Artigo

Filosofia da educação: sua história no ensino médio normal e no curso de pedagogia da UFPA

O presente trabalho procura desenhar o lugar da Filosofia da Educação no Currículo do Curso Normal deste a sua inserção na Escola Normal Paraense, até o atual contexto do Ensino de Filosofia no Nível Médio, que decorreu da nova LDB nº 9.394/96. Assim como intenta realizar algumas aproximações histór...

ver descrição completa

Autor principal: MONTEIRO, Maria Neusa
Outros Autores: SOARES, Raimunda Lucena Melo
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12651
Resumo:
O presente trabalho procura desenhar o lugar da Filosofia da Educação no Currículo do Curso Normal deste a sua inserção na Escola Normal Paraense, até o atual contexto do Ensino de Filosofia no Nível Médio, que decorreu da nova LDB nº 9.394/96. Assim como intenta realizar algumas aproximações históricas concermentes ao movimento realizado pela Filosofia da Educação no Curso de Pedagogico da Universidade Federal do Pará, deste a instalação desse curso na extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras até os dias de hoje. Dá ênfase ao aspecto legislativo e à atualidade. Nesta investigação o percuso metodológico foi realizado através da pesquisa bibliográfica e documental, instrumentos elucidativas e pertinentes na construção deste conhecimento do saber filosófico que entrecruza ensino, história, educação e política educacional.