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Artigo
A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
Este ensaio discute, tomando como fundamento o apostes dos teóricos da Escola de Frankfurt (especificamente Adorno, Horkheimer, Benjamin Marcuse), as marcas sociais pregadas ao brinquedo nas sociedades tencno-burocráticas e sua nefasta consequência à formação autônoma. Com este objetivo, é patente a...
Autor principal: | MENESES, Alcione Sousa de |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12659 |
Resumo: |
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Este ensaio discute, tomando como fundamento o apostes dos teóricos da Escola de Frankfurt (especificamente Adorno, Horkheimer, Benjamin Marcuse), as marcas sociais pregadas ao brinquedo nas sociedades tencno-burocráticas e sua nefasta consequência à formação autônoma. Com este objetivo, é patente a reflesão sobre cultura e educação em sentido lato a partir da tese que aqui se defende, qual seja, a crítica radical ao processo de socialização da criaça imanente ao brinquedo, dado a perda de singularidade deste e sua capacidade de desenvolver a individualidade na cultura tornada mercadoria por (con)formar subjetivamente a criança à heteronomia nos processos de identificações sucessivas, especialmente mediadas pelos brinquedos massificdos wnquanto objetos e narrativas. Considera-se que, subjacente ao brinquedo, encontra-se subsumido o processo de individuação, o qual presupõe a relação dialética entre indivídou e cultura, incluindo aí as potencialidades e os limites formativos dos brinquedos com consequências para o processo de desenvolvimento se cosiderarmos este a partir da multideterminação do ser humano enquanto ser complexoe com existência peculiar. |