Dissertação

Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá - PA

In the curriculum directives of the formation program based in the alternative pedagogy denominated Agricultural Family School of Marabá, the supposition is expressed and it can contribute to the development of the agriculture family, because it’s lifted methodically in a proposition that would o...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Marizete Fonseca da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12952
id ir-2011-12952
recordtype dspace
spelling ir-2011-129522021-03-09T03:36:55Z Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá - PA SILVA, Marizete Fonseca da OLIVEIRA , Ney Cristina Monteiro de http://lattes.cnpq.br/4355112931326342 Ensino rural Pedagogia da alternância Formação Jovens Educação rural - Marabá (PA) (PERGAMUM) Juventude rural - Marabá (PA) (PERGAMUM) Agricultura familiar - Marabá (PA) (PERGAMUM) CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS DINÂMICAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL In the curriculum directives of the formation program based in the alternative pedagogy denominated Agricultural Family School of Marabá, the supposition is expressed and it can contribute to the development of the agriculture family, because it’s lifted methodically in a proposition that would overcome that practiced by linked to the public education system, that is to say, the pedagogic journey would happen from the developed experiences in the social – productive process of the young people and, because of that, the qualification of the family paper will happen again in the formation process. Through this work, we analyses the dimensions of the formation that it is being effective by the program is an important investment in the formation of the field, in its present level of development, the breaks are still a little evident with the practice of the educational system and the about the agriculture family can only be felt through the institutionalization of the parallel processes that make feasible the presence of the families and the new generations of the earth Nas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreira a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificaçãodo papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tomando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluimos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventudedo campo, em seu atual nível de desenvolvimento, ainda pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra 2021-03-09T03:34:44Z 2021-03-09T03:34:44Z 2003-03-28 Dissertação SILVA, Marizete Fonseca da. Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA. 2003. 103 f. ; Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará. Núcleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar, Belém, 2003. Disponível em: . Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12952 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Brasil Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares UFPA EMBRAPA Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas file:///C:/Users/naiar/Downloads/MARIZETE_FONSECA_DA_SILVA.pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino rural
Pedagogia da alternância
Formação
Jovens
Educação rural - Marabá (PA) (PERGAMUM)
Juventude rural - Marabá (PA) (PERGAMUM)
Agricultura familiar - Marabá (PA) (PERGAMUM)
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
DINÂMICAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA
SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA
AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
spellingShingle Ensino rural
Pedagogia da alternância
Formação
Jovens
Educação rural - Marabá (PA) (PERGAMUM)
Juventude rural - Marabá (PA) (PERGAMUM)
Agricultura familiar - Marabá (PA) (PERGAMUM)
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
DINÂMICAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA
SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA
AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SILVA, Marizete Fonseca da
Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá - PA
topic_facet Ensino rural
Pedagogia da alternância
Formação
Jovens
Educação rural - Marabá (PA) (PERGAMUM)
Juventude rural - Marabá (PA) (PERGAMUM)
Agricultura familiar - Marabá (PA) (PERGAMUM)
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
DINÂMICAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO RURAL NA AMAZÔNIA
SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA
AGRICULTURAS FAMILIARES E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
description In the curriculum directives of the formation program based in the alternative pedagogy denominated Agricultural Family School of Marabá, the supposition is expressed and it can contribute to the development of the agriculture family, because it’s lifted methodically in a proposition that would overcome that practiced by linked to the public education system, that is to say, the pedagogic journey would happen from the developed experiences in the social – productive process of the young people and, because of that, the qualification of the family paper will happen again in the formation process. Through this work, we analyses the dimensions of the formation that it is being effective by the program is an important investment in the formation of the field, in its present level of development, the breaks are still a little evident with the practice of the educational system and the about the agriculture family can only be felt through the institutionalization of the parallel processes that make feasible the presence of the families and the new generations of the earth
author_additional OLIVEIRA , Ney Cristina Monteiro de
author_additionalStr OLIVEIRA , Ney Cristina Monteiro de
format Dissertação
author SILVA, Marizete Fonseca da
title Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá - PA
title_short Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá - PA
title_full Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá - PA
title_fullStr Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá - PA
title_full_unstemmed Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá - PA
title_sort pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de marabá - pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12952
_version_ 1832604722575441920
score 11.755432