaces. |
format |
Artigo |
author |
MELO, Veruschka Silva Santos |
author2 |
CONTENTE, Ariadne da Costa Peres |
author2Str |
CONTENTE, Ariadne da Costa Peres |
title |
Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências |
title_short |
Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências |
title_full |
Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências |
title_fullStr |
Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências |
title_sort |
conectando saberes na formação docente campesina em espaços não formais por meio do ensino de ciências |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12591 |
_version_ |
1832602535643316224 |
score |
11.755432 |