Dissertação

E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém

This research had as objectives to map and systematize, in an e-book format, teaching practices carried out in the context of personalized teaching of Education of Youth and Adults (EJA) from the Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém. These pract...

ver descrição completa

Autor principal: ALBUQUERQUE, Luciana Pereira
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12998
id ir-2011-12998
recordtype dspace
spelling ir-2011-129982022-08-19T14:06:32Z E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém ALBUQUERQUE, Luciana Pereira ELIASQUEVICI, Marianne Kogut http://lattes.cnpq.br/6655468164115415 Educação de jovens e adultos Ensino personalizado Prática docente Education of youth and adults Personalized teaching Teaching practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM This research had as objectives to map and systematize, in an e-book format, teaching practices carried out in the context of personalized teaching of Education of Youth and Adults (EJA) from the Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém. These practices should contribute to student’s learning by means of dialogue, ethics, affectivity and autonomy dimensions. To reach the objectives, the methodological trajectory was composed by: (i) researches on references from theorists who study EJA and personalized teaching; (ii) a documental research; (iii) a data collection using questionnaires applied to teachers and students; (iv) registers of observations taken during the meetings/classes and informal conversations that could complement my perceptions as a researcher; and (v) a specific validation. The data collected were analyzed and the results reveal not only a teaching staff that is committed to the modality and the students but also reveal that the teaching practice in EJA, when using the dimensions mentioned in the teaching-learning process, makes it possible a bigger involvement of the students in their meetings/classes, because they see the relationship between the content studied and their lives. This active participation occurs even when they face hindrances such as the heterogeneity of the groups, the lack of material resources and the necessity of continued education aimed at the EJA modality, among others. Given the results, the proposed e-book aims to reach a diverse audience in order to socialize the successful activities that can be shared by other teachers. Esta pesquisa objetivou mapear e sistematizar práticas docentes, em forma de e-book, desenvolvidas no contexto do ensino personalizado da Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém, que contribuam para a aprendizagem dos estudantes por meio das dimensões diálogo, ética, afetividade e autonomia. Para alcançar o objetivo, o caminho metodológico percorrido foi composto por: (i) pesquisas em referenciais teóricos sobre EJA e ensino personalizado; (ii) pesquisa documental; (iii) coleta de dados com utilização de questionários aplicados aos professores e alunos; (iv) registros das observações feitas dos encontros/aulas e conversas informais que pudessem complementar minhas percepções como pesquisadora; e (v) uma validação específica. Os dados coletados foram analisados e os resultados revelam um quadro de professores comprometidos com a modalidade e com os alunos e que a prática docente na EJA, quando se utiliza dessas dimensões no processo de ensino-aprendizagem, promove maior envolvimento dos alunos nos encontros/aulas, pois estes percebem os conteúdos próximos de sua realidade. Essa participação ativa ocorre mesmo diante das dificuldades existentes, tais como a heterogeneidade das turmas, a falta recursos materiais e a necessidade de formação continuada voltada para a modalidade, entre outras. Diante dos resultados encontrados, o e-book proposto pretende alcançar um público diversificado de forma a socializar as atividades exitosas possíveis de serem compartilhadas por outros professores. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2021-03-15T19:51:43Z 2021-03-15T19:51:43Z 2020-03-17 Dissertação ALBUQUERQUE, Luciana Pereira. E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12998. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12998 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação de jovens e adultos
Ensino personalizado
Prática docente
Education of youth and adults
Personalized teaching
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Educação de jovens e adultos
Ensino personalizado
Prática docente
Education of youth and adults
Personalized teaching
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
ALBUQUERQUE, Luciana Pereira
E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém
topic_facet Educação de jovens e adultos
Ensino personalizado
Prática docente
Education of youth and adults
Personalized teaching
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
description This research had as objectives to map and systematize, in an e-book format, teaching practices carried out in the context of personalized teaching of Education of Youth and Adults (EJA) from the Centro de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém. These practices should contribute to student’s learning by means of dialogue, ethics, affectivity and autonomy dimensions. To reach the objectives, the methodological trajectory was composed by: (i) researches on references from theorists who study EJA and personalized teaching; (ii) a documental research; (iii) a data collection using questionnaires applied to teachers and students; (iv) registers of observations taken during the meetings/classes and informal conversations that could complement my perceptions as a researcher; and (v) a specific validation. The data collected were analyzed and the results reveal not only a teaching staff that is committed to the modality and the students but also reveal that the teaching practice in EJA, when using the dimensions mentioned in the teaching-learning process, makes it possible a bigger involvement of the students in their meetings/classes, because they see the relationship between the content studied and their lives. This active participation occurs even when they face hindrances such as the heterogeneity of the groups, the lack of material resources and the necessity of continued education aimed at the EJA modality, among others. Given the results, the proposed e-book aims to reach a diverse audience in order to socialize the successful activities that can be shared by other teachers.
author_additional ELIASQUEVICI, Marianne Kogut
author_additionalStr ELIASQUEVICI, Marianne Kogut
format Dissertação
author ALBUQUERQUE, Luciana Pereira
title E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém
title_short E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém
title_full E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém
title_fullStr E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém
title_full_unstemmed E-book: Práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do Centro de Educação de Jovens e Adultons Prof. Luiz Otávio Pereira – CEEJA/Belém
title_sort e-book: práticas docentes na educação de jovens e adultos no ensino personalizado: vivências do centro de educação de jovens e adultons prof. luiz otávio pereira – ceeja/belém
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12998
_version_ 1832604045437566976
score 11.755432