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Artigo
Breve análise sobre concepção de desenvolvimento e aprendizagem: implicações a aplicação contrastantes na alfabetização e no letramento
Trata-se de um breve levantamento sobre concepções históricas de desenvolvimento e aprendizagem. Nele demontro a alternância das diversas concepções de desenvolvimento e sua respectiva aplicação à alfabetização, leitura e escrita, através dos diversos métodos conhecidos, sa saber:sintéticos, analíti...
Autor principal: | PINHEIRO, Georges Alberto Silva |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12660 |
Resumo: |
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Trata-se de um breve levantamento sobre concepções históricas de desenvolvimento e aprendizagem. Nele demontro a alternância das diversas concepções de desenvolvimento e sua respectiva aplicação à alfabetização, leitura e escrita, através dos diversos métodos conhecidos, sa saber:sintéticos, analíticos, mistos ou ecléticos, global, fônico e com base em linguística. Descrevemos uma certa tentativa de síntesse processual como forma alteernativa de aplicação, em função das descobertas da neurociência, da informática e da linguística, do modelo interacionista e do uso de conceito de zona de desenvolvimento proximal de Vigotsky. Procura-se combinar à lógica do processo de aprendizagem (modelo que inclui instrução fônicas, de consciência fonética e grafofonémica), sem esquecer a importância das dimensões lúdicas, afetivas e sócio-culturais presentes nos processos que envolvem a presença do "outro social" mais experiente, indispensável nas relações intersubjetivas e constitutivas da subjetividade. |