/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID
Teacher education started in undergraduate courses is configured as the defining moment, choices, involvement and professional acceptance. It is also a period of reflection and empowerment of educational project that brings together educational, methodological and cultural actions defined and...
Autor principal: | ARAÚJO, Edinaura Almeida de |
---|---|
Outros Autores: | PEREIRA, Zildene Francisca, DANTAS, Nozângela Maria Rolim |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937 |
id |
ir-2011-12937 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-129372023-08-30T14:54:02Z Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID ARAÚJO, Edinaura Almeida de PEREIRA, Zildene Francisca DANTAS, Nozângela Maria Rolim Formação docente PIBID Vivências escolares Teacher training School experiences Teacher education started in undergraduate courses is configured as the defining moment, choices, involvement and professional acceptance. It is also a period of reflection and empowerment of educational project that brings together educational, methodological and cultural actions defined and redefined in line with the political, social, economic and cultural contexts of each region, city and / or community. The result of the activities is closely related to the teacher's profile, which in their teaching everyday action prints the marks of a training, ethical principles and social commitment acquired and / or improved over the academic life and training in society. The work entitled interlaces of teacher training: experiencing everyday school life through PIBID, configured as a reflection on the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching / PIBID, a project that promotes coexistence and student learning in the Training Centre Teachers - CFP UFCG - federal University of Campina Grande-PB, with partner schools. Considering the importance of knowing the project we drew purpose is to acknowledge the importance of PIBID the training of teachers, graduate student, reflect on innovation established in the formation from the start teaching through partnerships with elementary and high schools. Regarding methodology, we seek from the literature Pedagogy subproject reflection, considering the discussion of teacher education from light theoretical: Alarcão 2003 Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), among others. A formação do professor iniciada nos cursos de graduação configura-se como o momento de definição, escolhas, envolvimento e aceitação da profissão. É também um período de reflexão e empoderamento do projeto educacional que congrega ações pedagógicas, metodológicas e culturais definidas e redefinidas em consonância com os contextos políticos, sociais, econômicos e culturais de cada região, cidade e/ou comunidade. O resultado das atividades está estritamente relacionada ao perfil do professor, que na sua ação cotidiana docente imprime as marcas de uma formação, princípios éticos e compromisso social adquiridos e/ou aperfeiçoados ao longo da vida acadêmica e da formação na vida em sociedade. O trabalho intitulado Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID configura-se como uma reflexão acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID, um projeto que promove a convivência e aprendizagem dos alunos no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campinha Grande - PB – CFP/UFCG - com escolas parceiras. Considerando a importância de conhecer o projeto traçou-se como objetivo reconhecer a importância do PIBID na formação do docente, aluno de graduação, refletir sobre a inovação estabelecida na formação a partir da iniciação à docência através das parcerias estabelecidas com escolas de Ensino Fundamental e Médio. No tocante à metodologia adotada, buscou-se a partir da pesquisa bibliográfica uma reflexão do subprojeto de Pedagogia, considerando a discussão da formação docente a partir luz dos teóricos: Alarcão (2003), Libâneo (2004), Guimarães (2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), dentre outros. 2021-03-04T00:33:08Z 2021-03-04T00:33:08Z 2016-06 Artigo de Periódico ARAÚJO, Edinaura Almeida de; PEREIRA, Zildene Francisca; DANTAS, Nozângela Maria Rolim. Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID. Margens, online, v. 10, n.14, p. 31-43, jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4247. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937 10.18542/rmi.v10i14.4247 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4247 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Formação docente PIBID Vivências escolares Teacher training School experiences |
spellingShingle |
Formação docente PIBID Vivências escolares Teacher training School experiences ARAÚJO, Edinaura Almeida de Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID |
topic_facet |
Formação docente PIBID Vivências escolares Teacher training School experiences |
description |
Teacher education started in
undergraduate courses is configured as the
defining moment, choices, involvement and
professional acceptance. It is also a period of
reflection and empowerment of educational
project that brings together educational,
methodological and cultural actions defined
and redefined in line with the political, social,
economic and cultural contexts of each
region, city and / or community. The result of
the activities is closely related to the teacher's
profile, which in their teaching everyday
action prints the marks of a training, ethical
principles and social commitment acquired and / or improved over the academic life and
training in society. The work entitled
interlaces of teacher training: experiencing
everyday school life through PIBID,
configured as a reflection on the Institutional
Scholarship Program for Initiation to
Teaching / PIBID, a project that promotes
coexistence and student learning in the
Training Centre Teachers - CFP UFCG -
federal University of Campina Grande-PB,
with partner schools. Considering the
importance of knowing the project we drew
purpose is to acknowledge the importance of
PIBID the training of teachers, graduate
student, reflect on innovation established in
the formation from the start teaching through
partnerships with elementary and high
schools. Regarding methodology, we seek
from the literature Pedagogy subproject
reflection, considering the discussion of
teacher education from light theoretical:
Alarcão 2003 Libâneo (2004), Guimarães
(2005), Freitas (2007), Ferreira (2007), among
others. |
format |
Artigo |
author |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de |
author2 |
PEREIRA, Zildene Francisca DANTAS, Nozângela Maria Rolim |
author2Str |
PEREIRA, Zildene Francisca DANTAS, Nozângela Maria Rolim |
title |
Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID |
title_short |
Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID |
title_full |
Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID |
title_fullStr |
Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID |
title_full_unstemmed |
Entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do PIBID |
title_sort |
entrelaços da formação docente: vivenciando o cotidiano escolar através do pibid |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12937 |
_version_ |
1787147822114537472 |
score |
11.653393 |