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Dissertação
Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
Esta dissertação investiga a invisibilidade das filósofas na história e na construção do saber filosófico e suas implicações no ensino de Filosofia. Busca-se analisar como os discursos dominantes, alicerçados em epistemologias eurocêntricas e patriarcais, relegaram as produções das filósofas à...
Autor principal: | Monteiro, Karla Regina Bentes |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2887438044619363, https://orcid.org/0000-0003-4359-6070 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10842 |
Resumo: |
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Esta dissertação investiga a invisibilidade das filósofas na história e na construção do saber
filosófico e suas implicações no ensino de Filosofia. Busca-se analisar como os discursos
dominantes, alicerçados em epistemologias eurocêntricas e patriarcais, relegaram as produções
das filósofas à margem, criando lacunas epistemológicas que persistem na educação filosófica.
Utilizando um enfoque genealógico inspirado em Michel Foucault, a pesquisa dialoga com
pensadoras como Simone de Beauvoir, Judith Butler e Sueli Carneiro, evidenciando a
relevância de novas epistemologias feministas e interseccionais no ensino de Filosofia. A
proposta teórico-prática apresentada busca desconstruir as bases hegemônicas que excluem as
filósofas e propõe metodologias e didáticas que promovam a pluralidade de saberes,
contribuindo para um ensino filosófico emancipador e inclusivo. |