Artigo

A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança

Este ensaio discute, tomando como fundamento o apostes dos teóricos da Escola de Frankfurt (especificamente Adorno, Horkheimer, Benjamin Marcuse), as marcas sociais pregadas ao brinquedo nas sociedades tencno-burocráticas e sua nefasta consequência à formação autônoma. Com este objetivo, é patente a...

ver descrição completa

Autor principal: MENESES, Alcione Sousa de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12659
id ir-2011-12659
recordtype dspace
spelling ir-2011-126592023-09-12T15:57:18Z A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança MENESES, Alcione Sousa de Brinquedo Miriti Criança Este ensaio discute, tomando como fundamento o apostes dos teóricos da Escola de Frankfurt (especificamente Adorno, Horkheimer, Benjamin Marcuse), as marcas sociais pregadas ao brinquedo nas sociedades tencno-burocráticas e sua nefasta consequência à formação autônoma. Com este objetivo, é patente a reflesão sobre cultura e educação em sentido lato a partir da tese que aqui se defende, qual seja, a crítica radical ao processo de socialização da criaça imanente ao brinquedo, dado a perda de singularidade deste e sua capacidade de desenvolver a individualidade na cultura tornada mercadoria por (con)formar subjetivamente a criança à heteronomia nos processos de identificações sucessivas, especialmente mediadas pelos brinquedos massificdos wnquanto objetos e narrativas. Considera-se que, subjacente ao brinquedo, encontra-se subsumido o processo de individuação, o qual presupõe a relação dialética entre indivídou e cultura, incluindo aí as potencialidades e os limites formativos dos brinquedos com consequências para o processo de desenvolvimento se cosiderarmos este a partir da multideterminação do ser humano enquanto ser complexoe com existência peculiar. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-09-22T12:25:24Z 2020-09-22T12:25:24Z 2007 Artigo de Periódico MENESES, Alcione Sousa de. A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 253-267, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2987. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12659. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12659 10.18542/rmi.v3i4.2987 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2987
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Brinquedo
Miriti
Criança
spellingShingle Brinquedo
Miriti
Criança
MENESES, Alcione Sousa de
A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
topic_facet Brinquedo
Miriti
Criança
description Este ensaio discute, tomando como fundamento o apostes dos teóricos da Escola de Frankfurt (especificamente Adorno, Horkheimer, Benjamin Marcuse), as marcas sociais pregadas ao brinquedo nas sociedades tencno-burocráticas e sua nefasta consequência à formação autônoma. Com este objetivo, é patente a reflesão sobre cultura e educação em sentido lato a partir da tese que aqui se defende, qual seja, a crítica radical ao processo de socialização da criaça imanente ao brinquedo, dado a perda de singularidade deste e sua capacidade de desenvolver a individualidade na cultura tornada mercadoria por (con)formar subjetivamente a criança à heteronomia nos processos de identificações sucessivas, especialmente mediadas pelos brinquedos massificdos wnquanto objetos e narrativas. Considera-se que, subjacente ao brinquedo, encontra-se subsumido o processo de individuação, o qual presupõe a relação dialética entre indivídou e cultura, incluindo aí as potencialidades e os limites formativos dos brinquedos com consequências para o processo de desenvolvimento se cosiderarmos este a partir da multideterminação do ser humano enquanto ser complexoe com existência peculiar.
format Artigo
author MENESES, Alcione Sousa de
title A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
title_short A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
title_full A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
title_fullStr A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
title_full_unstemmed A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
title_sort dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12659
_version_ 1787149248108691456
score 11.675608