/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil
Faced with the emergence of a new way of managing a Brazilian public administration, derived from the precepts that govern a private initiative, issue speech rests an idea of the search for quality our services and efficiency no use of financial resources, it is possible to perceive that the S...
Autor principal: | LIMA, Virna Lumara Souza |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12958 |
id |
ir-2011-12958 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-129582023-08-30T14:39:10Z A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil LIMA, Virna Lumara Souza Estado Neoliberalismo Políticas públicas educacionais State Neoliberalism Educational public policies Faced with the emergence of a new way of managing a Brazilian public administration, derived from the precepts that govern a private initiative, issue speech rests an idea of the search for quality our services and efficiency no use of financial resources, it is possible to perceive that the State Suffered a Reconfiguration, bringing consequences in the so-called social policies. It is therefore possible from a Member State of Social Welfare to the neoliberal State. In educational policies, in particular, the Minimum State, proposed by neoliberalism, and the managerial perspective in public administration have brought different implications that can be better constructed when assessing how these propositions entered the Brazilian context. This article aims to develop a platform through prerequisites and presentations in Brazil, culminating in the change of the State's behavior towards public educational policies, in addition to bringing to reflection as the main implications in Brazilian education Diante do surgimento de uma nova forma de gerenciar a administração pública brasileira, advinda dos preceitos que regem a iniciativa privada, em cujo discurso repousa a ideia da busca por qualidade nos serviços e eficiência no uso dos recursos financeiros, é possível perceber que o Estado tem sofrido uma reconfiguração, trazendo consequências às chamadas políticas sociais. É possível, portanto, vislumbrar um rito de passagem do chamado Estado de Bem-estar social para o Estado neoliberal. Nas políticas educacionais, em especial, o Estado Mínimo, proposto pelo neoliberalismo, e a perspectiva gerencial na administração pública trouxeram diversas implicações que podem ser mais bem compreendidas ao avaliar como tais proposições adentraram no contexto brasileiro. Este artigo tem o objetivo de refazer a trajetória pela qual tais preceitos foram introduzidos no Brasil, culminando na mudança de comportamento do Estado para com as políticas públicas educacionais, além de trazer à reflexão as principais implicações na educação brasileira. 2021-03-09T13:10:20Z 2021-03-09T13:10:20Z 2017-06 Artigo de Periódico LIMA, Virna Lumara Souza. A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil. Margens, online, v. 11, n. 16, p. 223-237, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5394. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12958. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12958 10.18542/rmi.v11i16.5394 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/5394 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Estado Neoliberalismo Políticas públicas educacionais State Neoliberalism Educational public policies |
spellingShingle |
Estado Neoliberalismo Políticas públicas educacionais State Neoliberalism Educational public policies LIMA, Virna Lumara Souza A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil |
topic_facet |
Estado Neoliberalismo Políticas públicas educacionais State Neoliberalism Educational public policies |
description |
Faced with the emergence of a new way
of managing a Brazilian public administration,
derived from the precepts that govern a private
initiative, issue speech rests an idea of the search
for quality our services and efficiency no use of
financial resources, it is possible to perceive that
the State Suffered a Reconfiguration, bringing
consequences in the so-called social policies. It is
therefore possible from a Member State of Social
Welfare to the neoliberal State. In educational
policies, in particular, the Minimum State,
proposed by neoliberalism, and the managerial
perspective in public administration have brought
different implications that can be better
constructed when assessing how these
propositions entered the Brazilian context. This
article aims to develop a platform through
prerequisites and presentations in Brazil,
culminating in the change of the State's behavior
towards public educational policies, in addition
to bringing to reflection as the main implications
in Brazilian education |
format |
Artigo |
author |
LIMA, Virna Lumara Souza |
title |
A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil |
title_short |
A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil |
title_full |
A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil |
title_fullStr |
A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil |
title_full_unstemmed |
A trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do Brasil |
title_sort |
trajetória histórica da ideologia neoliberal e suas implicações nas políticas públicas educacionais do brasil |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12958 |
_version_ |
1787148928911671296 |
score |
11.674752 |