Artigo

Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID

Teacher education started in undergraduate courses is configured as the defining moment, choices, involvement and professional acceptance. It is also a period of reflection and empowerment of educational project that brings together educational, methodological and cultural actions defined and...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Edinaura Almeida de
Outros Autores: PEREIRA, Zildene Francisca, DANTAS, Nozângela Maria Rolim
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937
id ir-2011-12937
recordtype dspace
spelling ir-2011-129372023-08-30T14:54:02Z Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID ARAÚJO, Edinaura Almeida de PEREIRA, Zildene Francisca DANTAS, Nozângela Maria Rolim Formação docente PIBID Vivências escolares Teacher training School experiences Teacher education started in undergraduate courses is configured as the defining moment, choices, involvement and professional acceptance. It is also a period of reflection and empowerment of educational project that brings together educational, methodological and cultural actions defined and redefined in line with the political, social, economic and cultural contexts of each region, city and / or community. The result of the activities is closely related to the teacher's profile, which in their teaching everyday action prints the marks of a training, ethical principles and social commitment acquired and / or improved over the academic life and training in society. The work entitled interlaces of teacher training: experiencing everyday school life through PIBID, configured as a reflection on the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching / PIBID, a project that promotes coexistence and student learning in the Training Centre Teachers - CFP UFCG - federal University of Campina Grande-PB, with partner schools. Considering the importance of knowing the project we drew purpose is to acknowledge the importance of PIBID the training of teachers, graduate student, reflect on innovation established in the formation from the start teaching through partnerships with elementary and high schools. Regarding methodology, we seek from the literature Pedagogy subproject reflection, considering the discussion of teacher education from light theoretical: Alarcão 2003 Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), among others. A formação do professor iniciada nos cursos de graduação configura-se como o momento de definição, escolhas, envolvimento e aceitação da profissão. É também um período de reflexão e empoderamento do projeto educacional que congrega ações pedagógicas, metodológicas e culturais definidas e redefinidas em consonância com os contextos políticos, sociais, econômicos e culturais de cada região, cidade e/ou comunidade. O resultado das atividades está estritamente relacionada ao perfil do professor, que na sua ação cotidiana docente imprime as marcas de uma formação, princípios éticos e compromisso social adquiridos e/ou aperfeiçoados ao longo da vida acadêmica e da formação na vida em sociedade. O trabalho intitulado Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID configura-se como uma reflexão acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, um projeto que promove a convivência e aprendizagem dos alunos no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campinha Grande - PB – CFP/UFCG - com escolas parceiras. Considerando a importância de conhecer o projeto traçou-se como objetivo reconhecer a importância do PIBID na formação do docente, aluno de graduação, refletir sobre a inovação estabelecida na formação a partir da iniciação à docência através das parcerias estabelecidas com escolas de Ensino Fundamental e Médio. No tocante à metodologia adotada, buscou-se a partir da pesquisa bibliográfica uma reflexão do subprojeto de Pedagogia, considerando a discussão da formação docente a partir luz dos teóricos: Alarcão (2003), Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), dentre outros. 2021-03-04T00:33:08Z 2021-03-04T00:33:08Z 2016-06 Artigo de Periódico ARAÚJO, Edinaura Almeida de; PEREIRA, Zildene Francisca; DANTAS, Nozângela Maria Rolim. Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID. Margens, online, v. 10, n.14, p. 31-43, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4247. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937 10.18542/rmi.v10i14.4247 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Formação docente
PIBID
Vivências escolares
Teacher training
School experiences
spellingShingle Formação docente
PIBID
Vivências escolares
Teacher training
School experiences
ARAÚJO, Edinaura Almeida de
Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID
topic_facet Formação docente
PIBID
Vivências escolares
Teacher training
School experiences
description Teacher education started in undergraduate courses is configured as the defining moment, choices, involvement and professional acceptance. It is also a period of reflection and empowerment of educational project that brings together educational, methodological and cultural actions defined and redefined in line with the political, social, economic and cultural contexts of each region, city and / or community. The result of the activities is closely related to the teacher's profile, which in their teaching everyday action prints the marks of a training, ethical principles and social commitment acquired and / or improved over the academic life and training in society. The work entitled interlaces of teacher training: experiencing everyday school life through PIBID, configured as a reflection on the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching / PIBID, a project that promotes coexistence and student learning in the Training Centre Teachers - CFP UFCG - federal University of Campina Grande-PB, with partner schools. Considering the importance of knowing the project we drew purpose is to acknowledge the importance of PIBID the training of teachers, graduate student, reflect on innovation established in the formation from the start teaching through partnerships with elementary and high schools. Regarding methodology, we seek from the literature Pedagogy subproject reflection, considering the discussion of teacher education from light theoretical: Alarcão 2003 Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), among others.
format Artigo
author ARAÚJO, Edinaura Almeida de
author2 PEREIRA, Zildene Francisca
DANTAS, Nozângela Maria Rolim
author2Str PEREIRA, Zildene Francisca
DANTAS, Nozângela Maria Rolim
title Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID
title_short Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID
title_full Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID
title_fullStr Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID
title_full_unstemmed Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID
title_sort entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do pibid
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937
_version_ 1787147822114537472
score 11.653393