/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências
This dissertation deals with a qualitative research, in the narrative modality, which discusses the formative experience (continuingeducation course) lived by three teachers who teach science in the 4th and 5th year of Elementary School. The proposal arises from the conflict between the movement...
Autor principal: | CAVALCANTE, Ana Elisabeth Dias Pereira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12849 |
id |
ir-2011-12849 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-128492023-09-06T19:00:16Z Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências CAVALCANTE, Ana Elisabeth Dias Pereira FRAIHA-MARTINS, France http://lattes.cnpq.br/4765567823575996 https://orcid.org/0000-0001-7933-6014 Formação continuada em contexto Ensino de Ciências Práticas investigativas Tecnologia Digital Continuing education in context Science teaching Investigative practices Digital Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS This dissertation deals with a qualitative research, in the narrative modality, which discusses the formative experience (continuingeducation course) lived by three teachers who teach science in the 4th and 5th year of Elementary School. The proposal arises from the conflict between the movement of continuing education for the use of new methodologies, legally institutionalized, and the few changes observed in teaching practice in the context of the school, which when observing lead me to question about the conceptions of these teachers' formation and about their experiences with these methodologies. My objective was to investigate how the proposal for continuing education on the hydrological cycle using WebQuest (digital tool with pedagogical guidance), contributes to new ways of thinking and acting in science education for the early years of elementary school. I chose as a locus a State Elementary School in Ananideua / PA, where I was an intern for three years, participating in classroom practices and planning meetings. The Continuing Teacher Education Course took place through a training design, based on the tripod: Investigative Practice, Investigative Experiment and Digital Technology, during the second semester of 2018. The instruments used for the production of field texts were: field questionnaire, training diary, reflective memorials, audiovisual records and interview. The analysis methodology used was the Discursive Textual Analysis. By impregnating the categories that emerged from all empirical material from the field texts, it formed two axes of analysis: i) Training for Teaching Practice in Sciences in the 21st Century; ii) Teaching about the Hydrological Cycle in the early years of elementary school. It is possible to affirm that among the reflexes and reflections made from this formative experience, I highlight that the teachers, when experiencing such a continuing education course, reveal the potential of the dialogical movement by giving teachers a voice in training processes, and by collectively building the process path continuing education in a situated way, meeting the teaching needs in addition to textbooks and methodological recipes. Esta dissertação trata de uma pesquisa de caráter qualitativo, na modalidade narrativa, que discorre sobre a experiência formativa (curso de formação continuada) vivenciada por três professores que ensinam ciências no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta surge do conflito entre o movimento de formação continuada para o uso de novas metodologias, legalmente institucionalizada, e as poucas mudanças observadas na prática docente no contexto da escola, que ao observar me levam a questionar sobre as concepções de formação desses professores e sobre suas experiências com essas metodologias. Meu objetivo era investigar de que modo a proposta de formação continuada sobre ciclo hidrológico utilizando a WebQuest (ferramenta digital com orientação pedagógica), contribui para novas formas de pensar e agir no ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Escolhi como lócus uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, situada no município de Ananideua/PA, na qual fui estagiária por três anos, participando das práticas de sala de aula e de reuniões de planejamento. O Curso de formação continuada de professores se deu por meio de um design de formação, pautado no tripé: Prática Investigativa, Experimento Investigativo e Tecnologia Digital, durante o segundo semestre do ano de 2018.Os instrumentos utilizados para produção dos textos de campo foram: questionário de campo, diário de formação, memoriais reflexivos, registros audiovisuais e entrevista. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Ao impregnar-me dos textos de campo, as categorias que emergiram de todo material empírico, deu forma a dois eixos de análises: i) Formação para a Prática Docente em Ciências no Século XXI; ii) Ensino sobre o Ciclo Hidrológico nos anos iniciais do ensino fundamental. É possível afirmar que entre os reflexos e reflexões feitas a partir dessa experiência formativa, destaco que os professores ao vivenciarem tal curso de formação continuada evidenciam o potencial do movimento dialógico e o quanto é importante construir coletivamente o percurso do processo de formação continuada de forma situada atendendo as suas necessidades docentes para além dos livros didáticos e receitas metodológicas. 2020-11-18T22:11:17Z 2020-11-18T22:11:17Z 2019-12-17 Dissertação Cavalcante, Ana Elisabeth Dias Pereira. Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12849. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12849 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Formação continuada em contexto Ensino de Ciências Práticas investigativas Tecnologia Digital Continuing education in context Science teaching Investigative practices Digital Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
spellingShingle |
Formação continuada em contexto Ensino de Ciências Práticas investigativas Tecnologia Digital Continuing education in context Science teaching Investigative practices Digital Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS CAVALCANTE, Ana Elisabeth Dias Pereira Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências |
topic_facet |
Formação continuada em contexto Ensino de Ciências Práticas investigativas Tecnologia Digital Continuing education in context Science teaching Investigative practices Digital Technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS |
description |
This dissertation deals with a qualitative research, in the narrative modality, which
discusses the formative experience (continuingeducation course) lived by three teachers
who teach science in the 4th and 5th year of Elementary School. The proposal arises from
the conflict between the movement of continuing education for the use of new
methodologies, legally institutionalized, and the few changes observed in teaching
practice in the context of the school, which when observing lead me to question about the
conceptions of these teachers' formation and about their experiences with these
methodologies. My objective was to investigate how the proposal for continuing
education on the hydrological cycle using WebQuest (digital tool with pedagogical
guidance), contributes to new ways of thinking and acting in science education for the
early years of elementary school. I chose as a locus a State Elementary School in
Ananideua / PA, where I was an intern for three years, participating in classroom practices
and planning meetings. The Continuing Teacher Education Course took place through a
training design, based on the tripod: Investigative Practice, Investigative Experiment and
Digital Technology, during the second semester of 2018. The instruments used for the
production of field texts were: field questionnaire, training diary, reflective memorials,
audiovisual records and interview. The analysis methodology used was the Discursive
Textual Analysis. By impregnating the categories that emerged from all empirical
material from the field texts, it formed two axes of analysis: i) Training for Teaching
Practice in Sciences in the 21st Century; ii) Teaching about the Hydrological Cycle in the
early years of elementary school. It is possible to affirm that among the reflexes and
reflections made from this formative experience, I highlight that the teachers, when
experiencing such a continuing education course, reveal the potential of the dialogical
movement by giving teachers a voice in training processes, and by collectively building
the process path continuing education in a situated way, meeting the teaching needs in
addition to textbooks and methodological recipes. |
author_additional |
FRAIHA-MARTINS, France |
author_additionalStr |
FRAIHA-MARTINS, France |
format |
Dissertação |
author |
CAVALCANTE, Ana Elisabeth Dias Pereira |
title |
Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências |
title_short |
Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências |
title_full |
Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências |
title_fullStr |
Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências |
title_full_unstemmed |
Práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências |
title_sort |
práticas investigativas e webquest: pensar e agir na docência sobre o ciclo hidrológico em aulas de ciências |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12849 |
_version_ |
1832603711761809408 |
score |
11.755432 |