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Artigo
A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança
Este ensaio discute, tomando como fundamento o apostes dos teóricos da Escola de Frankfurt (especificamente Adorno, Horkheimer, Benjamin Marcuse), as marcas sociais pregadas ao brinquedo nas sociedades tencno-burocráticas e sua nefasta consequência à formação autônoma. Com este objetivo, é patente a...
Autor principal: | MENESES, Alcione Sousa de |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12659 |
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ir-2011-12659 |
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ir-2011-126592023-09-12T15:57:18Z A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança MENESES, Alcione Sousa de Brinquedo Miriti Criança Este ensaio discute, tomando como fundamento o apostes dos teóricos da Escola de Frankfurt (especificamente Adorno, Horkheimer, Benjamin Marcuse), as marcas sociais pregadas ao brinquedo nas sociedades tencno-burocráticas e sua nefasta consequência à formação autônoma. Com este objetivo, é patente a reflesão sobre cultura e educação em sentido lato a partir da tese que aqui se defende, qual seja, a crítica radical ao processo de socialização da criaça imanente ao brinquedo, dado a perda de singularidade deste e sua capacidade de desenvolver a individualidade na cultura tornada mercadoria por (con)formar subjetivamente a criança à heteronomia nos processos de identificações sucessivas, especialmente mediadas pelos brinquedos massificdos wnquanto objetos e narrativas. Considera-se que, subjacente ao brinquedo, encontra-se subsumido o processo de individuação, o qual presupõe a relação dialética entre indivídou e cultura, incluindo aí as potencialidades e os limites formativos dos brinquedos com consequências para o processo de desenvolvimento se cosiderarmos este a partir da multideterminação do ser humano enquanto ser complexoe com existência peculiar. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-09-22T12:25:24Z 2020-09-22T12:25:24Z 2007 Artigo de Periódico MENESES, Alcione Sousa de. A dialética da contribuição do brinquedo de miriti para o desenvolvimento infantil e processo de individualização da criança. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 253-267, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2987. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12659. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12659 10.18542/rmi.v3i4.2987 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2987 |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
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