/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém
This research had as objectives to map and systematize, in an e-book format, teaching practices carried out in the context of personalized teaching of Education of Youth and Adults (EJA) from the Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém. These pract...
Autor principal: | ALBUQUERQUE, Luciana Pereira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12998 |
id |
ir-2011-12998 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-129982022-08-19T14:06:32Z E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém ALBUQUERQUE, Luciana Pereira ELIASQUEVICI, Marianne Kogut http://lattes.cnpq.br/6655468164115415 Educação de jovens e adultos Ensino personalizado Prática docente Education of youth and adults Personalized teaching Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM This research had as objectives to map and systematize, in an e-book format, teaching practices carried out in the context of personalized teaching of Education of Youth and Adults (EJA) from the Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém. These practices should contribute to student’s learning by means of dialogue, ethics, affectivity and autonomy dimensions. To reach the objectives, the methodological trajectory was composed by: (i) researches on references from theorists who study EJA and personalized teaching; (ii) a documental research; (iii) a data collection using questionnaires applied to teachers and students; (iv) registers of observations taken during the meetings/classes and informal conversations that could complement my perceptions as a researcher; and (v) a specific validation. The data collected were analyzed and the results reveal not only a teaching staff that is committed to the modality and the students but also reveal that the teaching practice in EJA, when using the dimensions mentioned in the teaching-learning process, makes it possible a bigger involvement of the students in their meetings/classes, because they see the relationship between the content studied and their lives. This active participation occurs even when they face hindrances such as the heterogeneity of the groups, the lack of material resources and the necessity of continued education aimed at the EJA modality, among others. Given the results, the proposed e-book aims to reach a diverse audience in order to socialize the successful activities that can be shared by other teachers. Esta pesquisa objetivou mapear e sistematizar práticas docentes, em forma de e-book, desenvolvidas no contexto do ensino personalizado da Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém, que contribuam para a aprendizagem dos estudantes por meio das dimensões diálogo, ética, afetividade e autonomia. Para alcançar o objetivo, o caminho metodológico percorrido foi composto por: (i) pesquisas em referenciais teóricos sobre EJA e ensino personalizado; (ii) pesquisa documental; (iii) coleta de dados com utilização de questionários aplicados aos professores e alunos; (iv) registros das observações feitas dos encontros/aulas e conversas informais que pudessem complementar minhas percepções como pesquisadora; e (v) uma validação específica. Os dados coletados foram analisados e os resultados revelam um quadro de professores comprometidos com a modalidade e com os alunos e que a prática docente na EJA, quando se utiliza dessas dimensões no processo de ensino-aprendizagem, promove maior envolvimento dos alunos nos encontros/aulas, pois estes percebem os conteúdos próximos de sua realidade. Essa participação ativa ocorre mesmo diante das dificuldades existentes, tais como a heterogeneidade das turmas, a falta recursos materiais e a necessidade de formação continuada voltada para a modalidade, entre outras. Diante dos resultados encontrados, o e-book proposto pretende alcançar um público diversificado de forma a socializar as atividades exitosas possíveis de serem compartilhadas por outros professores. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2021-03-15T19:51:43Z 2021-03-15T19:51:43Z 2020-03-17 Dissertação ALBUQUERQUE, Luciana Pereira. E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12998. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12998 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação de jovens e adultos Ensino personalizado Prática docente Education of youth and adults Personalized teaching Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos Ensino personalizado Prática docente Education of youth and adults Personalized teaching Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ALBUQUERQUE, Luciana Pereira E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém |
topic_facet |
Educação de jovens e adultos Ensino personalizado Prática docente Education of youth and adults Personalized teaching Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This research had as objectives to map and systematize, in an e-book format, teaching
practices carried out in the context of personalized teaching of Education of Youth and
Adults (EJA) from the Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira –
CEEJA/Belém. These practices should contribute to student’s learning by means of
dialogue, ethics, affectivity and autonomy dimensions. To reach the objectives, the
methodological trajectory was composed by: (i) researches on references from theorists
who study EJA and personalized teaching; (ii) a documental research; (iii) a data
collection using questionnaires applied to teachers and students; (iv) registers of
observations taken during the meetings/classes and informal conversations that could
complement my perceptions as a researcher; and (v) a specific validation. The data
collected were analyzed and the results reveal not only a teaching staff that is committed
to the modality and the students but also reveal that the teaching practice in EJA, when
using the dimensions mentioned in the teaching-learning process, makes it possible a
bigger involvement of the students in their meetings/classes, because they see the
relationship between the content studied and their lives. This active participation occurs
even when they face hindrances such as the heterogeneity of the groups, the lack of
material resources and the necessity of continued education aimed at the EJA modality,
among others. Given the results, the proposed e-book aims to reach a diverse audience in
order to socialize the successful activities that can be shared by other teachers. |
author_additional |
ELIASQUEVICI, Marianne Kogut |
author_additionalStr |
ELIASQUEVICI, Marianne Kogut |
format |
Dissertação |
author |
ALBUQUERQUE, Luciana Pereira |
title |
E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém |
title_short |
E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém |
title_full |
E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém |
title_fullStr |
E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém |
title_full_unstemmed |
E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém |
title_sort |
e-book: práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do centro de educação de jovens e adultons prof. luiz otávio pereira – ceeja/belém |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12998 |
_version_ |
1832604045437566976 |
score |
11.755432 |