/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo
This paper addresses an approach to mathematics as a cultural phenomenon, considering the social activities that stimulate the formation of mathematical concepts and cultural values related to these activities. This approach leads us to an analysis of teaching and teacher education process from...
Autor principal: | QUARESMA, João Cláudio Brandemberg |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894 |
id |
ir-2011-12894 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-128942023-08-30T15:57:35Z Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo QUARESMA, João Cláudio Brandemberg Enculturação matemática Formação de professores Representação simbólica Valores culturais Mathematical enculturation Teacher training Symbolic representation Cultural values This paper addresses an approach to mathematics as a cultural phenomenon, considering the social activities that stimulate the formation of mathematical concepts and cultural values related to these activities. This approach leads us to an analysis of teaching and teacher education process from the concept of “Mathematical Enculturation”, described by Bishop (1999), aiming for a greater commitment and better teaching performance of teachers of mathematics. Neste artigo, tratamos de uma abordagem da Matemática como um fenômeno cultural, considerando as atividades sociais que estimulam a formação dos conceitos matemáticos e os valores culturais relacionados a essas atividades. Essa abordagem nos leva a uma análise do processo de ensino e de formação de professores a partir do conceito de “Enculturação matemática”, descrito por Bishop (1999), objetivando um maior compromisso e uma melhor atuação didática dos professores de matemática. UFPA - Universidade Federal do Pará 2021-02-25T00:49:52Z 2021-02-25T00:49:52Z 2015-06 Artigo de Periódico BRANDEMBERG, João Cláudio. Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo. Margens, online, v. 9, n. 12, p. 186-202, jun. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3057. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894 10.18542/rmi.v9i12.3057 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3057 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Enculturação matemática Formação de professores Representação simbólica Valores culturais Mathematical enculturation Teacher training Symbolic representation Cultural values |
spellingShingle |
Enculturação matemática Formação de professores Representação simbólica Valores culturais Mathematical enculturation Teacher training Symbolic representation Cultural values QUARESMA, João Cláudio Brandemberg Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo |
topic_facet |
Enculturação matemática Formação de professores Representação simbólica Valores culturais Mathematical enculturation Teacher training Symbolic representation Cultural values |
description |
This paper addresses an approach to mathematics as a
cultural phenomenon, considering the social activities that stimulate the
formation of mathematical concepts and cultural values related to these
activities. This approach leads us to an analysis of teaching and teacher
education process from the concept of “Mathematical Enculturation”,
described by Bishop (1999), aiming for a greater commitment and
better teaching performance of teachers of mathematics. |
format |
Artigo |
author |
QUARESMA, João Cláudio Brandemberg |
title |
Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo |
title_short |
Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo |
title_full |
Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo |
title_fullStr |
Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo |
title_full_unstemmed |
Enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo |
title_sort |
enculturação, formação de professores e ensino de matemática: uma discussão sobre visão ampliada dos valores culturais e conhecimento aprofundado do conteúdo |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12894 |
_version_ |
1787148637690658816 |
score |
11.653393 |