Artigo

Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo

This paper addresses an approach to mathematics as a cultural phenomenon, considering the social activities that stimulate the formation of mathematical concepts and cultural values related to these activities. This approach leads us to an analysis of teaching and teacher education process from...

ver descrição completa

Autor principal: QUARESMA, João Cláudio Brandemberg
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894
id ir-2011-12894
recordtype dspace
spelling ir-2011-128942023-08-30T15:57:35Z Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo QUARESMA, João Cláudio Brandemberg Enculturação matemática Formação de professores Representação simbólica Valores culturais Mathematical enculturation Teacher training Symbolic representation Cultural values This paper addresses an approach to mathematics as a cultural phenomenon, considering the social activities that stimulate the formation of mathematical concepts and cultural values related to these activities. This approach leads us to an analysis of teaching and teacher education process from the concept of “Mathematical Enculturation”, described by Bishop (1999), aiming for a greater commitment and better teaching performance of teachers of mathematics. Neste artigo, tratamos de uma abordagem da Matemática como um fenômeno cultural, considerando as atividades sociais que estimulam a formação dos conceitos matemáticos e os valores culturais relacionados a essas atividades. Essa abordagem nos leva a uma análise do processo de ensino e de formação de professores a partir do conceito de “Enculturação matemática”, descrito por Bishop (1999), objetivando um maior compromisso e uma melhor atuação didática dos professores de matemática. UFPA - Universidade Federal do Pará 2021-02-25T00:49:52Z 2021-02-25T00:49:52Z 2015-06 Artigo de Periódico BRANDEMBERG, João Cláudio. Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 186-202, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3057. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894 10.18542/rmi.v9i12.3057 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3057
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Enculturação matemática
Formação de professores
Representação simbólica
Valores culturais
Mathematical enculturation
Teacher training
Symbolic representation
Cultural values
spellingShingle Enculturação matemática
Formação de professores
Representação simbólica
Valores culturais
Mathematical enculturation
Teacher training
Symbolic representation
Cultural values
QUARESMA, João Cláudio Brandemberg
Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
topic_facet Enculturação matemática
Formação de professores
Representação simbólica
Valores culturais
Mathematical enculturation
Teacher training
Symbolic representation
Cultural values
description This paper addresses an approach to mathematics as a cultural phenomenon, considering the social activities that stimulate the formation of mathematical concepts and cultural values related to these activities. This approach leads us to an analysis of teaching and teacher education process from the concept of “Mathematical Enculturation”, described by Bishop (1999), aiming for a greater commitment and better teaching performance of teachers of mathematics.
format Artigo
author QUARESMA, João Cláudio Brandemberg
title Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
title_short Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
title_full Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
title_fullStr Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
title_full_unstemmed Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
title_sort enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894
_version_ 1787148637690658816
score 11.653393